Como fotografar contraluz
e luz lateral
e luz lateral
As imagens obtidas com luz lateral ou em contraluz, quando fotografadas corretamente, sempre rendem resultados muito interessantes.
Esta aula dialoga diretamente com os conceitos estudados na aula anterior, portanto se você não assistiu a aula anterior, é neceesário assistí-la.
(Para relembrar os tipos de direção da luz, assista a aula anterior clicando aqui)
Porém este tipo de fotografia é difícil de ser obtida pois apresenta uma distribuição complexa da luz.
Nesta aula vamos discutir a técnica para obter boas fotos nestas condições de luz.
Assista ao vídeo abaixo:
Como vimos na aula anterior, a luz lateral é um tipo de luz cuja fonte está posicionada DO LADO do assunto fotografado. Este tipo de luz gera um resultado mais dramático e dá mais volume para a foto:
Fotografia contraluz é o tipo de fotografia cuja fonte de luz se encontra atras do assunto fotografado. Quando fotometrada corretamente, a fotografia contraluz gera resultados muito interessantes:
Porém, nestes tipos de iluminação, encontramos condições de luz mais complexas, pois temos pontos da imagem com muita luz e pontos com pouca ou nenhuma luz. Por isso são fotografias difíceis de registrar.
Para conseguirmos bons registros nestas condições de luz é necessário fazer uma fotometria adequada. Por isso, vamos discutir primeiro os tipos de fotometria:
A PRIMEIRA COISA A SER LEMBRADA É QUE NÃO EXISTE CERTO E ERRADO EM FOTOMETRIA.
O que existe é a sua intensionalidade ao fotografar.
Existe uma expectativa que deve ser atendida. Se você tem a expectativa de fazer uma fotografia subexposta, você pode usar -2 (por exemplo). Vai ser extremamente subexposta, mas se era essa a intenção, a foto estará correta.
Agora, se o seu objetivo era tirar uma fotografia clara e a imagem saiu escura, neste caso, podemos dizer que você errou a foto.
Por esse motivo, você precisa ter em mente exatamente o que você deseja fazer. Assim, você poderá controlar a quantidade de luz que você deseja na imagem pelo fotômetro.
Para entender o que é fotometria, você precisa também conhecer os tipos de fotometria. As câmeras normalmente possuem 3 modos diferentes de medir a luz que chega no sensor: a medição central ou pontual, a parcial ou ponderada e a matricial. Veja abaixo como utilizar cada modo da melhor forma possível.
Neste modo, o fotômetro analisa o quadro inteiro da imagem. Ou seja, de toda luz que chega ao sensor, será feita uma média. A câmera apresentará, por meio do fotômetro, o que deve ser feito.
Se o seu fotômetro estiver no modo automático, será essa medição que ele irá realizar.
Neste tipo de fotometria, a leitura de luz é realizada em uma área um pouco maior que apenas o centro da imagem. Neste modo, o restante do cenário fora da área principal também será desconsiderado.
Quando a opção medição central é selecionada, o fotômetro dará ênfase na leitura da luz da área central da cena. A ferramenta não dará importância para as luzes que estiverem fora dessa região.
Nestes tipos de foto temos condições bastante diversas de luz (claro e escuro) na mesma imagem.
Neste caso, não é recomendado utilizar a medição matricial (que é a medição padrão das câmeras). Por que neste tipo de fotometria, a câmera escolherá automaticamente uma exposição média (a câmera fará uma média entre as partes claras e as partes escuras), diminuindo o contraste entre o claro e o escuro, gerando uma imagem mais "lavada".
Mas é claro que tudo depende da sua intenção. Se você deseja obter uma imagem com menos contraste mesmo nestas condições, você deve utilizar esse tipo de fotometria.
Para obter uma foto dramática e com volume, com bom contraste entre o claro e o escuro, o ideal é utilizar a fotometria central ou pontual.
Mas isso não pode ser feito de qualquer jeito.
Vamos ver passo a passo:
1 - Primeiro, habilite o modo manual da sua câmera (lembre-se que o modo automático fará a fotometria matricial).
2 - Localize e acione o ícone de compensação de exposição (vai acionar o "fotômetro" da sua câmera digital):
3 - Procure o modo de fotometria pontual (ou central) que geralmente é apresentado por esse ícone abaixo (caso sua câmera não apresente essa opção, tudo bem! Siga os próximos passos):
4 - Agora vc vai fotometrar a cena.
1 - LUZ LATERAL
IDENTIFIQUE DE ONDA A LUZ ESTÁ VINDO
POSICIONE-SE DE FORMA QUE A FONTE DE LUZ FIQUE AO LADO DO SEU ASSUNTO (CRIANDO UMA REGIÃO DE LUZ E OUTRA DE SOMBRA)
Aponte o centro da câmera para a região que vc quer deixar mais exposta (mais clara), ou seja, para a região mais iluminada da foto. Neste caso a imagem geralmente não estará bem enquadrada pois vc deixou a parte mais iluminada no centro para fotometrar.
Utilize a compensação de exposição até alcançar a exposição ideal (faça isso visualmente). A parte mais iluminada ficará com uma exposição adequada enquanto as partes menos iluminadas ficarão subexpostas criando o contraste entre o claro e o escuro.
Agora reenquadre a foto da forma que você achar mais adequada (lembre-se das regras de composição que estudamos)
Clique!
Treine com diferentes condições de luz.
2 - CONTRALUZ
IDENTIFIQUE DE ONDA A LUZ ESTÁ VINDO
POSICIONE-SE DE FORMA QUE A FONTE DE LUZ ATRÁS DO SEU ASSUNTO (A LUZ VEM DE TRÁS)
Aponte o centro da câmera para a região que vc quer deixar SEM EXPOSIÇÃO (totalmente escura), ou seja, para a região que vc deseja captar apenas a silhueta. Neste caso a imagem geralmente não estará bem enquadrada pois vc deixou a parte mais iluminada no centro para fotometrar.
Utilize a compensação de exposição até alcançar a exposição ideal (faça isso visualmente) até você perceber que o assunto que vc quer que fique escuro esteja realmente cpom pouca ou nenhuma exposição.
Agora reenquadre a foto da forma que você achar mais adequada (lembre-se das regras de composição que estudamos).
Clique!
Treine com diferentes condições de luz.
A câmera equilibra a exposição na área do assunto, deixando o assunto exposto.
A câmera equilibra a exposição no fundo (mais claro) deixando o assunto subexposto.
PRATIQUE MUITO!!!!!!
REFERÊNCIAS:
https://blog.ipsispro.com.br/o-que-e-fotometria