ATIVIDADE - FÍSICA
1. Quando o brasileiro Joaquim Cruz ganhou a medalha de ouro nas Olimpíadas de Los Angeles, correu 800 m em 100 s. Qual foi sua velocidade média?
2. Suponha que um trem-bala, gaste 3 horas para percorrer a distância de 750 km. Qual a velocidade média deste trem?
3. Um motorista de uma transportadora recebeu seu caminhão e sua respectiva carga no km 340 de uma rodovia às 13 horas, entregou a carga no km 120 da mesma rodovia às 16 horas. Qual foi a velocidade média desenvolvida pelo caminhão?
4. Uma pessoa, andando normalmente, desenvolve uma velocidade média da ordem de 1 m/s. Que distância, aproximadamente, essa pessoa percorrerá, andando durante 1 hora?
ATIVIDADE – FÍSICA – MULHERES NA CIÊNCIA
No ENEM 2015 o tema da redação foi “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”. Nas aulas de física neste ano fizemos um trabalho de pesquisa sobre a participação da mulher na física.
PROPOSTA DE REDAÇÃO A partir da leitura dos textos motivadores abaixo e com base nos conhecimentos construídos nestas aulas de física e ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “A PARTICIPAÇÃO E A VISIBILIDADE DA MULHER NAS CIÊNCIAS”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
TEXTOS MOTIVADORES:
TEXTO I:
Resultados da pesquisa que realizamos na escola:
Livros didáticos analisados:
12
Citações a mulheres:
4 ( equivalente a 3%)
Citações a homens:
120 (equivalente a 97%)
Prêmio NOBEL de Física
99% homens - 1% mulheres
TEXTO II:
Homens ganharam 97% dos Nobel de ciência desde 1901
Mulheres, por mais um ano, não receberam nenhuma premiação na edição de 2016
Manoel Ansede
Em 2016 nenhuma mulher foi premiada com um prêmio Nobel, em nenhuma de suas categorias. Os 11 premiados foram homens. No caso das disciplinas científicas, os números são escandalosos. Desde 1901, 97% dos ganhadores de prêmios Nobel de ciências foram homens. Só 18 mulheres entram no grupo de 590 prêmios Nobel científicos. Nesse longo período, os homens ganharam 99% dos Nobel de Física, 98% dos de Química e 94% dos de Medicina.
“É muito triste”, afirma Capitolina Díaz, professora de Sociologia da Universidade de Valência. “Existe uma discriminação às mulheres que é sistêmica, universal, que permeia toda a estrutura social e que nem sequer é contemplada como um problema”, afirma. Díaz foi presidenta da Associação de Mulheres Pesquisadores e Tecnólogas (AMIT), uma organização que no ano passado denunciou que na Espanha as mulheres recebem somente 7% dos prêmios científicos com premiação superior a 100.000 euros (350.000 reais). A quantia de cada Nobel supera os 800.000 euros (2,8 milhões de reais).
A socióloga espanhola frisa que a ausência de mulheres premiadas com o Nobel não se deve à falta de candidatas. A francesa Emmanuelle Charpentier e a norte-americana Jennifer Doudna estavam em todas as apostas do Nobel de Medicina pelo desenvolvimento da técnica de edição genômica CRISPR – a partir do trabalho do microbiologista espanhol Francis Mojica –, que causará uma revolução no tratamento de doenças. A química norte-americana Carolyn Bertozzi, da Universidade Stanford, também sonhava com o Nobel de Química por suas ferramentas para manipular processos no interior das células. A física dinamarquesa Lene Hau, da Universidade Harvard, também aparecia como possível ganhadora do Nobel de Física por ter conseguido reduzir a velocidade de um raio de luz até os 17 metros por segundo. E são somente quatro exemplos.
Artigo disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2016/10/14/ciencia/1476437077_380406.html Acesso em 09/03/2020
INSTRUÇÕES:
· Faça sua redação numa folha de caderno separada contendo nome, série e data.
· A redação deverá conter no mínimo 15 e no máximo 30 linhas.
· Não esqueça de apresentar uma proposta de intervenção, ou seja, uma ideia do que pode ser feito para melhorar este quadro.
Física - velocidade média
1) (Fuvest-SP) Um avião vai de São Paulo a Recife em 1h e 45 min. A distância entre estas cidades é aproximadamente 3000Km. Qual a velocidade média do avião?
2) (UNITAU-SP) Durante uma partida de futebol, o "tira teima" da Rede Globo de televisão calculou a velocidade da bola que bateu na trave do gol como sendo de 90 m/s. Se o tempo necessário para a bola atingir a trave, desde que foi chutada, é de 0, 5 s (meio segundo), e sendo a velocidade constante nesse tempo, em que distância a bola estava do gol, imediatamente antes do chute?
3) (VUNESP-SP) Numa corrida de automóveis, a vantagem do primeiro para o segundo colocado é de 10s. Se nessa corrida a velocidade média dos automóveis é de cerca de 270 Km/h , de quanto é a distância entre esses automóveis?
2 - Se, no caso do exercício anterior, recolhêssemos a vela e ligássemos o ventilador, o que aconteceria com o barco?
3 - No espaço não há ar para que possa ser empurrado por hélices ou turbinas. Um astronauta no espaço está separado de sua nave. Discuta diferentes maneiras pelas quais este astronauta poderia se aproximar da nave.
Na tirinha do Garfield acima, suponha que a quantidade de movimento do taco antes da colisão seja: Q (Taco antes da colisão) = 200 u. e que após a colisão essa quantidade passe a ser: Q (taco após a colisão) = 180 u.
Explique o que aconteceu com a bolinha e com o taco depois da colisão.
1) (Fuvest-SP) Um carro de 800 kg, parado num sinal vermelho é abalroado por trás por outro carro, de 1200 kg, com uma velocidade de 72 km/h. Imediatamente após o choque os dois carros se movem juntos. Calcule a velocidade do conjunto logo após a colisão.
2) (Unicamp-SP) Um canhão de massa M = 300 Kg, dispara na horizontal uma bala de massa 15 Kg com uma velocidade de 60 m/s em relação ao chão. Qual a velocidade de recuo do canhão em relação ao chão?