Sabemos que a pele do nosso corpo é o maior órgão que temos e, por isso, é uma fonte muito importante de informações. As sensações que identificamos através da pele são inúmeras: dor, pressão, frio, etc. As sensações relacionadas ao frio ou ao calor são ditas sensações térmicas.
Após o banho, seja em um chuveiro ou em uma piscina, às vezes sentimos um pouco de frio. Sabemos que a evaporação de um líquido faz baixar a temperatura, por esse motivo é que sentimos frio quando estamos molhados. Tal fato ocorre porque a fina camada de água que adere a nossa pele absorve uma quantidade significativa de calor, por isso temos a sensação de frio. Sentimos mais frio ainda quando está ventando, pois o vento intensifica a evaporação da água, que provoca o abaixamento da temperatura da água.
Para nós, que vivemos em um país tropical, o conceito de sensação térmica pode até ser pouco importante e pouco conhecido, embora saibamos que a brisa e o vento nos refrescam. Porém, em países frios, o abaixamento de temperatura causado pelo vento pode provocar diversos problemas sérios à saúde. Como exemplo, podemos citar a hipotermia.
O termo sensação térmica se popularizou mais após a Segunda Guerra Mundial, quando tropas alemãs fracassaram na tentativa de invasão à Rússia, durante seu inverno rigoroso. Foi a partir daí que o exército americano criou um índice de avalição da sensação térmica relacionado à velocidade do vento. Esse índice se popularizou e passou a ser divulgado relacionado às temperaturas diárias.
Texto de Domiciano Marques
Graduado em Física
SILVA, Domiciano Correa Marques da. "Sensação Térmica"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/sensacao-termica.htm. Acesso em 24 de março de 2020.
Segundo estudos realizados, tanto o vento como a umidade alteram a sensação corporal a partir de alguns valores. Em caso de vento, a partir de 10º graus e no caso de umidade a partir de 24º graus.
O fenômeno da sensação térmica influencia o ser humano e qualquer outro ser vivo dependendo de suas características fisiológicas e de suas condições particulares. Por exemplo, o homem quando está doente tem uma sensibilidade corporal diferente e algo semelhante acontece quando acabamos de fazer exercício. Aqui estão dois exemplos baseados em medições científicas objetivas:
1- Se o vento está a 30 Km/h e faz uma temperatura de 10º graus, a sensação térmica será de 6,6º graus (isto ocorre porque o corpo não pode resfriar o ar).
2- Se há uma temperatura de 35º graus e uns 50% de umidade, nossa sensação térmica é de 41º graus.
(dados editados)
Nos humanos somos homeotermos, temos uma temperatura constante entre 36 e 37º graus (abaixo desse valor é hipotermia e acima hipertermia). Portanto, há uma estreita margem em nossa sensação térmica e caso ocorra alguma alteração, nossa saúde sofre. Por outro lado, os seres ectotermos (com sangue frio) não tem uma temperatura padrão e precisam de uma fonte de calor externa, o sol, para regular seu próprio organismo (os répteis são um claro exemplo de animais ectotérmicos).
Autor. Editorial QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: https://queconceito.com.br/sensacao-termica . Acesso em: 24/03/2020
A próxima tabela, mostra a relação entre a temperatura e a umidade, resultando no índice de calor ou sensação térmica: