SISTEMA RESISTIVO
As telas touch screen vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado em substituição às antigas teclas, que, há poucos anos, estavam presentes em todos os aparelhos eletrônicos.
O termo touch screen é traduzido para o português como tela sensível ao toque. Trata-se de um display eletrônico capaz de detectar o toque em uma determinada área de exibição por meio da pressão exercida sobre ela.
Atualmente vários aparelhos utilizam essa tecnologia, dentre eles, podemos destacar celulares, videogames, tablets, caixas eletrônicos de bancos, dentre tantos outros. Existem vários tipos diferentes de telas touch screen, mas as principais são as resistivas, as capacitivas, as de onda acústica superficial e as que utilizam microcâmeras em vez de sensores.
As telas touch screen com sistema resistivo são formadas por três camadas bem finas, sendo uma resistiva e a outra de vidro normal recoberto por uma camada de metal condutor. A camada resistiva é separada da camada condutora por espaçadores, e uma corrente elétrica de baixa intensidade passa entre essas duas camadas. Quando se toca a tela, as duas camadas encostam-se, e o dispositivo sente a mudança de campo elétrico naquele ponto e envia suas coordenadas para o computador, que utiliza um programa específico que as traduz e transforma o toque em um comando.
Veja na figura como é composta uma tela touch screen com sistema resistivo:
SISTEMA CAPACITIVO
As telas touch screen com sistema capacitivo são formadas por uma camada eletricamente carregada — a camada capacitiva — que é colocada sobre o painel do monitor. Ao ser tocada, essa camada transmite elétrons para o dedo de forma semelhante ao choque elétrico, mas com intensidade imperceptível. Essa descarga elétrica na tela é sentida pelo computador, que calcula as coordenadas do ponto tocado, transformando-as em um comando para a tela.
Considerando as diferenças relativas de carga em cada canto, o computador calcula exatamente onde ocorreu o toque e então envia esta informação para o software do driver da tela sensível.
Uma vantagem que o sistema capacitivo apresente sobre o resistivo é que ele transmite quase 90% da luz do monitor, enquanto o sistema resistivo transmite apenas 75%. Isso dá ao sistema capacitivo uma imagem muito mais clara do que o sistema resistivo.
REFERENCIAS:
TEIXEIRA, Mariane Mendes. "Touch screen"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/touch-screen.htm. Acesso em 24 de março de 2020.
https://slideplayer.com.br/slide/5659999/ - Acesso em 24/03/2020