Na aula anterior entramos em contato com a primeira teoria sobre o movimento: Aristóteles.
Se você não assistiu a esta aula, clique aqui antes de continuar.
Nesta aula vamos estudar o trabalho de Galileu Galilei sobre o movimento dos corpos.
Assista ao vídeo abaixo:
Vamos traçar uma linha do tempo:
350 a.C. --> na Grécia antiga, Aristóteles desenvolveu uma teoria que defendia a ideia de que a Terra era o centro do universo e nove esferas (os planetas e a Lua) ficavam girando em torno dela. Os corpos celestes são perfeitos e imutáveis. Ele defendia também que o movimento das coisas poderia ser NATURAL (as coisas buscam o seu lugar natural) ou VIOLENTO (para que um movimento exista é necessário sempre a aplicação de uma força nele (se não há força não há movimento).
século II d.C. --> inspirado nos trabalho de Aristóteles, o matemático e astrônomo Claudio Ptolomeu reforçou esse pensamento e elaborou a teoria Geocêntrica, também chamada de sistema ptolomaico.
Idade média (século VI d.C.) --> A obra de Aristóteles se torna a filosofia oficial da Igreja Católica Romana. O modelo do geocentrismo era aceito pela Igreja Católica porque coincidia com os textos bíblicos que colocavam o homem como figura central da criação divina. Estando o homem na Terra, permanecia na posição de imagem e semelhança de Deus, portanto, no centro do universo.
século XVI d.C. --> Nicolau Copérnico (astrônomo polonês) sistematizou uma teoria que contrapunha o modelo geocêntrico, sendo denominado heliocentrismo. Sua teoria heliocêntrica afirmava que a Terra e os demais planetas se moviam ao redor de um ponto vizinho ao Sol, sendo, este, o verdadeiro centro do Sistema Solar.
século XVII d.C. --> Galileu Galilei reforçou a teoria heliocêntrica através de observações com lunetas holandesas. Como consequência de seu “atrevimento”, Galileu foi julgado pelo tribunal da Inquisição (Igreja Católica), tendo como opção negar sua teoria ou ser queimado na fogueira da Inquisição. Sem muitas alternativas, sua teoria foi negada.
Quem foi Galileu Galilei? (Clique aqui para se aprofundar em sua biografia)
Quais as contribuições de Galileu para o tema que estamos estudando?
Introduziu o método experimental (ciência fundamentada em experimentos e observações).
Foi o primeiro a usar o telescópio com finalidade científica. Com o uso do telescópio ele observou que os corpos celestes não eram perfeitos como dizia Aristóteles: ao usar o seu telescópio Galileu observou manchas solares, que Venus tinha fases como a lua e também observou que a Lua continha crateras e montanhas. Provou ainda que a Terra girava em torno do Sol. Reforçou assim a teoria heliocentrista e enfraqueceu a teoria geocentrista de Aristóteles e Ptolomeu.
Realizando experimentos com plano inclinado, Galileu demostrou que a velocidade da queda independe do peso dos corpos. Esta ideia derrubava a ideia de Aristóteles de Lugar Natural e Movimento Natural.
Com base em seus experimentos, Galileu propôs uma nova concepção para o movimento e a força: Se um corpo estiver em repouso, é necessária a ação de uma força sobre ele para colocá-lo em movimento. Uma vez iniciado o movimento, cessando a ação das forças, o corpo continuará a se mover indefinidamente em linha reta com velocidade constante. Esta concepção derruba a ideia de Aristóteles que se um movimento existe deve existir obrigatoriamente uma força agindo neste movimento.
Vamos brincar um pouco. No simulador abaixo, clique no quadro "Movimento". Aplique uma força (para a esquerda ou para a direita) na caixa. Você vai perceber que ela começa a se mover. Depois pare de aplicar a força e veja o que acontece. A caixa continua se movimentando, mesmo sem aplicação de força (assim como afirmou Galileu). A força foi necessária apenas para iniciar o movimento.
Se você está usando um celular, clique aqui para acessar o experimento.
Curiosidades sobre Galileu:
Ensinou horóscopo para seus alunos.
Não inventou o telescópio, mas o aperfeiçoou.
Nunca foi casado mas teve três filhos.
Por causa de suas idéias que negavam as ideias de Aristóteles, Galileu foi condenado pela inquisição da Igreja Católica à prisão perpétua domiciliar.
No dia 31 de outubro de 1992, o papa João Paulo II reconheceu os enganos cometidos pelo tribunal eclesiástico que condenou Galileu Galilei à prisão. Essa revisão de posicionamento, portanto, ocorreu 350 anos após sua morte.
Por passar muitas horas utilizando o telescópio para observar o Sol, Galileu desenvolveu cegueira quase total no fim de sua vida.
Agora é com vocês. Façam a atividade abaixo:
Dúvidas, sugestões, etc... use o espaço abaixo: