É o retorno da energia luminosa para o meio de onde veio, após atingir a superfície que separada dois meios materiais. Este fenômeno obedece às chamadas leis da reflexão:
O raio incidente (RI), o raio refletido (RR) e a reta normal (N), no ponto de incidência, estão em um mesmo plano.
Na reflexão da luz, o ângulo de incidência e o ângulo de reflexão sempre tem o mesmo valor.
É um fenômeno que ocorre na mudança no meio de propagação da luz, na qual a velocidade de propagação muda. É a passagem da luz de um meio para o outro com propriedades distintas. A capacidade de um meio permitir ou não a passagem da luz é medida pelo índice de refração. Quanto maior o índice de refração, menor a velocidade da luz no meio.
Objeto "quebrado"
Altura ou profundidade aparente
Dispersão da luz
Miragem
Neste fenômeno a luz policromática, ao se refratar, decompõe-se nas cores componentes. Esse fenômeno ocorre devido ao índice de refração depender da cor da luz incidente.
Isaac Newton, em 1666, observou que existem várias cores que compõe a luz branca. Também mostrou que era possível recompor a luz policromática original. Para decompor a luz foi usado um prisma e para recompor Newton usou dois prismas.
Neste vídeo são explicados mais detalhes sobre a dispersão da luz, veja o vídeo e aprenda mais.
Neste fenômeno existe a transformação da energia luminosa em outros tipos de energia, como a energia química, elétrica ou térmica. É a perda de intensidade de uma onda eletromagnética visível que passa através de um meio material. Nesta perda a energia é absorvida pelos átomos e convertida em outras tipos de energia. A fotossíntese é um exemplo de absorção da luz, que fornece energia para a manutenção dos processos metabólicos pelos vegetais.
Veja um pouco da história deste grande pensador grego e aprenda sobre várias de suas contribuições.
Neste teorema utilizamos o princípio da propagação retilínea da luz para calcular tamanhos e distâncias.
Principais características: a imagem é virtual e possui o mesmo tamanho do objeto e a distância do objeto ao espelho e da imagem ao espelho são iguais.
Observe que o número de imagens depende do ângulo entre os espelhos.
Qual será o ângulo entre os dois espelhos?