Prezados alunos, nesta página iremos aprender tudo sobre vetores e suas relações com as leis de Newton.
Grandeza é tudo que pode ser medido, a altura por exemplo é uma grandeza. As grandezas escalares são aquelas que podem ser encontradas apenas com o valor (ou módulo), não precisando de mais nenhuma informação para identificá-las. Exemplos: 8 Kg, 95 m, 25h, 72 km.
Precisam de três valores para serem identificadas: Módulo (ou intensidade), que é o valor numérico; direção (é a inclinação, ou seja, horizontal, vertical,...) e o sentido (cada direção tem dois sentidos (horizontal tem os sentidos para direita e esquerda, por exemplo). Exemplo: velocidade (8 km/h horizontal e para direita).
Vetores de mesmo sentido o vetor soma ou vetor resultante será a soma deles. Em sentido oposto será a diferença entre eles.
Usamos o Teorema de Pitágoras.
No vídeo são apresentamos exemplos sobre a soma de vetores.
Vídeo sobre soma de vetores
Soma vetorial e a segunda lei de Newton
Na segunda lei de Newton temos a equação Fr = m.a, em que Fr é a força resultante, m é a massa e a é a aceleração. É importante observar que a força resultante é obtida através da soma vetorial entre os vetores das forças atuantes em um corpo.
Como precisamos encontrar a força resultante para depois utilizar a equação da segunda lei de Newton, precisamos utilizar a soma vetorial.
As resoluções dos exercícios são apresentadas nos vídeos ao final da lista de exercícios.
Vetores e as leis de Newton - Parte 1
Vetores e as leis de Newton - Parte 2
Vetores e as leis de Newton - Parte 3