Máquinas simples

As máquinas simples são as alavancas, as polias e o plano inclinado. A partir do uso destas máquinas é possível produzir vários movimentos. Cada máquina simples tem uma função específica. Estas máquinas são a base do funcionamento de qualquer dispositivo mecânico mais complexo.

A primeira máquina simples foi criada por Arquimedes de Siracusa, no século III antes de Cristo. Veja que interessante sobre o Princípio da Alavanca de Arquimedes.

Dêem-me um ponto de apoio e eu levantarei o mundo (Arquimedes).

Alavancas

São multiplicadoras de força, sendo possível aumentar a vantagem mecânica.

Exemplos: soltar um parafuso muito apertado e espremer um limão mais rápido ao usar um espremedor.

Tipos de alavancas:

Interfixa: o ponto de apoio fica entre a aplicação da força potente e o ponto da força resistente.

Interpotente: o ponto de aplicação da força potente fica entre o ponto de apoio e a força resistente.

Inter-resistente: a força resistente fica entre o ponto de apoio e a força potente.

Resumo sobre alavancas:

Roldanas ou polias

São rodas que servem para direcionar a força por meio de determinados objetos. Usando cordas ou fios é possível desviar a trajetória ou levantar determinados corpos. Roldanas são usadas para levantar objetos pesados e também aparelhos em academias, por exemplo. Veja os tipos de roldanas ou polias:

Fixa: é preciso que fique presa a um lugar fixo. Ela apenas muda a direção da força que é aplicada. A força aplicada é igual a força na outra extremidade da corda.

Móvel: ao associar roldanas fixas com roldanas móveis, a força aplicava é multiplicada. Desse modo, a associação muda a direção da força e a multiplica.

Plano inclinado

Essa máquina simples liga duas alturas diferentes, como uma rampa, por exemplo. A força necessária para elevar um objeto entre dois níveis é muito menor do que se o movimento fosse feito na vertical.

Rampa: é um exemplo de plano inclinado, porque seria necessário deslocar objetos verticalmente, usando muita força. A rampa de acesso e de carga e descarga são exemplos de planos inclinados.

Cunha é um objeto que possui dois planos postos em ângulo agudo. Serve para cortar materiais, como a madeira. O machado é um exemplo de cunha.

Parafuso é uma ferramenta que possui a rosca como plano inclinado, ela ajuda a encaixar o parafuso em algo sem usar muita força.

Fonte da pesquisa:

Para saber mais: