Relatividade

Relatividade

Nesta aula serão apresentados o contexto histórico e conceitos relacionados ao estudo da relatividade restrita e geral. Serão abordados os problemas enfrentados pela Física Clássica que originaram os estudos a respeito da dilatação do tempo, contração do espaço, massa relativística e demais conceitos. Aproveite os videos, imagens e definições para conhecer este importante conteúdo de Física Moderna.

O que é a relatividade?

Neste vídeo introdutório você tem a oportunidade de conhecer sobre o início da teoria da relatividade proposta por Albert Einstein.

Relatividade restrita

A teoria da relatividade restrita trabalha com a ausência de campos gravitacionais e possui dois postulados:

1. Todas as leis da natureza são as mesmas em todos os sistemas de referência inerciais (sistemas de referência não-acelerados).

2. A velocidade de propagação da luz no vácuo é a mesma em todos os sistemas de referência inerciais (sistemas de referência não-acelerados).

Albert Einstein viveu muitos anos em Berna, na Suíça. Neste tempo ele teve a oportunidade de estudar sobre o tempo. Quem sabe foi no relógio da torre da rua dele que houve a ideia de que o tempo não é absoluto? O professor Leandro conheceu a casa de Einstein e a famosa torre com o relógio.

Saiba um pouco mais sobre esta visita à casa de Albert Einstein e ao Centro Europeu para a Pesquisa Nuclear - CERN através da página do professor Leandro no Facebook.

Dilatação do tempo

Vídeo explicativo

Equação da dilatação do tempo

Contração do comprimento

Contração do comprimento

Resumo

Massa relativística

Massa relativística

Resumo

A famosa equação E = m.c²

Explicação

Aplicações

Exercícios sobre relatividade restrita

1)(UFRGS 2011) De acordo com a Teoria da Relatividade quando objetos se movem através do espaço-tempo com velocidades da ordem da velocidade da luz, as medidas de espaço e tempo sofrem alterações. A expressão da contração espacial é dada por L = Lo(1 - v2/ c2)1/2, onde v é a velocidade relativa entre o objeto observado e o observador, c é a velocidade de propagação da luz no vácuo, L é o comprimento medido para o objeto em movimento, e Lo é o comprimento medido para o objeto em repouso. A distância Sol-Terra para um observador fixo na Terra é Lo = 1,5.10^11 m Para um nêutron com velocidade v = 0,6 c, essa distância é:

a) 1,2.10^10 m b) 7,5. 10^10 m c) 1,0.10^11 m d) 1,2.10^11 m e) 1,5.10^11 m

2) (FGV 2016) Não está longe a época em que aviões poderão voar a velocidades da ordem de grandeza da velocidade da luz(c) no vácuo. Se um desses aviões, voando a uma velocidade de 0,6c passar rente à pista de um aeroporto de 2,5 km percorrendo- a em sua extensão, para o piloto desse avião a pista terá uma extensão, em km de: a.1,6 b.2,0 c.2,3 d.2,8 e.3,2

3) (UFPE-PE) Um astronauta é colocado a bordo de uma espaçonave e enviado para uma estação espacial a uma velocidade constante v = 0,8 c, onde c é a velocidade da luz no vácuo. No referencial da espaçonave, o tempo transcorrido entre o lançamento e a chegada na estação espacial foi de 12 meses. Qual o tempo transcorrido no referencial da Terra, em meses?

4) (UNIFOR-CE) Uma partícula, cuja massa de repouso é M, é acelerada a partir do repouso até atingir 60% da velocidade de propagação da luz no vácuo. Na situação final, a massa da partícula será igual a:

a) 0,6 M b) 1 M c) 1,25 M d) 1,4 M e) 1,5 M