Nesta página são apresentados os principais conceitos referentes à Ondulatória. Aproveite o conteúdo, videos, imagens e exercícios para aprender mais. Caso queira, a apresentação abaixo possui um resumo sobre este conteúdo, você pode visualizá-la e depois estudar com mais detalhes os conteúdos abaixo disponíveis.
A ondulatória estuda as oscilações, produção e propagação de ondas e de fenômenos relacionados.
A onda transporta energia, porém não transporta matéria.
Classificação quanto à forma
A direção de vibração é igual à direção de propagação
A direção de vibração é perpendicular à direção de propagação
Classificação quanto à natureza
Ocorrem em meios materiais e não se propagam no vácuo. Exemplos: ondas em cordas, molas, líquidos e sons
Ocorrem em meios materiais e também no vácuo. Exemplos de ocorrência deste tipo de onda: Luz, ondas de rádio e TV
As ondas de infravermelho receberam este nome por possuírem frequências abaixo da luz vermelha. Esta luz vermelha é a luz visível com menor frequência.
As ondas de ultravioleta receberam este nome por possuírem frequências acima da luz violeta. Esta luz violeta é a luz visível com maior frequência.
Este tipo de onda é o resultado da oscilação entre os campos elétrico e magnético.
As ondas eletromagnéticas são transversais.
Veja neste vídeo aspectos importantes sobre a luz e o espectro eletromagnético. A luz é uma onda ou uma partícula?
É a perturbação de um meio sem transportar energia.
Sucessão periódica de pulsos, ou seja, produz o pulso constantemente e em mesmo ritmo.
Período é dado em segundos e frequência em Hertz
É o comprimento entre duas cristas ou dois vales consecutivos
Equação Fundamental da Ondulatória
Observe as unidades utilizadas para cada elemento da equação:
Assista ao vídeo para conhecer os detalhes da equação fundamental da ondulatória
Resolva os exercícios abaixo referentes aos conceitos introdutórios de Ondulatória. Não esqueça de estudar o restante do conteúdo após os exercícios. As respostas destes exercícios estão nas aulas ao final da página.
1) Uma onda periódica é produzida numa corda tensa mediante uma fonte vibratória de frequência 2,0 Hz. Sabendo-se que o comprimento das ondas produzidas é de 10 cm podemos afirmar que a velocidade de propagação dessas ondas é:
a) 5 cm/s b) 8 cm/s c) 10 cm/s d) 12 cm/s e) 20 cm/s
2) Um trem de ondas propaga-se ao longo de uma corda tensa. A figura representa a corda 8 segundos após o início do movimento. Determine:
a) o comprimento de onda b) a frequência c) o período d) a amplitude e) a velocidade de propagação
3) (UFG-GO)O gráfico do movimento de subida e descida de uma rolha, na superfície de um lago ondulado, é mostrado na figura a seguir, em que y é a altura da rolha em relação ao nível da água parada, e t é o tempo transcorrido. Se a rolha leva 1,0 s para sair do nível zero e atingir, pela primeira vez, a altura máxima, a freqüência do movimento é igual a:
a) 0,125 Hz b) 1,0 Hz c) 0,25 Hz d) 4,0 Hz e) 0,50 Hz.
4) (UFPE) As curvas A e B representam duas fotografias sucessivas de uma onda transversal que se propaga numa corda. O intervalo entre as fotografias é de 0,008 s e é menor do que o período da onda. Calcule a velocidade de propagação da onda na corda, em m/s.
5) (PUC-SP) Uma onda senoidal que se propaga por uma corda (como mostra a figura) é produzida por uma fonte que vibra com uma freqüência de 150 Hz. O comprimento de onda e a velocidade de propagação dessa onda são
a) λ = 0,8 m e v = 80 m/s b) λ = 0,8 m e v = 120 m/s c) λ = 0,8 m e v = 180 m/s d) λ = 1,2 m e v = 180 m/s e) λ = 1,2 m e v = 120 m/s
6) (UFPE) O gráfico abaixo representa a posição y de uma rolha que se move verticalmente em uma piscina, onde é produzida uma onda transversal com cristas sucessivamente distantes 2,0 m umas das outras. Qual a velocidade de propagação da onda?
a) 0,5 m/s b) 3,0 m/s c) 1,0 m/s d) 4,0 m/s e) 2,0 m/s
7) (PUC-SP) Na figura está representado, em um determinado instante, o perfil de uma corda por onde se propaga uma onda senoidal. Sabe-se que a freqüência de propagação da onda é de 1,5 hertz. O comprimento de onda e a velocidade de propagação da onda na corda são, pespectivamente:
8) (Vunesp) Em um exame de audiometria, uma pessoa foi capaz de ouvir frequências entre 50 Hz e 3 kHz. Sabendo-se que a velocidade do som no ar é 340 m/s, o comprimento de onda correspondente ao som de maior freqüência (mais agudo) que a pessoa ouviu foi:
a) 3 · 10–2 cm b) 11,3 cm c) 0,5 cm d) 113,0 cm e) 1,0 cm
9) (Vunesp) A figura representa, num determinado instante, o valor (em escala arbitrária) do campo elétrico E associado a uma onda eletromagnética que se propaga no vácuo, ao longo do eixo x, correspondente a um raio de luz de cor laranja. A velocidade da luz no vácuo vale 3,0 · 10^8 m/s. Podemos concluir que a freqüência dessa luz de cor laranja vale, em hertz, aproximadamente:
a) 180 b) 4,0 · 10^–15 c) 0,25 · 10^15
d) 2,0 · 10^–15 e) 0,5 · 10^15
10) (Fuvest-SP) Uma bóia pode se deslocar livremente ao longo de uma haste vertical, fixada no fundo do mar. Na figura, a curva cheia representa uma onda no instante t = 0 s, e a curva tracejada a mesma onda no instante t = 0,2 s. Com a passagem dessa onda, a bóia oscila.Nessa situação, o menor valor possível da velocidade da onda e o correspondente período de oscilação da bóia valem:
a) 2,5 m/s e 0,2 s. b) 5,0 m/s e 0,4 s. c) 0,5 m/s e 0,2 s. d) 5,0 m/s e 0,8 s. e) 2,5 m/s e 0,8 s.
11) (Mackenzie) As antenas das emissoras de rádio emitem ondas eletromagnéticas que se propagam na atmosfera com a velocidade da luz (3,0.105 km/s) e com frequências que variam de uma estação para a outra. A rádio CBN emite uma onda de frequência 90,5 MHz e comprimento de onda aproximadamente igual a:
a) 2,8 m b) 3,3 m c) 4,2 m d) 4,9 m e) 5,2 m
12) (Unifor/CE/Janeiro/Conh. Gerais/2001) Na figura está representada a configuração de uma onda mecânica que se propaga com velocidade de 20 m/s. A frequência da onda, em hertz, vale: a) 5,0 b) 10 c) 20 d) 25 e) 50
13) O som mais grave que o ouvido humano é capaz de ouvir possui comprimento de onda igual a 17 m. Sendo assim, determine a mínima frequência capaz de ser percebida pelo ouvido humano. Dados: Velocidade do som no ar = 340 m/s
a) 10 Hz b) 15 Hz c) 17 Hz d) 20 Hz e) 34 Hz
14) (UPE/2010) Um pulso ondulatório senoidal é produzido em uma extremidade de uma corda longa e se propaga em toda a sua extensão. A onda possui uma freqüência de 50 Hz e comprimento de onda 0,5 m. O tempo que a onda leva para percorrer uma distância de 10 m na corda vale, em segundos:
a) 0,2 b) 0,4 c) 0,6 d) 0,7 e) 0,9
15) (UERJ/2011) A sirene de uma fábrica produz sons com frequência igual a 2 640 Hz. Determine o comprimento de onda do som produzido pela sirene em um dia cuja velocidade de propagação das ondas sonoras no ar seja igual a 1.188 km / h.
Respostas dos exercícios sobre Ondulatória
Respostas dos exercícios sobre Ondulatória
Respostas dos exercícios sobre Ondulatória