Educação e Direitos Humanos foi tema da nossa oitava live do I CICLO DE DEBATES DO LABORATÓRIO VIRTUAL DE HISTÓRIA.
Debatedoras: Aressa Fabem, Advogada, ativista de Direitos Humanos, Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Diversidade e Inclusão da OAB e Érica Rios, Profa de Direito, Mestra e Doutora em Políticas Sociais e Cidadania( UCSal). Coordenadora do Núcleo de Pesquisa, Conflitos e Estados e Direitos Humanos, tendo como mediadora, nossa coordenadora, Profa Priscila Glória do Colegiado de História UNEB/X.
A Declaração dos Direitos Humanos do Homem e do Cidadão foi um documento elaborado durante a Revolução Francesa e que iria espelhar um ideal de "Liberdade, Igualdade e Fraternidade", este documento foi publicado no dia 26 de Agosto de 1789. O mesmo serviu como fonte para a elaboração da Declaração Universal dos Direitos Humanos pela Organização das Nações Unidas (ONU), publicado em 1948.
Por esse motivo, a live foi planejada para este mês que comemora e prestigia essa categoria de Princípios Básicos tão importantes que precisam ser discutidos, defendidos e refletidos diariamente, afim de garantir a sua plena efetivação e sua luta pela contemplação e inclusão de todas os sujeitos, considerando suas complexidades e individualidades.
A professora Érica aborda no decorrer da live a extensa lacuna entre as leis previstas na Constituição Brasileira e a realidade concreta que nos cerca, na qual, na contramão dos Direitos humanos, tem se delineado em uma profunda violação de seus fundamentos.
Muitos exemplos práticos da nossa realidade foram apresentados, problematizando posturas preconceituosas, condutas inconstitucionais, transgressão das liberdades, marginalização de determinados povos e etc.
Na área da educação, a discussão dessa temática desde o ensino fundamental até o ensino superior é imprescindível, sendo um conteúdo que deve ser trabalhado na transversalidade e de forma interdisciplinar, compreendendo a construção da ética cidadã, conscientizando os alunos de seus direitos e deveres, formando indivíduos críticos e que respeitem as liberdades individuais.
Direitos Civis, Programas da Unesco, Desenvolvimento em Direitos Humanos, Contextos socioculturais, Desigualdades Sociais, Retirada de Direitos, Programa Mundial dos Direitos Humanos foram algumas das questões abordadas em nosso debate.
A Equipe do Laboratório Virtual do Curso De História aproveita para deixar os nossos mais sinceros agradecimentos por falas primordiais, profundas e esclarecedoras.
Agradecemos também a todos os participantes e ouvintes pela interação e troca de experiências muito significativas para a edificação do conhecimento coletivo.
Confira abaixo na íntegra.