Por uma Educação Antirracista foi tema do nosso primeiro debate do I CICLO DE DEBATE DO LABORATÓRIO VIRTUAL DE HISTÓRIA, realizado no dia 01 de julho através das plataformas digitais Facebook e Instagram. Tivemos a honra de abrir o nosso evento com a presença ilustre das nossas convidadas, Profa. Raíza Canuta da Hora, Mestre em História Social pela PPGH-UFBA e atualmente docente de História da África na UNEB DEDC X e Jéssica Silva, Historiadora da UNEB, Mestre em Ensino e Relações Étnico-raciais pela UFBA, além de Integrante do PIPEC.
Ambas são referência para a nossa comunidade acadêmica no que se refere a ancestralidade e valorização das identidades e culturas Africanas e Afro-brasileiras. Estas, por sua vez, reafirmam incessantemente a responsabilidade e compromisso com a sociedade no que concerne a superação do racismo e das desigualdades raciais por meio do diálogo, conscientização e problematização da realidade que nos cerca.
Se tratando da live, o pensamento foi construído através da contextualização do período colonial Brasileiro, utilizando-se da memória histórica para a compreensão de todas as condições e práticas de inferiorização que o povo negro foi submetido durante toda a sua trajetória e o processo tortuoso para alcance de suas Liberdades.
Lei Áurea, Dignidade Humana, Educação Brasileira, Racismo Estrutural, Intelectuais Negros, Descolonização do Currículo, Protagonismo, Luta Antirracista, Autodeclaração, Movimento Negro, Representatividade, Cultura, Restrição do acesso à Informação, Constituição Cidadã e Políticas de Ações Afirmativas foram algumas das reflexões levantadas no desenrolar do debate, e que, diga-se de passagem, foram abordadas com exacerbada profundidade e maestria.
A Equipe Do Laboratório Virtual do Curso de História registra aqui os mais sinceros agradecimentos por uma mesa tão célebre, um debate tão enriquecedor e pelas provocações que nos geram inquietudes. Agradecemos também a todos os participantes e ouvintes pela interação e troca de experiências muito significativas para a edificação do conhecimento coletivo.
Confira na íntegra abaixo.