Educação Antissexista e suas Intersecções foi tema do nosso quarto debate do I CICLO DE DEBATE DO LABORATÓRIO VIRTUAL DE HISTÓRIA. Contamos com a presença de mulheres brilhantes, como a Gabriele Balieiro, Professora de História e Mestranda- PPGES UFSB e Lílian Lima Gonçalves dos Prazeres, Professora do Colegiado de História e LICEEI UNEB e Doutora em Letras-UFES, tendo como mediadora Liliane Cordeiro Gomes,Profa do Colegiado de História- UNEB, mestra em História Regional e Local pela UNEB.
A profa Lílian inicia a sua fala declamando um poema da Lilian Araújo "Raízes" e enaltecendo todas as mulheres que fizeram e continuam fazendo parte de sua trajetória.
A mesma expõe dados estatísticos aterrorizantes acerca do assédio, mortes e violências contra as mulheres, chamando a atenção para "a importância da mobilização da sociedade frente a essa opressão, visando o ideal de uma educação que rompa com estereótipos e que a partir de ações conscientes e progressistas, haja a edificação de uma educação para igualdade". No decorrer da live, algumas mulheres escritoras que tratam sobre essa temática e que problematizam espaços e posturas foram apresentadas.
Houve a diferenciação de Sexualidade e Identidade de gênero de forma sútil, considerando a importância desse debate para a compreensão e respeito pela multiplicidade dos indivíduos, contando com o espaço escolar para a desconstrução de ideologias hegemônicas e padronizadas, dando lugar a convivência, ao diálogo e a diversidade.
Gabriele, egressa da UNEB,partilha suas vivências no âmbito acadêmico e de sua formação, compreendendo os espaços da universidade como caminhos para a edificação de uma cidadania ética que reconheça a singularidade dos sujeitos.
A mesma fomenta a valorização da relação horizontal entre professor-aluno, bem como a criação de instrumentos que induzam os mesmos a repensarem incessantemente suas ações, apoiando-se na criticidade, no questionamento e em análises profundas, objetivando a criação de seus próprios argumentos e reflexões, por meio destas metodologias que servirão de alicerce para o desenvolvimento de suas habilidades e competências, levando em consideração a construção de suas próprias experiências a partir de suas realidades.
Educação Sexual, Escola sem partido, Feminismo, Gênero, naturalização da violência e reestruturação escolar foram algumas das palavras chaves pontuadas em nosso debate.
A Equipe do Laboratório Virtual do Curso De História aproveita para deixar os nossos mais sinceros agradecimentos por falas tão relevantes, instigantes e avassaladoras!
Agradecemos também a todos os participantes e ouvintes pela interação e troca de experiências muito significativas para a edificação do conhecimento coletivo.
Confira na íntegra abaixo.