Educação do Campo foi tema do nosso sexto debate do I CICLO DE DEBATES DO LABORATÓRIO VIRTUAL DE HISTÓRIA.
Tivemos como debatedoras : Maria Nalva Rodrigues de Araújo Bogo, UNEB CAMPUS X- CAECDT e Adriene Macário, graduanda em Licenciatura em História pela UNEB CAMPUS X, tendo como mediadora a professora do colegiado de História da UNEB- DEDC X, Mestra e Doutoranda, Raíza Canuta da Hora.
A live foi iniciada com a fala da professora Maria Nalva, que traz questões extremamente pertinentes acerca da formação humana e suas intencionalidades, refletindo as condições objetivas propícias para tal na área da Educação do Campo, mostrando o quanto o contexto histórico brasileiro evidencia a problemática de diversas questões agrárias e de indivíduos envolvidos nesse processo desde o período colonial até os dias atuais.
Abordagens referentes a marginalização dos camponeses, negação dos espaços de poder e ausência de incentivo a reafirmação de suas próprias identidades, explanadas no decorrer da live, acarretaram nesses povos, sentimentos de inferioridade em relação a população urbana, de abandono em relação ao governo e de exploração econômica em relação a suas produções agrícolas, segundo a professora.
Dados surpreendentes sobre a escolaridade, taxas de analfabetismo, problemas com infraestrutura, carência de professores capacitados, problemas com transportes e escassez de recursos foram apresentados por nossas convidadas, refletindo a precariedade do ensino e a indiferença e descuido do Estado para com esta população.
Maria Nalva faz questão de deixar claro que "o campo não é formado só de eucalipto, soja e animais, mas sim um lugar de possibilidades, de produção da cultura, do trabalho, de convivência social e de educação. Um lugar de produção da vida humana e natural!
Adriene, acadêmica da UNEB, partilha a sua trajetória de vida pessoal dentro de sua comunidade e também fora dela, mostrando as fronteiras entre a escola do campo e a escola urbana, bem como as lutas travadas incessantemente na busca de uma Educação acessível, de qualidade e que espelhe suas realidades.
A mesma expõe que a agricultura familiar tem sido o pilar que alimenta toda a sociedade, mas que por vezes aquilo que os mesmos produzem, nem sempre é aquilo que tem acesso, evidenciando também as adversidades que promovem embates em relação a concentração de terras, que afetam diretamente as suas vivências.
A Equipe do Laboratório Virtual do Curso De História aproveita para deixar os nossos mais sinceros agradecimentos por falas tão necessárias, esclarecedoras e conscientes!
Agradecemos também a todos os participantes e ouvintes pela interação e troca de experiências muito significativas para a edificação do conhecimento coletivo.
Confira na íntegra abaixo.