HISTÓRIA COM RESENHA
A convite dos colegas historiadores da página @historiacomresenha, a Profa Raíza Canuta da Hora teve um bate-papo descontraído sobre História, trajetória acadêmica, projetos e pesquisa, realizada no dia 16.07.2020, pela plataforma digital Instagram.
Confira na Íntegra: https://instagram/historiacomresenha
COMBATES PELA HISTÓRIA
A convite da profa Dra Erica Rios (UCSal) @profericarios, foi realizada, juntamente com a Profa Raíza Canuta da Hora, uma transmissão ao vivo discutindo o Atlântico Negro, a Revolução do Haiti e o constitucionalismo nas Américas, no dia 10.07, na plataforma digital: Instagram.
Um diálogo no campo da História e do Direito.
Confira na Íntegra: https://www.instagram.com/tv/CCe40GylsY4/
HOMENAGEM: RUAS DE TEIXEIRA DE FREITAS E SUAS REFERÊNCIAS
Sábado dia 09 de maio, Teixeira de Freitas completou 35 anos de emancipação política. O Laboratório Virtual de História não deixaria a data em branco, por isso compartilha uma reportagem realizada pela TV Sul Bahia em maio de 2017 que abordou os nomes da ruas da cidade. A repórter Yara Lopes entrevistou a professora Liliane Fernandes do curso de História que discutiu o nome da rua Felinto Müller e da avenida Getúlio Vargas como uma construção da memória nacional, que no primeiro caso "entroniza" um torturador, e no segundo expõe a ambiguidade da figura de Vargas, amado por uns, odiado por outros.
Clique e confira a parte 01.
HOMENAGEM: RUAS DE TEIXEIRA DE FREITAS E SUAS REFERÊNCIAS
A professora Liliane Fernandes Cordeiro Gomes tratou ainda da memória local expressa nos nomes das ruas de Teixeira de Freitas, como por exemplo a rua Joana Angélica que faz menção a abadessa que lutou contra as tropas portuguesas durante a independência da Bahia. Como também a rua Jesuíno Martins de Souza, figura teixeirense conhecida como "Tico Romão", nome que sucinta a concentração fundiária na região, e na mesma direção a Avenida Jacarandá que expõe a ausência e a exploração das matas, especialmente após a década de 1970 com a chegada das madeireiras no extremo sul da Bahia.
Clique e confira a parte 02.
A GUERRA DE INDEPENDÊNCIA NA BAHIA
A convite do Museu Tempostal - vinculado à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e ao IPAC - a Profa Raíza Canuta da Hora faze uma transmissão ao vivo pelo instagram Museus da Bahia @museusdabahia sobre A Guerra de Independência na Bahia na perpesctiva da História Social no dia 02 de Julho.
Confira na íntegra: https://Instagram/Museus da Bahia
INCLUSÃO E EXPERIÊNCIAS DE EXTENSÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA
A professora e coordenadora do Colegiado de História, Guilhermina Elisa Bessa, do DEDC X- Teixeira de Freitas UNEB foi convidada pela ProexUneb para participar da Live: Inclusão e Experiências de Extensão em tempos de pandemia.
Confira na Íntegra: https://www.youtube.com/proexuneb
DIA 02 DE JULHO
Saudações, estudantes, colegas e demais amantes da História!
Confira a entrevista que a Profa Raíza Canuta da Hora concedeu à TV Abrolhos @tvabrolhos sobre os significados do dia 2 de julho para o povo brasileiro.
"Com tiranos não combinam brasileiros corações."
Clique e confira.
ISOLAMENTO SOCIAL E A IMPORTÂNCIA DA EMPATIA
No dia 20/07/20 a professora Priscila Glória do colegiado de História e também coordenadora do Laboratório Virtual de História debateu com os e as estudantes da Escola Comunitária Ideal de Alcobaça "O isolamento social e a importância da empatia". A conversa aconteceu pela Plataforma Digital: Meet.
Uma tarde intensa de conhecimento e aprendizagem!
Conheça o projeto "Como a UNEB mudou a minha vida" clicando no link a seguir: Diálogos com a História.
Em parceria com o Laboratório Virtual de História, todas as lives serão transmitidas pela nossa página do facebook.
No dia 06 de Agosto, a live contou com a participação de nossas egressas de História, Tamires Persan e Uerisleda, mediada pelas professoras Gislaine Romana e Guilhermina Elisa Bessa.
Confira na íntegra: facebook.labvirtualhistoria
No dia 13 de agosto, demos continuidade ao projeto "Como a UNEB mudou minha vida". Dessa vez, o nosso encontro foi marcado pela presença dos nossos egressos de História, Ramon Moreira e Danilo Patez, a live foi mediada pelas professoras Gislaine Romana e Guilhermina Elisa Bessa.
Confira na íntegra: facebook.labvirtualhistoria
A nossa professora e coordenadora do Laboratório Virtual de História, Raíza Canuta foi convidada para participar do Happy Hour da Quarentena, live promovida pela ADUNEB e que reúne interação, descontração e muita música de qualidade! Viva a música a brasileira.
Confira na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=ZbfKdDHIzBI
A nossa professora e coordenadora do Laboratório Virtual de História, Raíza Canuta foi convidada para participar de mais uma live, dessa vez pela plataforma do google meets. O tema abordado foi Lesbianidades Visíveis II: Narrativas cruzadas além da Universidade, projeto organizado e mediado pela profa: Aline Najara Gonçalves da UNEB- Campus XIII.
Agosto é um mês de extrema importância para a militância lésbica nacional, sendo o dia 29 reconhecido como o dia Nacional da Visibilidade Lésbica. Nesse sentido, o projeto de extensão Mulheres Insubmissas do DEDC-X/UNEB, com o apoio do NUPEX E DCE, realizará o Seminário temático Visibilizando mulheres lésbicas: encruzilhadas entre a academia e a militância, no dia 27 de agosto de 2020. Esse evento tem por objetivo lembrar a existência da mulher lésbica, as violências sofridas por elas e as pautas que o movimento reivindica.
Em continuidade ao Projeto: DiÁLOGOS COM A HISTÓRIA, teremos nossa segunda roda de conversa sobre " ETNOCENTRISMO E CULTURA: Conceitos antropológicos e temos a honra de convidá-los (docentes, discentes, técnicos administrativos, egressos da UNEB-CAMPUS X e a comunidade externa na perspectiva de discutir temáticas relevantes para a formação e atuação docente. Nesse sentido, propomos um debate acerca dos conceitos antropológicos que envolvem o Etnocentrismo e a cultura em nossa sociedade e os impactos nas relações sociais dos indivíduos e da comunidade como um todo.
Nosso segundo encontro será com o Professor Fernando Cesar Coelho da Costa , com a mediação da Professora Gislaine Romana Carvalho.
DATA: 01 de outubro de 2020 (quinta-feira)
HORÁRIO: 18:00 horas na Plataforma: Microsoft Teams