Por uma Educação Antifascista foi o tema do nosso segundo debate do I CICLO DE DEBATE DO LABORATÓRIO VIRTUAL DE HISTÓRIA.
E os convidados que compuseram a mesa da vez, foram André Almeida, Coordenador Pedagógico, Professor de História do Município de Teixeira de Freitas e Vice Coordenador da APLB do Extremo Sul Baiano e Márcio Soares Santos, Professor do Colegiado de História da UNEB-DEDC X.
A abordagem é iniciada com a necessidade de compreender o conceito de Fascismo e analisar a sua conjuntura histórica a partir de sua construção. Os debatedores elucidam o surgimento e desenvolvimento do Fascismo no intervalo do final da primeira guerra e início da segunda guerra mundial, na Itália.
Márcio Soares expôs a estrutura, as características, a representação ideológica que o símbolo do movimento carrega, e a partir de que contexto o caráter de universalidade ganha forma, levando em consideração, como os diversos aspectos objetivos e subjetivos, do mundo pós-guerra, serviram como engrenagem para a ampliação do movimento fascista na Europa, além do seu pragmatismo e suas cristalizações, como Movimento, Partido Político e Regime/Governo.
André, por sua vez, trata a finalidade dos Aparelhos ideológicos e Repressores com muita clareza e objetividade, exemplificando-os por meio das Instituições e Organizações que são utilizadas para a reprodução das ideias dominantes, trazendo as reflexões dos fatos históricos como importantes e inerentes para o entendimento da realidade presente e as variadas maneiras de se conduzir o conhecimento em sala de aula, levando em conta o ofício da prática docente.
Experiências no ambiente escolar foram partilhadas com muita ênfase, considerando a construção dos sujeitos enquanto seres pensantes, politicamente ativos e críticos.
Escola Pública, Metodologias, Objetos de Conhecimento, Morte das Epistemologias, Neofascismo, Capitalismo, Liberalismo, Cidadania e Políticas Públicas foram algumas das reflexões levantadas.
A Equipe do Laboratório Virtual do Curso De História aproveita para deixar os nossos mais sinceros agradecimentos pelo debate brilhante e por reflexões tão necessárias nessa era obscurantista que nos assola!
Agradecemos também a todos os participantes e ouvintes pela interação e troca de experiências muito significativas para a edificação do conhecimento coletivo.
Confira na íntegra abaixo.