É a característica de interesse que é medida em cada elemento da amostra ou população.
Como o nome diz, seus valores variam de elemento para elemento.
As variáveis podem ter valores numéricos ou não numéricos.
Variáveis Quantitativas: são as características que podem ser medidas em uma escala quantitativa, ou seja, apresentam valores numéricos que fazem sentido. Podem ser contínuas ou discretas.
1.1 Variáveis discretas: características mensuráveis que podem assumir apenas um número finito ou infinito contável de valores e, assim, somente fazem sentido valores inteiros. Geralmente são o resultado de contagens. Exemplos: número de filhos (0,1,2...), número de bactérias por litro de leite, número de cigarros fumados por dia.
1.2 Variáveis contínuas: características mensuráveis que assumem valores em uma escala contínua (na reta real), para as quais valores fracionais fazem sentido. Usualmente devem ser medidas através de algum instrumento. Exemplos: peso (balança), altura (régua), tempo (relógio), pressão arterial, idade.
Variáveis Qualitativas (ou categóricas): são as características (ou atributos) que não possuem valores quantitativos, mas, ao contrário, são definidas por várias categorias, ou seja, representam uma classificação dos indivíduos. Podem ser nominais ou ordinais.
2.1 Variáveis nominais: não existe ordenação dentre as categorias. Exemplos: sexo, cor dos olhos, religião, fumante/não fumante, doente/sadio.
2.2 Variáveis ordinais: existe uma ordenação entre as categorias. Exemplos: escolaridade (1º, 2º, 3º grau), estágio da doença (inicial, intermediário, terminal), mês de observação (janeiro, fevereiro,..., dezembro).
Uma variável originalmente quantitativa pode ser coletada de forma qualitativa.
Por exemplo, a variável idade, medida em anos completos, é quantitativa (contínua); mas, se for informada apenas a faixa etária (0 a 5 anos, 6 a 10 anos, etc...), é qualitativa (ordinal). Outro exemplo é o peso dos lutadores de boxe, uma variável quantitativa (contínua) se trabalhamos com o valor obtido na balança, mas qualitativa (ordinal) se o classificarmos nas categorias do boxe (peso-pena, peso-leve, peso-pesado, etc.).
Outro ponto importante é que nem sempre uma variável representada por números é quantitativa.
O número do telefone de uma pessoa, o número da casa, o número de sua identidade. Às vezes o sexo do indivíduo é registrado na planilha de dados como 1 se macho e 2 se fêmea, por exemplo. Isto não significa que a variável sexo passou a ser quantitativa!
Observação 1: Uma variável quantitativa pode ser coletada da forma qualitativa. A variável idade se avaliada por anos completos e quantitativa (contínua), mas se for avaliada por meio de faixas etárias (0 a 5 anos, 6 1 8 anos, etc.) é qualitativa (ordinal). Isso tudo vai ser determinado pela maneira que você coletar os dados.
Observação 2: Nem sempre que uma variável for representada por números significa que ela é quantitativa. O número da casa, número de identidade são exemplos dessa situação.
Suponha que você é um pesquisador e está interessado em estudar aspectos socioeconômicos dos atletas de um time de futebol. Foram coletados dados do departamento pessoal do clube e a seguinte tabela foi construída:
Estado civil: Qualitativa -> nominal
Grau de instrução: Qualitativa -> ordinal
Número de filhos: Quantitativa -> discreta
Salário: Quantitativa -> contínua
Idade: Quantitativa -> discreta
Classe social -> Qualitativa -> ordinal