É a média das rendas domiciliares per capita das pessoas residentes em determinado espaço geográfico, no ano considerado.
Considerou-se como renda domiciliar per capita a soma dos rendimentos mensais dos moradores do domicílio, em reais, dividida pelo número de seus moradores.
Mede a capacidade de aquisição de bens e serviços dos moradores do domicílio.
Valores muito baixos assinalam, em geral, a existência de segmentos sociais com precárias condições de vida.
É uma característica da unidade domiciliar que é atribuída para cada uma das pessoas nela residente. Por este motivo, é uma medida mais adequada do que a renda média individual.
Analisar diferenciais de renda pessoal entre grupos populacionais e regiões geográficas;
Subsidiar processos de planejamento, gestão e avaliação de políticas públicas.
A informação está baseada na “semana anual de referência” em que foi realizada a pesquisa, refletindo apenas a renda informada naquele período.
Os dados são fornecidos espontaneamente pelo informante, que pode ser seletivo em suas declarações.
Bens e serviços não-monetários, incluindo aqueles produzidos no interior do domicílio, não são computados no cálculo da renda.
Numa sociedade com desigualdade elevada de renda, há maior probabilidade de presença de valores extremos na amostra, influenciando o valor da média.
A utilização de valores não corrigidos dificulta a comparabilidade temporal, uma vez que as séries históricas defrontam-se com eventuais mudanças da moeda nacional e perdas do seu poder aquisitivo. As comparações intertemporais devem ser feitas com valores corrigidos.
A fonte usualmente utilizada para construir o indicador (PNAD) não cobria até 2003 a zona rural da região Norte (exceto Tocantins). Além disso, a PNAD não permite a desagregação dos dados por município.
Por se tratar de uma pesquisa amostral, o valor do indicador pode não ter significância estatística quando desagregado para segmentos populacionais específicos, tais como indígenas, amarelos e pretos, pois estes grupos são muito pequenos em alguns estados e regiões.
Onde a renda domiciliar per capita é:
Os pensionistas (locatário de cômodos ou vagas em domicílios), empregados domésticos e parentes de empregados domésticos são desconsiderados no cálculo deste indicador.