A Iniciação Científica e Tecnológica (ICT) visa estimular os estudantes a participarem de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação.
É um momento onde o aluno se envolve em projetos de maior duração. Onde irá desenvolver habilidades de pesquisa, pensamento crítico e resolver problemas reais usando conceitos de metodologia científica.
O aluno (ou equipe de alunos) escolhe um tema e um professor orientador. A partir do escopo do problema irá, através da revisão bibliográfica, se aprofundar em áreas específicas. Encerrada a revisão bibliográfica monta-se um planejamento para o desenvolvimento da pesquisa, define-se os objetivos e metas e monta-se uma lista de atividades a serem desenvolvidas.
Exemplos:
ICT Laboratorial: Realiza-se o planejamento experimental para tema experimental, definindo-se os objetivos, metas e plano de ação (atividades).
ICT Computacional: Após definição de escopo, elaboração e análise, monta-se um Backlog que é uma lista de funcionalidades (e atividades) a serem desenvolvidas para temas computacionais.
Na realização das atividades o aluno também desenvolve habilidades para a sua inserção no mercado de trabalho e para o entendimento da necessidade de sua formação continuada.
A Iniciação Científica e Tecnológica é uma experiência enriquecedora que proporciona ao estudante um contato real com a pesquisa, preparando-o para desafios futuros na academia ou no mercado de trabalho.
Os alunos do curso podem realizar atividades de Iniciação Científica e Tecnológica - ICT, a partir do 5º período.
De um modo geral podemos classificar as atividades de iniciação científica e tecnológica em engenharia de petróleo em três tipos fundamentais.
Envolve a realização de experimentos em laboratórios. Como exemplo preparar amostras de rocha ou fluido para um experimento. Montar equipamentos. Ler manuais e procedimentos de como usar o equipamento. Realizar o planejamento experimental. Realizar os experimentos. Analisar os resultados. Elaborar relatórios técnicos ou monografias sobre as atividades desenvolvidas.
Um exemplo seria um experimento de deslocamento de fluidos com partículas em meios porosos para determinar o dano provocado.
Foca na revisão bibliográfica aprofundada, desenvolvimento de modelos conceituais e análise de dados existentes para propor novas teorias ou aprimorar as já existentes.
Um exemplo seria a pesquisa sobre novas abordagens para o cálculo de propriedades termodinâmicas de fluidos de petróleo.
Utiliza softwares, linguagens de programação e ferramentas computacionais para desenvolver modelos, algoritmos e simulações que resolvam problemas complexos.
Um exemplo seria a criação de um modelo computacional para prever o comportamento de um reservatório de petróleo em diferentes cenários de produção.
Nota: Importante notar que estes três tipos fundamentais não são exclusivos, é normal misturar todas estas três formas de trabalho, mas em geral uma delas tem mais destaque do trabalho de ICT do aluno.
No curso de engenharia de petróleo da UENF/CCT/LENEP os trabalhos de iniciação científica e tecnológica normalmente estarão relacionados as áreas de pesquisa do LENEP:
Estudo e desenvolvimento de técnicas de perfuração, completação, intervenção e segurança de poços de petróleo.
Análise do comportamento de fluidos e rochas em reservatórios, otimização de estratégias de produção e recuperação de óleo.
Pesquisa sobre métodos de elevação artificial (e.g., bombeio, gás lift), separação de fluidos e tratamento de óleo e gás.
Análise de bacias sedimentares, rochas geradoras, reservatório e selo para identificar e caracterizar acumulações de petróleo e gás.
Estudo da origem, migração e alteração de hidrocarbonetos, auxiliando na identificação de novos campos e na compreensão da qualidade do óleo.
Utilização de métodos sísmicos, gravimétricos e magnéticos para mapear estruturas geológicas e identificar reservatórios em subsuperfície.
Análise das propriedades físicas das rochas (porosidade, permeabilidade, saturação de fluidos) obtidas a partir de perfis de poço para caracterizar o reservatório.
Desenvolvimento de modelos matemáticos para melhor compreensão teórica dos fluidos, dos meios porosos e suas estruturas complexas. Como exemplo os fenômenos geológicos e geofísicos, o estudo dos processos de perfuração, do fluxo de fluidos no meio poroso, os padrões de fluxo nas tubulações e os métodos de recuperação avançada.
Desenvolvimento de modelos computacionais, algoritmos e softwares, para simular processos geofísicos, de reservatório e de produção, visando sua aplicação para a tomada de decisões. Inclui desenvolvimento de softwares educacionais.
Uso de IA e suas aplicações em todas as áreas de pesquisa.
Ao concluir um projeto de ICT o estudante deve apresentar um dos seguintes documentos, dependendo das características do trabalho desenvolvido:
Documentos periódicos (mensais, semestrais ou anuais) que descrevem o progresso da pesquisa, os resultados parciais obtidos, as dificuldades encontradas e o planejamento das próximas etapas. Não valem como TCC.
Trabalhos mais extensos e completos, que apresentam o projeto de pesquisa desde a introdução até as conclusões, incluindo revisão bibliográfica, metodologia detalhada, resultados, discussões e referências. São comuns em programas de final de curso ou em projetos de ICT de maior duração.
Veja modelo aqui. Válido para ICT e TCC.
Textos concisos e estruturados para publicação em periódicos científicos, apresentando os principais resultados e contribuições da pesquisa de forma clara e objetiva. A escrita de artigos é uma habilidade valiosa para futuros pesquisadores. Cada área tem revistas específicas e modelos específicos de documentos.
Válido para ICT e TCC.
Este documento detalha o escopo do problema de engenharia, a elaboração do problema, a análise do sistema, o projeto, seu desenvolvimento/implementação, testes e documentação. Temos vários exemplos de projetos de software aplicados a engenharia de petróleo.
Veja modelo aqui. Válido para ICT e TCC.
Nota: em todos os casos deve-se respeitar as regras e normas da ABNT.
Temos duas possibilidades:
A ICT e o TCC são trabalhos diferentes:
Neste caso a defesa da ICT deve ocorrer no final do 8º ou início do 9º período, evitando choque com o TCC e estágios, que são realizados no 9º e 10º períodos.
A ICT e o TCC são o mesmo trabalho/projeto:
Neste caso a defesa de TCCI ocorre no 9º período e de TCCII no 10º período.
Coordenação de Graduação:
Coordenador do Curso: André Duarte Bueno (bueno@lenep.uenf.br)
Secretária do Curso: Michele Damasceno (secgrad@lenep.uenf.br)