Sobre o Curso, Breve Histórico e Inserção Regional
Sobre o Curso, Breve Histórico e Inserção Regional
O curso de Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo da UENF é o primeiro curso de Engenharia de Petróleo do Brasil, sendo pioneiro na implantação de um modelo educacional que inclui forte integração entre exploração e produção de petróleo.
O curso é gerido pelo Laboratório de Engenharia e Exploração de Petróleo (LENEP), uma unidade acadêmica que se destaca por associar um alto padrão acadêmico e forte inserção regional. Vocês terão acesso a uma infraestrutura de primeiro mundo, com diversos laboratórios muito bem equipados e uma biblioteca física com mais de 5000 livros técnico/científicos além de biblioteca virtual. O LENEP proporciona aos seus alunos um ambiente ideal para o desenvolvimento de suas habilidades e competências na área.
O corpo docente do curso é um dos seus grandes diferenciais, composto exclusivamente por doutores em regime de dedicação exclusiva, abrangendo áreas essenciais como Geologia e Geoquímica, Geofísica, Petrofísica, Engenharia, Modelagem Matemática e Computacional. Essa equipe altamente qualificada garante uma formação técnica-científica de excelência, preparando-os para os desafios do setor.
O LENEP tem sido reconhecido nacionalmente pela formação de recursos humanos e pelo desenvolvimento de pesquisas de alto nível, com parcerias e investimentos significativos da PETROBRAS, EQUINOR e outras empresas, resultando em tecnologias incorporadas pela indústria e patentes obtidas.
Ao fazer o curso de Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo na UENF, vocês estarão se qualificando para um mercado de trabalho promissor.
Já formamos mais de 300 engenheiros, sendo cerca de 95% contratados por grandes empresas como Petrobras, Halliburton, Schlumberger, Weatherford e Baker-Hughes. Muitos desses profissionais são da própria região e estão desempenhando funções que antes exigiam mão de obra estrangeira, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico local. Venham fazer parte dessa história de sucesso e construir uma carreira sólida em um dos setores mais importantes do país!
Nossos ex-alunos atuam nas mais diversas áreas da indústria de petróleo, seja plataformas e unidades operacionais, seja trabalhos de campo, remoto, embarcado, incluindo atuação em atividades de ensino, pesquisa e desenvolvimento de softwares.
A UENF foi implantada em 1993, através de um projeto do então senador Prof. Darcy Ribeiro, em torno do qual se reuniram diversos cientistas experientes, tendo como objetivo principal criar uma universidade que atuasse em estreita conexão com o setor produtivo.
Objetivou-se com isso, contribuir para o desenvolvimento científico/tecnológico e a formação de recursos humanos, voltados para a criação de condições favoráveis à atração e consolidação de novos empreendimentos industriais na Região Norte Fluminense. Quatro grandes centros integram hoje a UENF:
CCT - Centro de Ciência e Tecnologia
CBB - Centro de Biociências e Biotecnologia
CCTA - Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias
CCH - Centro de Ciências do Homem
Como parte integrante do CCT, visando atuar no setor de petróleo e gás (a maior riqueza da região norte fluminense), foi implantado no município de Macaé/RJ o Laboratório de Engenharia e Exploração de Petróleo (LENEP), ao qual está vinculado o curso de Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo. Projetado para ter o porte de um instituto, o Campus Prof. Carlos Alberto Dias tem alcance estratégico, uma vez que neste Município está localizada uma grande base operacional da PETROBRAS, além de mais de uma centena de outras empresas nacionais e estrangeiras envolvidas com as atividades de E&P (Exploração e Produção) de petróleo. Esta região ainda é responsável por uma fatia expressiva da produção nacional deste bem mineral.
O LENEP é a unidade acadêmica responsável pela gestão do Curso, um projeto que tem como diretriz principal a associação de um alto padrão acadêmico com o direcionamento tecnológico e inserção regional inerentes à sua interação com o setor industrial e à sua localização na região produtora da Bacia de Campos. Esse perfil demandou uma implantação estruturada, contemplando: (i) a formação de um corpo docente diversificado de alta capacitação técnico-científica, composto exclusivamente por doutores em regime de dedicação exclusiva, englobando as áreas de Geofísica, Geologia e Geoquímica, Petrofísica, Engenharia do Petróleo, Modelagem Matemática e Computacional; (ii) a abertura de cursos em níveis de graduação, mestrado e doutorado com concepção própria inovadora, de forma a reunir, na formação profissional e acadêmica, as principais disciplinas da exploração e produção de petróleo (E & P), bem representadas na instituição.
O curso de Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo da UENF é o pioneiro no Brasil. A sua origem data de dezembro de 1993 na cidade de Macaé, onde dava-se início o projeto de implantação do Laboratório de Engenharia e Exploração de Petróleo (LENEP). Pouco tempo depois, agosto de 1994, começava a funcionar um curso de pós-graduação (mestrado e doutorado) na área de Engenharia de Reservatório e de Exploração. Inicialmente, todas as atividades do LENEP estavam concentradas em instalações provisórias nas dependências do Centro Federal de Educação Tecnológica – CEFET - Campos dos Goytacazes – Campus Macaé, atualmente Instituto Federal Fluminense (IFF).
Os primeiros alunos da graduação cursaram os dois primeiros anos (ciclo básico) na UENF em Campos dos Goytacazes, chegando ao LENEP em agosto de 1995 para o ciclo profissional, ao qual correspondem mais três anos de curso. Assim, no segundo semestre de 1998 se dava a primeira colação de grau da primeira turma de Engenheiros de Exploração e Produção de Petróleo da UENF, e do Brasil. Fato marcante na história da UENF. No mesmo ano foi concluída a primeira tese de mestrado.
Em 28 de março de 2002 viabilizou-se a construção das atuais instalações do LENEP através de convênio entre UENF/FENORTE/PETROBRAS/Governo do Estado do Rio de Janeiro e Prefeitura de Macaé.
Em três décadas de funcionamento do curso de graduação, e mais de duas décadas no prédio novo, o LENEP/CCT/UENF tornou-se referência nacional na formação de recursos humanos para a indústria do petróleo, bem como no desenvolvimento de pesquisa de alto nível, conforme demonstrado através dos seguintes eventos:
i) acordos firmados entre a PETROBRAS, a UENF, UNICAMP e UNESP, para pesquisas voltadas para exploração e produção de petróleo nas camadas do pré-sal, e entre a CGGVeritas e a UENF (juntamente com UNICAMP e UFPA) para a formação de doutores que irão integrar o seu centro de tecnologia recém implantado no Rio de Janeiro;
ii) fundação da INVISION GEOFÍSICA LTDA, como empresa incubada, que em 2009 iniciou a comercialização de serviços de processamento e análise de dados geofísicos, com base em frutos das pesquisas em geofísica de reservatório desenvolvidas na Instituição;
iii) investimento massivo (cerca de R$ 17.500.000,00) em infraestrutura de pesquisa através da escolha do LENEP/UENF como Núcleo Regional de Competência em Campos Marítimos e como integrante do comitê gestor de diversas redes temáticas da PETROBRAS;
iv) incorporação pela PETROBRAS de tecnologias das áreas de engenharia de reservatório e processamento e inversão de dados sísmicos, desenvolvidas no LENEP/CCT/UENF através de projetos de pesquisa financiados pela Empresa. Obtenção de patentes na área de fluidos de perfuração.
Professores do LENEP - Laboratório de Engenharia e Exploração de Petróleo e alguns professores do CCT e professores colaboradores
No âmbito regional (Norte-Noroeste Fluminense e Região dos Lagos), o impacto causado pelo curso de graduação em Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo da UENF tem sido expressivo ao prover formação de profissionais qualificados adequada à demanda do mercado, com desdobramentos de natureza socioeconômica e cultural.
O LENEP formou mais de 300 Engenheiros de E & P de Petróleo, sendo mais de 70% provenientes da região, com mais de 95% contratados por empresas como a Petrobras, Halliburton, Schlumberger, Weatherford e Baker-Hughes dentre outras.
Muitos destes profissionais hoje realizam tarefas que antes, por falta de mão de obra qualificada local, eram executadas por técnicos trazidos do estrangeiro, o que tem contribuído para que a receita gerada pela extração de óleo e gás da Bacia de Campos fique na própria região.
CÓDIGO DO CURSO : 38343
CÓDIGO DA DENOMINAÇÃO: 2224
NOME DO CURSO: ENGENHARIA DE PETRÓLEO
GRAU: Bacharelado
CÓDIGO CINE RÓTULO: 0724E02
MODALIDADE: Educação Presencial
Coordenação de Graduação:
Coordenador do Curso: André Duarte Bueno (bueno@lenep.uenf.br)
Secretária do Curso: Michele Damasceno (secgrad@lenep.uenf.br)