Versão para quem ainda não é aluno.
Extensão é um tipo de exigência do curso que esta relacionada a atividades externas ao Curso de Engenharia de Petróleo da UENF.
Na UENF as atividades de extensão são classificadas nos seguintes tipos:
ACE I - Projeto/Programa.
ACE II - Cursos e Eventos.
ACE III - Prestação de Serviço.
ACE IV - Disciplina de Caráter Extensionista.
O detalhamento dos diferentes tipos é apresentado a seguir.
Nota: Maiores detalhes no PPC completo e no site da UENF.
Um Programa é um conjunto articulado de projetos que integre, preferencialmente, às ações de extensão, pesquisa e ensino. Note que pode englobar vários projetos menores.
Um exemplo de programa de longo prazo são os diversos projetos de software desenvolvidos pelos alunos do LENEP ao longo dos anos e disponibilizados no site https://github.com/ldsc/. São softwares educativos ou softwares de engenharia experimentais disponibilizados a comunidade externa. Qualquer aluno de outras universidades ou colégios pode baixar, instalar, testar, usar, modificar.
Outro exemplo de programa de longo prazo são os diversos eventos ENGEP. Cada ENGEP é um projeto, o conjunto de ENGEPs é um programa.
Temos uma parceria com a SPE Seção Macaé e SPE Seção Estudantil, através das quais os alunos do curso realizam um enorme conjunto de atividades de extensão, exemplos podem ser vistos nas páginas:
Um Projeto é uma ação de caráter educativo, científico ou tecnológico com objetivo específico e prazo determinado.
Veja aqui exemplos de projetos de software desenvolvidos pelos alunos e disponibilizados ao público externo:
Nota: Maiores detalhes no PPC completo e no site da UENF.
Ação que implica a apresentação e/ou exibição pública do conhecimento, científico e tecnológico desenvolvido e direcionado à comunidade externa.
Entre os eventos de extensão do curso relacionados a cursos e eventos destacamos:
A realização do ENGEP pelos alunos do curso (mini-cursos e palestras).
Eventos da SPE Seção Macaé realizados com apoio de alunos do curso.
Eventos da SPE Seção Estudantil (mini-cursos, palestras, visitas, eventos culturais, eventos sociais).
Do Núcleo Win.
Visitas a colégios para levar conhecimentos da área de engenharia de petróleo.
Nota: Maiores detalhes no PPC completo e no site da UENF.
Alunos e grupos de alunos podem ser contratados para realizar a prestação de serviços que contabilizam pontos de extensão, como exemplos podemos citar:
Experimentos:
Desenvolvimento de experimentos de laboratório a pedido de uma empresa. Neste caso o aluno recebe amostras, faz as medidas e elabora relatórios.
Softwares:
Desenvolvimento de partes de softwares a pedido de uma empresa. Neste caso o aluno recebe um conjunto de requisitos ou atividades a serem desenvolvidas, modela, implementa, testa e documenta o que foi feito e realiza a entrega.
Desenvolvimento de um software completo a partir de um desafio tecnológico (veja metodologia aqui e modelo de desafio tecnológico aqui).
Note que o caráter é eventual e bem específico, ao contrário do estágio que tem prazo fixo e um conjunto de atividades a serem realizadas.
Note que a prestação de serviço é uma relação direta entre o demandante/cliente e o aluno ou grupo de alunos.
Nota: Maiores detalhes no PPC completo e no site da UENF.
São disciplinas concebidas para o desenvolvimento na sua íntegra ou parcialmente por atividades de extensão.
Nota: Maiores detalhes no PPC completo e no site da UENF.
Coordenador de Extensão do Curso
Prof. Bruno José Vicente, D.Sc.
E-mail: brunojose@lenep.uenf.br