Informações para quem é aluno.
A monitoria universitária é um programa que permite a alunos de graduação com bom desempenho acadêmico auxiliar professores em disciplinas específicas.
O monitor atua como um elo entre o professor e os demais estudantes, ajudando a tirar dúvidas, aprofundar o conteúdo e a organizar atividades de estudo, como laboratórios ou plantões de dúvidas.
Para os alunos, a monitoria é uma forma de complementar a formação, aprimorar a didática e consolidar o aprendizado, ao mesmo tempo que apoia a comunidade acadêmica. Basicamente, é uma oportunidade de desenvolver atividades de apoio para os colegas que estão cursando a mesma disciplina em que você é monitor.
Para se tornar monitor, você precisa ter cursado a disciplina e obtido boas notas. O suporte oferecido aos colegas pode ser formalizado por meio de um edital de monitoria, que geralmente apresenta duas modalidades: monitoria não remunerada e monitoria remunerada (com bolsa).
Relato do Prof. André Bueno
"Quando eu era aluno do curso de Engenharia Civil, tirei nota máxima em Hidrologia. Em seguida, fui convidado pelo professor para ser monitor da disciplina. Aceitei o convite e passei a receber uma bolsa. Meu trabalho era preparar material didático de apoio (exemplos de problemas resolvidos) e ajudar os alunos com dificuldades a resolver exercícios e esclarecer dúvidas (atendia em sala com dia e hora marcada). Foi uma experiência muito bacana, e sempre a indico para os alunos que têm bom desempenho."
Monitoria na UENF
Na UENF, a atividade de monitoria é bastante interessante, pois conta como horas para a exigência de Atividades Acadêmicas Complementares (AAC) além de poder ser remunerada.
Você pode encontrar informações básicas e atualizadas sobre a monitoria no site da UENF (aqui). A página também destaca alguns objetivos secundários do programa de monitoria:
Despertar o interesse pela carreira docente nos alunos de graduação.
Proporcionar ao monitor um enriquecimento didático-científico, capacitando-o a desenvolver melhor as atividades de ensino.
Auxiliar os professores na orientação de alunos, visando à execução dos planos de ensino e à integração dos discentes na universidade.
Com ingresso por edital periódico, o programa busca atender à demanda dos cursos de graduação. A gestão é realizada por uma comissão com presidente indicado pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e representantes indicados pelos Centros.
A primeira coisa a fazer é tirar notas altas na disciplina que lhe interessa, é este rendimento que lhe qualificará para ser monitor.
A segunda coisa a fazer é falar com seu professor. A PROGRAD, através da "Comissão de Monitoria" elabora duas vezes por ano, o edital de monitoria. Se você passou com boas notas numa disciplina que esta contemplada no edital poderá se candidatar a bolsa de monitor. Converse com o professor da disciplina e manifeste seu interesse. Esta conversa é importante pois como o processo é sempre super burocrático, alguns professores só vão atrás se houver algum aluno interessado.
De acordo com o Art. 164 e 165 das normas da graduação a atividade de monitoria conta horas de atividade de AAC - Atividade Acadêmica Complementar.
"Art. 164 - As Atividades Acadêmicas Complementares (AAC) terão como objetivo o aproveitamento de atividades, habilidades, conhecimentos e competências desenvolvidas de forma complementar e extracurricular à formação do discente, inclusive aquelas adquiridas fora do ambiente acadêmico."
"Art. 165 - As atividades de AAC poderão ser realizadas em diferentes formas, devendo o PPC estabelecer a carga horária mínima e máxima para cada uma delas, sendo:
...
c) atividades de monitoria;
..¨
Coordenação de Graduação:
Coordenador do Curso: André Duarte Bueno (bueno@lenep.uenf.br)
Secretária do Curso: Michele Damasceno (secgrad@lenep.uenf.br)