Como Ingressar no Curso
Como Ingressar no Curso
O que é o IGC?
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulga, anualmente os resultados do Índice Geral de Cursos (IGC), índice utilizado para avaliar as instituições de ensino superior, públicas e privadas. O índice, considerado o mais importante do país no ensino superior, corresponde à média de notas dos cursos de graduação e pós-graduação.
Na avaliação, entre as universidades públicas federais e estaduais, a UENF está entre as 20 melhores do Brasil, resultado que a mantém na faixa de excelência no ensino superior.
IGC da UENF = 5 (nota máxima)
Maiores detalhes no site da UENF e no site do INEP.
Somos um curso credenciado com mais de 25 anos de existência.
Maiores detalhes no site do e-MEC - Sistema de Regulação do Ensino Superior.
O que é o ENADE?
ENADE é o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. É uma prova aplicada pelo Governo Federal, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
Nota 3
Maiores detalhes no site do INEP.
Somos um curso reconhecido no Brasil e Exterior com uma grande quantidade de ex-alunos atuando nas mais diversas empresas da área, em cargos de gestão e técnicos.
Temos uma infraestrutura de primeira qualidade:
Com laboratórios de ensino e pesquisa em diversas áreas, incluindo:
Veja lista do corpo docente.
MEC
O que é SISU?
"O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem)." Fonte [MEC]
O que é o ENEM?
Exame Nacional de Ensino Médio.
O que são editais específicos?
Além do SISU a UENF tem outras formas de entrada, veja detalhes abaixo e consulte o site da PROGRAD.
PROGRAD
Dados extraídos da página da PROGRAD - Formas de Ingresso na UENF.
Ingresso na UENF Via SISU (Sistema de Seleção Unificado)
O ingresso nos cursos presenciais da UENF é feito atualmente pelo SISU (Sistema de Seleção Unificada). Para participar do processo SISU é necessário que o candidato tenha feito previamente o Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM).
É recomendado que o candidato esteja atento às datas de inscrição no ENEM e as datas de realização das provas. Sem a nota do ENEM o candidato ficará impossibilitado de participar do Edital do SISU no início ano seguinte.
O Sisu é um sistema eletrônico gerido pelo Ministério da Educação (MEC). Todo ano a UENF adere ao Edital do SISU estabelecendo os critérios que serão adotados na seleção e o número de vagas que cada curso irá oferecer.
Os candidatos a uma das vagas dos cursos da Uenf poderão usar a nota do ENEM para participar do SISU. A nota do ENEM, seja geral ou específica por área de conhecimento, será utilizada conforme os critérios estabelecidos no edital de cada curso. Esteja atento aos detalhes do edital para saber o que cada Colegiado de Curso estabeleceu como notas mínimas em cada área do conhecimento, bem como o peso que cada uma dessas áreas.
Por exemplo, um curso da área de ciências biológicas poderá estabelecer um peso (4) na área de conhecimento Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e em um peso (2) na área de conhecimento de Ciências Humanas e suas Tecnologias. O contrário pode ocorrer para um curso da área de Ciências Humanas.
A divulgação do resultado do ENEM, que é feita pelo MEC, ocorre usualmente no início de cada ano letivo. O candidato que pretende se inscrever para algum dos cursos da UENF deve fazer a escolha quando a plataforma do SISU é aberta para inscrições.
As datas para a realização das matrículas são divulgadas na página da UENF, logo que o MEC disponibiliza o cronograma do SISU. Quando as vagas não são preenchidas, há a realização de segunda chamada.
Os candidatos que se inscrever a uma das vagas nas cotas de ações afirmativas deverão apresentar documentos relativos a situação sócio-econômica e aqueles que se inscreverem para cotas étnico-raciais serão submetidos a uma banca de heteroidentificação que ocorre presencialmente.
Ingresso na UENF via Editais Específicos
Anualmente são lançados editais específicos para o preenchimento de vagas ociosas. Há quatro formas de ingresso por edital: Transferência Interna, Transferência Externa, Reingresso ou Isenção de Processo Seletivo
Edital de Transferência Interna: ocorre quando um discente da Uenf deseja se transferir de um curso para outro curso oferecido também pela Uenf. Por exemplo, o discente cursa Licenciatura em Matemática e deseja ser transferido para o curso de Engenharia Civil.
Edital de Transferência Externa: ocorre quando um discente de outra instituição deseja se transferir para um curso oferecido pela UENF.
Reingresso: ocorre quando um discente se formou na UENF e deseja fazer um outro curso, uma ênfase, uma outra habilitação, ou ainda, quando um aluno abandonou o curso por algum motivo e deseja retomar os estudos.
Dispensa de Processo Seletivo: ocorre quando o candidato se graduou em outra instituição e deseja fazer um novo curso na Uenf.
O Edital que trata de Transferência Interna ou Externa, Reingresso e Dispensa de Processo Seletivo é lançado apenas uma vez ao ano, usualmente no mês de outubro de cada ano, nas datas definidas no calendário acadêmico. O número de vagas por curso e os critérios de seleção são informados em Edital próprio.
O candidato será submetido a uma prova e à avaliação de currículo. Normalmente para os casos de Transferência Interna e Externa é exigida uma carga horária mínima que tenha sido cumprida anteriormente.
A matrícula dos candidatos aprovados no Edital é feita antes do início do primeiro período letivo, mediante apresentação da documentação exigida pela Secretaria Acadêmica da UENF.
O discente poderá solicitar a isenção de disciplinas que serão analisadas pelo Colegiado de Curso, que observará as Normas da Graduação que rege a matéria. O discente tem até o fim do segundo período letivo para solicitar a isenção, todavia é recomendado para que essa solicitação seja feita logo ou até mesmo antes do início do primeiro período letivo para que haja tempo hábil para ser analisado e o discente possa se matricular em disciplinas que dependam de pré-requisitos.
Portal da UENF com informações resumidas dos cursos:
Coordenação de Graduação:
Coordenador do Curso: André Duarte Bueno (bueno@lenep.uenf.br)
Secretária do Curso: Michele Damasceno (secgrad@lenep.uenf.br)