Área: 100 m²
O Laboratório de Fluidos possui dois ambientes bem aproveitados através da instalação de bancadas, e da realização de obras para o atendimento de exigências de segurança e meio ambiente. A atividade de caracterização de fluido de perfuração também é usada no desenvolvimento de diferentes fluidos de perfuração, completação e estimulação.
Laboratório de Caracterização de Fluidos de Petróleo
Laboratório de Estudos da Interação Fluido-Rocha
O objetivo é propiciar o desenvolvimento experimental de fluidos de perfuração, avaliação de modelos de previsão de comportamento de poços injetores e produtores e testes para tratamento de poços. Tais atividades são de grande apelo para a interação com a indústria, especialmente pelo impacto econômico decorrente de novos produtos e métodos com as características desejadas.
Entre os principais sistemas experimentais, podemos destacar:
Sistemas de bancada (6) para estudos de escoamento em rochas e material inconsolidado de fluidos contendo suspensões, partículas oleosas e fluidos especiais, composto por bomba de vazão constante (Jasco), célula de confinamento (Tipos: hidrostática (MANTEC), Hassler, triaxial e de fluxo transversal (Temco) ), 5 transdutores (Yokogawa), manômetro, backpressure e agitadores (Vinci) , garrafas de transferência, painel conversor de sinal da (National Instruments), computador com LabView – usados para realizar testes de fluxo direto ou transversal, visando o estudo da interação de fluidos (Água de injeção e reinjeção, óleo, gás, fluido de perfuração e filtrados) com rochas permeáveis para estudos de previsão de comportamento de poços e dano à formação (incrustação, migração de finos, filtração profunda, etc), caracterização de reboco, perda de filtrado de fluidos de perfuração e tratamento de poços , considerando fluxos monofásicos ou bifásicos.
Permeâmetro BRP-350 (Vinci) – usado para medir permeabilidade relativa (água/óleo/gás) , saturação de fluidos imissíveis em rochas confinadas e curvas de dessaturação capilar, em testes de deslocamento bifásico em rochas .
Reômetros AR1500ex (TA Instruments) e M7500 (Gracie) Estudo da reologia de fluidos:
Cromatógrafo de Íons Metrohm 850 Professional IC – com amostrador automático (150 amostras), software MagIC NetTM e colunas Metrosep iColumns. Para análise de concentração de cátions e ânions em soluções.
Contador de Partículas - HIAC 8000A – Contagem por tamanho de partículas em suspensão em água ou óleo com sensores de 2μ a 400μ e de 0.4μ a 5μ
Analisador de partículas - Granulômetro CILAS Modelo 1180L - Análise por tamanho de partículas em suspensão em água ou secas com medidas de 0.4μ a 2500μ com video câmera para análise de forma das partículas.
Medidores de ângulo de contato/tensiômetro KRUSS - Tensiômetro mod. K-11MK2 de Bancada Digital , para medição de superfície e tensão interfacial pelo método de anel e prato, iluminação da superfície do liquido.DAS-100 -Sistema de análise de forma de gotas, para medição padrão automática de ângulo de contato e energia livre de superfície.
Conjunto completo de equipamentos para desenvolvimento e caracterização de Fluidos de Perfuração.
Área de ~70 m²
Área de ~30m²
Sala do técnico do laboratório.
Professores:
Prof. Bruno José Vicente, D.Sc.
E-mail: brunojose@lenep.uenf.br
Carlos Enrique Pico Ortiz, D.Sc.
E-mail: capico@lenep.uenf.br
Adolfo Puime Pires, D.Sc.
E-mail: puime@lenep.uenf.br