Área: 456,00 m²
Prédio anexo ao prédio principal do LENEP, com capacidade para abrigar cerca de 25 pesquisadores/estudantes, que desenvolvem pesquisas para compreensão do reservatório englobando as medidas e análises de dados nas diversas escalas de testemunho, perfis de poço e geofísica de superfície, sobretudo tendo o foco nas propriedades petrofísicas básicas (composição, textura, porosidade, permeabilidade etc), e as propriedades elétricas e elásticas que fazem a conexão com os métodos geofísicos de exploração eletromagnética e sísmica.
A área tem forte interação com a indústria, através de ações de fomento direto de empresas como PETROBRAS, EQUINOR, STATOIL e GALP, como também de empreendedorismo, dando origem a uma empresa de tecnologia no processamento e análise de dados geofísicos (INVISION Geofísica Ltda, www.invisiongeo.com.br).
Salas de Computação:
O Laboratório é composto por duas salas com computadores do tipo workstations para os pesquisadores e estudantes, cada um com 80 m².
Os dois salões de estações de trabalho abrigam respectivamente pessoal vinculado aos grupos de pesquisa Grupo de Inferência de Reservatório (GIR) e o Grupo de Petrofísica, que além do desenvolvimento de novas soluções contam com software especialista obtidos através de doação ou aquisição de licenças acadêmicas como o OpendTect (interpretação sísmica), Interactive Petrophysics e Tesseral (modelagem sísmica).
Salas de Laboratórios
Temos três laboratórios que abrigam sistemas especiais com a seguinte descrição:
Sistema triaxial de deformação e física de rocha ErgoTech – usado para medir propriedades elásticas, elétricas, mecânicas e petrofísicas em condições de reservatório.
Sistema de modelagem física monocanal 2D - usado para aquisição de dados sísmicos ultrassônicos em modelo reduzido de reservatório.
Sistema computacional de modelagem e visualização de dados – composto por um cluster SGI Altix 1300 XE com 1 nó principal e 20 nós computacionais, Process. 2 x Intel Xeon QuadCore, 16 GB de Mem e HD 250 GB; 1 Storage SGI NAS InfinityStorage 42 TB; Projeção Stereo passiva com 2 projetores ProjectionDesigncieneo 3+; Tela Starglas 60– usado para armazenamento de dados, computação de alto desempenho e visualização de dados relacionados à solução de problemas de exploração sísmica, caracterização e engenharia de reservatório.
Salas de Apoio
Salas de técnicos.
Sistema de modelagem física monocanal 2D - usado para aquisição de dados sísmicos ultrassônicos em modelo reduzido de reservatório.
Sistema triaxial de deformação e física de rocha ErgoTech – usado para medir propriedades elásticas, elétricas, mecânicas e petrofísicas em condições de reservatório.
Salas de apoio para parte laboratório.
Área: 100 m2
O laboratório tem os equipamentos para ensaios de petrofísica básica envolvendo medidas de composição química e mineralógica, porosidade, permeabilidade e análises microscópica em lâminas delgadas de rocha.
Realizar medidas petrofísicas.
O laboratório ainda dispõe de um sistema único de medidas de impedância elétrica em testemunhos para estudos do efeito de polarização induzida com o objetivo de desenvolver novas metodologias interpretativas para exploração geofísica com o método eletromagnético. Entre os principais equipamentos destacamos:
Difratômetro de Raios-X D2-Phaser (Bruker) – Utilizado para analisar a composição mineral de amostras pulverizadas (em pó).
Espectrômetro de Fluorescência de Raios-X S2 Ranger (Bruker) – Utilizado para analisar materiais sólidos prensados, em pó, fornecendo os principais elementos ou óxidos para auxiliar na determinação da composição mineralógica.
Permo-porosímetro a gás Vinci Coreval 700 – Equipamento para determinação da porosidade de amostras cilíndricas com diâmetro de 1” ou 1,5” através do método de expansão de gás. Também pode ser utilizado para determinação da permeabilidade a gás pelo método “pressure fall-off” e estudos de compressibilidade de poros. Máxima pressão hidrostática de 69 MPa.
Porosímetro a gás UltraPore-300 (Temco/Corelab) - Equipamento para determinação de porosidade de amostras cilíndricas com diâmetro de 1” ou 1,5” através do método de expansão de gás. Pode ser usado tanto para pressão atmosférica quanto para ensaios com pressão radial confinante até 69 MPa.
Sistema analisador de impedância em testemunhos (Solartron) – Utilizado para determinação da impedância elétrica e permitividade dielétrica.
Microscópio Nova 148P de luz transmitida e câmera digital ZeissAxioCam HRC 13 MP – Utilizado para análise de imagens de lâminas petrográficas.
Porosímetro a Mercúrio PoreMaster (Quantachrome) 220,6 MPa (32000 psi) – Usado para medir a porosidade, permitindo também estimar distribuição de tamanho de poros.
Permeâmetro a gás Perg-200 (Temco/Corelab) - Equipamento para determinação da permeabilidade por fluxo de gás (N2) em amostras cilíndricas de 1” ou 1,5” de diâmetro.
Sala de apoio técnico.
Área: 100 m2
Espaço dedicado ao armazenamento e manutenção de equipamentos de geofísica para realização de experimentos e levantamento de dados geofísicos de campo como parte das atividades de ensino e pesquisa.
Realizar medidas e experimentos em geofísica.
Entre os principais sistemas destacamos:
Sistema eletromagnético (LOTEM- com trans-missor modo T- 3 de 15 KWA e receptor modo V-5);
Sistema eletromagnético a multi-frequência de varredura -54 valores, com transmissor (mod. MG-15 de 3,5 KVA e receptor (mod. V-6);
Sismógrafo de refração e reflexão - - "VSP e Poço-Poço, de 24 canais, dispondo de fonte eletromecânica com impacto equivalente a 15.000 Joules (mod. Strataview R-24;
Sistema de perfilagem de poço - Medição de resistividade SP, RG, nêutron, sônico, caliper, CCL, temperatura modo Auslog Digital Logging System & Robertson;
Magnetômetro fluxgate -3 componentes (modo FM-100B);
Sistema GPS diferencial-LEICA GEOSYSTEM, modo 300;
Sistema de perfilagem de poços -Medição de RG, caliper e imagem acúcsita (BHTV) - profundidade máxima 1000m;
Magnetômetro de precessão de prótons - Medição de campo magnético total e gradiente vertical;
Resistivímetro RD - 300 A. Max. 600V;
Radar de penetração no solo -SIR. Antenas de 100 MHZ. Mono e bi-estático;
Técnico Remilson Barbosa.
Empresa de sucesso na área de modelagem integrada de reservatório e geofísica encubada no LENEP.
Clique na imagem para acessar o site da INVISION.
Professores:
Antonio Abel Carrasquilla, D.Sc. - Petrofísica de Poço
E-mail: abel@lenep.uenf.br
Fernando Moraes, Ph.D. - Geofísica
E-mail: fernando@lenep.uenf.br
Marco Antônio Rodrigues de Ceia, D.Sc - Petrofísica
E-mail: ceia@lenep.uenf.br
Roseane Marchezi Misságia, D.Sc - Petrofísica
E-mail: rose@lenep.uenf.br
Sérgio Adriano Moura Oliveira, D.Sc - Geofísica
E-mail: moura@lenep.uenf.br
Técnico:
Remilson Barbosa da Rosa
E-mail: remilson@lenep.uenf.br