Geologia e Geoquímica de Petróleo
Geologia e Geoquímica de Petróleo
Área: 200 m²
O laboratório de Geologia e Geoquímica do Petróleo é composto por dois módulos laboratoriais de 100 m², sendo um dedicado ao estudo de rochas e minerais e outro à Geoquímica. O Laboratório de Geoquímica tem capacidade analítica para o desenvolvimento de processos científicos/tecnológicos envolvendo a caracterização geoquímica de óleos provenientes de reservatórios e daqueles degradados no meio ambiente, além de extratos de rochas geradoras.
Assim, este laboratório objetiva o desenvolvimento de pesquisas na área de geociências e o auxílio no ensino acadêmico, onde alunos dos cursos, de graduação e pós-graduação em Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo têm contato com ferramentas relacionadas às atividades de exploração, produção e transporte de petróleo, além da caracterização geoquímica de fluidos em Reservatórios, agregando mais conhecimento em relação aos processos de migração e preenchimento de reservatórios, assim como a compartimentação dos mesmos.
Entre os principais equipamentos podemos relacionar:
Espectrômetro UV-Vis Cary 60 (AGILENT) – Usado na análise da fração de hidrocarbonetos aromáticos presentes em amostras de petróleo.
Espectrômetro FTIR Cary 630 (AGILENT) – Usado na análise da fração de resinas e asfaltenos presentes em amostras de petróleo. Por meio desta análise, é possível avaliar qualitativamente, por exemplo, os tipos de compostos polares presentes nas amostras de petróleo.
Analisador de Rocha Geradora SRA TPH (Weatherford Lab) – Usado para identificar e caracterizar rochas reservatório e geradora por meio do aquecimento das amostras utilizando uma temperatura programada em uma atmosfera inerte. Pode-se avaliar o conteúdo orgânico das amostras de rocha, o tipo de querogênio, a maturidade térmica e identificar zonas produtoras de óleo ou gás.
Sistema Pirolisador GC-MS 7890/5975 (Agilent) – Usado, acoplado ao cromatógrafo a gás e espectrômetro de massa, na extração térmica e pirólise da matéria orgânica e hidrocarbonetos presentes em rochas geradoras e reservatório. Estas análises possibilitam o estudo dos compostos biomarcadores saturados e aromáticos de ampla aplicação nos estudos relacionados aos processos de geração, migração e acumulação do petróleo.
Sistema Cromatógrafo a gás CG-MS 6890/5973 (Agilent) – Usado, acoplado a espectrômetro de massa, na análise da composição química do petróleo e de extrato orgânico solúvel de rochas geradoras. Estas análises possibilitam o estudo dos compostos saturados e aromáticos, como os hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA) e ainda, de compostos biomarcadores geoquímicos de ampla aplicação nos estudos relacionados aos processos de geração, migração e acumulação do petróleo. Estas análises geoquímicas também são aplicadas no contexto da poluição ambiental causada por atividades petrolíferas ou por acidentes com derramamento de óleo, sendo realizadas em amostras de solo, sedimentos e água, coletadas de regiões contaminadas.
Sistema Cromatógrafo a gás CG-DIC 6890 (Agilent) – Usado acoplado a detector de ionização em chama na análise da composição química do petróleo e de extrato orgânico solúvel de rochas geradoras, no qual obtêm-se o perfil dos hidrocarbonetos presentes nestes. Este perfil é chamado de fingerprint, pois é considerado a impressão digital do petróleo, visto que é específicos para cada tipo de óleo. Por meio desta análise também é possível obter informações a respeito deste óleo, tais como nível de maturidade, de biodegradação entre outras.
Área: 100 m²
Área aproximada de 15m².
Área aproximada de 40m².
Bancada com diversos com
.
Técnico Laércio Lopes
Professores:
Eliane Soares de Souza, D.Sc.
E-mail: eliane@lenep.uenf.br
Georgiana Feitosa da Cruz, D.Sc.
E-mail: georgiana@lenep.uenf.br
Helio Jorge Severiano, D.Sc.
E-mail: severiano@lenep.uenf.br
Victor Hugo Santos, D.Sc
E-mail: petrovic@lenep.uenf.br.
Técnico:
Laércio Lopes Martins
E-mail: laercio@lenep.uenf.br