O sistema foi desenvolvido com o objetivo de padronizar as orientações aos RPPS e facilitar o acesso dos entes a essas informações. A ferramenta centraliza orientações essenciais para a obtenção do CRP, fornecendo suporte aos atendentes na resolução de dúvidas, controle de acesso e identificação de possíveis erros.
Com essa solução, os atendentes poderão repassar informações aos entes sem a necessidade de abrir consultas frequentes, reduzindo significativamente o volume de consultas ao sistema GESCON. Isso otimiza o trabalho dos analistas, permitindo que se concentrem nas análises.
Além disso, nos últimos meses, a equipe tem reunido as principais perguntas e criado uma seção com respostas detalhadas.Com essas novas diretrizes, a equipe está continuamente aprimorando sua capacidade, fortalecendo sua eficiência e precisão na orientação aos entes, melhorando a comunicação e elevando a qualidade dos serviços prestados. O sistema moderniza a forma como se consultam os atos normativos, oferecendo uma interface simples que facilita o acesso às informações disponíveis na página do MPS.
Dessa forma, o sistema torna o controle das informações mais ágil, facilitando um fluxo organizado de dados e garantindo um atendimento eficiente e sempre atualizado aos entes.
A interface do sistema também conta com uma aba de controle das atividades realizadas ao longo dos dias, auxiliando na gestão das tarefas da equipe e contribuindo para um monitoramento eficaz das ações.
Princípios Fundamentais
Transparência: Assegura clareza nas ações e acessibilidade das informações de atendimento.
Controle: Estabelece mecanismos para monitoramento eficaz das atividades dos atendentes.
Inovação e Modernização
Modernização: Atualiza processos e sistemas para atender novas demandas.
Inovação: Introduz soluções para melhorar a eficácia dos serviços.
Agilidade e Solução de Problemas
Agilidade: Proporciona respostas rápidas e eficientes às necessidades dos entes, simplificando fluxos de informação.
Solução: Foca na resolução proativa de problemas, promovendo um ambiente colaborativo para o compartilhamento de conhecimentos.
Processos e Estruturas
Padronização: Cria normas uniformes para garantir consistência nos atendimentos.
Consolidação: Integra processos para aumentar a eficiência.
Informações Gerais
O Departamento dos Regimes de Previdência no Serviço Público (DRPPS) tem como público-alvo os dirigentes e técnicos dos 2.145 Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) atualmente em funcionamento. Além disso, o departamento presta informações aos 3.421 municípios vinculados ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS) e aos 29 RPPS em processo de extinção, abrangendo, assim, um total de 5.595 entes federativos, conforme dados extraídos do CADPREV.
Diante desse cenário, o DRPPS instituiu a Divisão de Atendimento e Apoio Administrativo (DIATE), com o objetivo primordial de estabelecer um canal direto de comunicação, apoio e acesso à informação para os entes federativos que optaram pelos Regimes Próprios de Previdência.
Tendo iniciado suas atividades em 5 de outubro de 2015, após 6 anos e 9 meses de exercício foi alcançada a marca de mais de 100 mil atendimentos fornecendo informações e orientações aos mais de 2.000 entes federativos, contemplando atualmente os 27 critérios no certificado de regularidade previdenciária, exigidos pela Portaria MTP nª 1.467/2022 e seus regulamentos.
Em 2016, a marca de 10 mil atendimentos foi atingida após 8 meses de atuação, prestando atendimento telefônico, presencial e por e-mail.
Em 2018, foi instituído o sistema Gescon-RPPS, implementado como mais um canal de atendimento, substituindo o encaminhamento de legislações e e-mails, tornando-se o meio oficial de encaminhamento de legislações e consultas dos Entes Federativos pela Portaria MF n° 393/2018.
Em 2020, devido a pandemia, houve a necessidade da criação de um novo canal de atendimento capaz de estreitar ainda mais os laços com os RPPS. Dessa forma, implementamos o WhatsApp Business oficial da Coordenação de Acompanhamento do Atendimento, que atualmente conta com quase 12.000 atendimentos.
Por fim, em 2021, as webconferências passaram a fazer parte do rol dos canais de atendimento, também em decorrência da pandemia do COVID-19, sendo um dos meios mais requisitados atualmente, pela praticidade de comunicação diretamente com os analistas responsáveis pelas áreas técnicas, juntamente com o apoio das técnicas atendentes da Coordenação de Acompanhamento do Atendimento.