Se soubessem o quanto estou desejosa de poder dizer isto aos nossos futuros convidados…
Sempre adorámos receber pessoas em nossa casa. Um café, um almoço informal, um jantar mais requintado, estadias de 2 ou 3 dias, uma semana, meses… adoramos receber e dar a conhecer o local onde vivemos. Foi assim em Pequim, foi assim em Jacarta e acredito que um dia também vai ser assim em Lima. E acho que agora, 5 meses que passaram desde a nossa chegada ao Perú, já me sinto mais ou menos capaz de vos falar desta imensa capital.
Dados gerais
Lima é a capital e a maior cidade do Peru. É a região metropolitana mais populosa do país e a terceira maior da América Latina - depois de São Paulo e da Cidade do México. Situa-se junto à costa, é banhada pelo Oceano Pacífico e estende-se pelos vales de três rios: Chillón, Rimac e Lurin.
Segundo o último Census (2017), a região de Lima compreendia cerca de 9.5 milhões de habitantes, ou seja, 32% da população total do país (que à data rondava os 30 milhões) vivia na capital.
A população peruana fala maioritariamente o castelhano (herança da ocupação espanhola) mas há outras línguas em destaque, nomeadamente o Quéchua e o Aimará – ambas se falam em outros países vizinhos como a Bolívia, o Equador, o Chile ou a Argentina. São maioritariamente católicos.
Factos históricos
O país tem uma História muito rica ligada às civilizações pré-colombianas (referente aos povos nativos que habitavam o território - hoje em dia conhecido como Peru – antes da chegada de Cristóvão Colombo) e à colonização espanhola. Não obstante toda a informação recolhida sobre os Incas – os povos nativos da região – ainda há muito por descobrir sobre esta e sobre as civilizações pré-incas. O Peru é considerado por muitos especialistas como um dos berços da civilização (a par da China, India e Egito) e há provas de que os humanos habitaram esta área geográfica pelo menos 8000 anos a.C.
Acredita-se que os Incas se estabeleceram na zona de Cusco (onde se encontra a famosa “cidade perdida” de Machu Picchu) por volta do século XII e que foram expandindo o seu Império até ao século XV. Nesse século os Incas ocupavam todo o território peruano, parte do Equador, da Bolívia e do Chile e a sua população ascendeu aos 10 milhões. Sensivelmente ao mesmo tempo (1532) chegavam os espanhóis a território Inca. Após muitos confrontos entre as tropas espanholas e os guerreiros Incas, a supremacia das armas europeias levou a melhor e o território passou a ser governado pelos espanhóis até ao primeiro quartel do século XVIII. A ocupação por parte dos espanhóis destruiu muito da cultura Inca no território. Durante a sua presença os espanhóis saquearam e destruíram milhares de artefactos da cultura Inca.
Apesar da Independência em 1821, o país não viu dias mais calmos e o panorama político e social tem sido bastante conturbado até aos dias de hoje. Neste momento aguarda-se a segunda volta das eleições e o país continua dividido na escolha entre “o mau e o menos mau”…pelo menos é assim que tenho ouvido a ser descrito este processo eleitoral. O povo vai novamente a votos dia 6 de junho. Aguardemos.
Curiosidades sobre a capital
. Lima é a segunda maior cidade localizada num deserto, logo a seguir ao Cairo.
. A cidade onde (quase) nunca chove. Ocasionalmente surgem uns pequenos chuviscos durante os meses de inverno.
. É considerada por muitos a capital culinária da América Latina, tem alguns dos melhores restaurantes do mundo e dois deles constam do Top 10: Central (#6) e Maido (#10).
Últimas considerações
Peru não é só Machu Picchu. Lima é uma excelente cidade para se explorar em 3 ou 4 dias; a costa norte é muito boa pela culinária, pelo clima e pelas praias; a região amazónica tem imenso potencial turístico (para além das tarântulas, mosquitos e piranhas); a costa sul tem dunas sem fim, oásis, vinhas e as famosas Linhas de Nazca; a Cordilheira dos Andes - que rasga o país ao meio - tem lagoas de cores surreais, centenas de trilhos para percorrer, ruínas Incas e imensas aventuras à espera dos mais destemidos; o lago Titicaca – na fronteira com a Bolívia – é o maior lago navegável do mundo e, segundo os Incas, o local de nascimento do Sol; Arequipa é Cidade Branca, região dos canyons, vale dos vulcões e moradia do condor; e por último: Cusco e o Vale Sagrado onde podem visitar Machu Picchu (e outros legados Incas) lagoas, montanhas às cores, llamas, vinicuncas e alpacas.
Já visitámos a costa norte e as suas praias em dezembro de 2020: Punta Sal, Máncora, Vichayito e Los Órganos. Que região iremos explorar da próxima vez?
#visitperu #covidpandemic #4tugas&1gatanoperu #visitlima #livinginlima #exploreperu #betinhaemlima #lima #limaperu