Nesse momento de estudo, você entenderá a ferramenta de Marketing Digital, muito usada pelas organizações em suas ações de mercado. Além de ser algo que está em alta no mundo da comunicação, é uma ferramenta que permite interação rápida com o consumidor, além de respostas com dados e conteúdo que auxiliam no desenvolvimento de estratégias de mercado.
Você conhecerá, neste primeiro momento, as funções e conceitos principais do Marketing Digital, para que, depois, possamos discutir sua aplicação e ferramentas. Mas tenha certeza de que já será um momento de muito aprendizado!
Ao final desse estudo você será capaz de entender a importância do Marketing Digital para as empresas, marcas, produtos e/ou serviços, além de conhecer um pouco mais sobre a sua aplicação no mercado. Então, vamos começar!
Você já acessou a internet hoje? E suas mídias sociais? Acredito que a resposta seja sim, ou que logo irá acessar, não é? Agora me responda outra coisa: quantas ações de marketing você já viu durante esse acesso? Várias também. E, agora, para finalizar, como e por que as marcas, empresas, produtos e/ou serviços estão usando tanto a internet para comunicar?
Ah, a resposta dessa pergunta será apresentada nesta lição, quando vamos discutir e estudar o Marketing Digital. Além de entender sua função e características, será um momento de desafio, no qual discutiremos o uso dessa ferramenta pelas empresas, de maneira que obtenham resultados positivos no mercado em que atuam.
Não se preocupe, esse momento será apenas uma introdução ao estudo do Marketing Digital, pois, ainda, há muito o que apresentar e discutir. Então, vamos lá!
Ao analisar o desenvolvimento do marketing vemos que muita coisa mudou, principalmente, por causa da tecnologia. Há uns anos, os profissionais de marketing e as empresas não imaginavam que um dia poderiam interagir rápido e tão próximo de seus consumidores como acontece hoje.
E como esse mercado mudou! Até participar das escolhas de novos produtos e ações de comunicação das empresas os consumidores fazem. Sabia? Então, vamos a um exemplo real para que você entenda mais o marketing digital.
Uma marca bem conhecida que vende o “famoso” miojo lançou uma campanha, no segundo semestre do ano de 2022, ela que era interativa e que buscava, por meio da participação de seu público, a escolha de três novos sabores para o produto. A ideia é a mistura de dois sabores, dentro daqueles que a empresa já possui, e suas vendas serão realizadas a partir de 2023 aos consumidores no mercado, com o lançamento dos novos produtos.
Com ações em mídias digitais, a empresa desenvolveu uma ação com os personagens que apresentam sugestão na mistura de sabores e convidam o público a acessar o site da marca e votar nos três sabores que mais gostaram e querem ver em novos produtos.
Os vídeos apresentam os personagens sugerindo diversas misturas de sabores e ensinando como preparar com os atuais produtos e, ao final, o público é convidado a acessar o link para votar nos sabores que gostaria de experimentar ou ter para consumo.
Todas as ações são digitais, dentro das mídias sociais da marca, e fazem com que o público participe dessa ação de comunicação, mantendo o foco no marketing digital, que busca ser rápido nas respostas e na comunicação entre empresa e cliente.
Ouvir o público é a base e o objetivo dessa ação para criar um novo produto. Não quer dizer que outros meios de comunicação, por exemplo, uma ação de merchandising no ponto de venda não possa ser realizada futuramente, mas o foco agora está na interação com o público e na agilidade da comunicação.
Por meio do marketing digital, essa ação é possível de ser realizada, e pode ter certeza de que o lançamento do produto, também, é usado na internet como principal canal de comunicação. Afinal, a empresa pesquisou e entendeu que é nesse meio que seu público está e que é por ele que o marketing deve ser realizado no mercado.
Vamos começar essa parte do estudo parando um pouco para refletir. Quero que você pense quantas vezes usou a internet para pesquisar informações, interagir com as pessoas ou comprar algo apenas no dia de hoje?
Dificilmente, você dirá que não usou a internet para nada, afinal, a tecnologia digital faz parte da nossa vida, pois vivemos em um mundo globalizado e digitalizado. Toda essa tecnologia e revolução não seria diferente para a área do marketing. A forma como as empresas se comunicam com seus clientes, consumidores e sociedade está, sem sua maioria, baseada no digital, com o uso da internet.
Surgem marcas e organizações virtuais, e as empresas aumentam suas ações na internet e se utilizam do espaço virtual para promover cada vez mais sua imagem, produtos e serviços, a fim de angariar (conseguir) mais clientes.
Assim, passamos a entender e discutir o Marketing Digital, que, segundo Cobra e Brezzo (2010, p. 188), é definido como “[...] uma forma de marketing baseada no uso de meios digitais para realizar comunicação direta, pessoal e que provoque uma reação no receptor. Fundamentalmente utiliza meios baseados na internet, na telefonia móvel e na televisão digital”.
É preciso ver o digital como uma ferramenta de marketing e comunicação, capaz de auxiliar as empresas na venda de seus produtos, serviços ou marcas no mercado, comunicando com o público e segmento de atuação pelo uso da internet.
Révillion et al. (2020) afirmam que o marketing digital usa plataformas que proporcionam experiências aos clientes, por meio de canais digitais de comunicação, ajudando as empresas no relacionamento e interação com os clientes e mercado.
É importante lembrar que, sozinho, o marketing digital pode não atingir os objetivos propostos no planejamento de comunicação e marketing, sendo preciso realizar uma integração entre os meios que serão usados. Pensando nesse ponto, é preciso compreender e conhecer as vantagens do Marketing Digital, que você encontra no quadro a seguir, elaborado segundo Las Casas (2019):
Quadro 1 - Ações que a Promoção de Vendas pode realizar / Fonte: adaptado de Shimp e Souza (2009).
As empresas ganham vantagens com o uso do marketing digital, principalmente na economia, com folha de pagamento, bem como de um ponto fixo para exposição e demonstração de seus produtos, uma vez que isso pode ser feito por meio de suas lojas virtuais na internet.
Assim, a internet funciona como um canal de venda e comunicação com os públicos das empresas. É preciso que você entenda, também, que o marketing digital não vem substituir o tradicional, mas que, sim, haverá uma parceria entre essas ferramentas de comunicação, para que as empresas realizem suas ações no mercado. Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017) afirmam que o Marketing Digital é mais controlável que o tradicional, pois, diferente do marketing tradicional, que busca iniciar a interação com os clientes, o marketing digital tem como objetivo promover resultados para a empresa.
Tais informações são complementadas por Révillion et al (2020), ao afirmar que o marketing tradicional, por meio de suas ações, busca promover produtos e/ou serviços aos consumidores dentro de um mercado. Para isso, utiliza-se de ações que incluem o uso de mídias off-line, como revista, jornal e televisão. O marketing digital, por sua vez, por meio das tecnologias digitais, consegue segmentar os públicos, usando ferramentas como e-mail marketing, mídias sociais e marketing em mecanismos de pesquisa.
Como acontecem as análises de mercado pelo Marketing Digital? As empresas utilizam as mesmas ferramentas do Marketing Tradicional ou ocorrem mudanças? Sim, é preciso fazer essas perguntas, afinal, para que o marketing seja realizado, é preciso que aconteçam diversas pesquisas, análises e levantamentos de informações de mercado.
Você se lembra dos 4P´s, também conhecidos como Mix de Marketing ou Composto de Marketing, que envolvem a análise das variáveis preço, produto, praça e promoção? Tenho certeza que sim. No Marketing Digital, a análise dessas variáveis também é realizada, mas agora com a determinação de 8 P´s. Observe a Figura 1:
Figura 1 - 8 P´s do Marketing Digital / Fonte: Francisco (2017, p. 153)
Os 8 P´s, relacionados ao marketing digital, são divididos e apresentados em, segundo Francisco (2017), Adolpho (2017) e Révillion et al (2020):
Pesquisa: com as ferramentas disponíveis na internet, as empresas são capazes de pesquisar e descobrir características de seu público, além de seu comportamento de compra.
Planejamento: proporciona um direcionamento ao trabalho da equipe de marketing da empresa, contribuindo para a definição das ações que serão realizadas em sites, mídias sociais ou e-mail marketing.
Produção: é aqui que o planejamento começa a ser produzido, e os conteúdos são criados para a venda dos produtos e/ou serviços da empresa.
Publicação: é o momento em que os conteúdos da empresa são publicados em suas mídias digitais.
Promoção: “[...] está relacionada com a produção e a divulgação de informações e conteúdos virais. Assim, esse é o momento de elaboração e disseminação de campanhas promocionais nas redes sociais, em marketing por e-mail ou em links patrocinados” (RÉVILLION et al., 2020, p. 43).
Propagação: acontece quando os conteúdos criados pela empresa são propagados em suas mídias digitais. Nesse momento, acontece a junção do P relacionado à Publicação e à Promoção, com o objetivo de “viralizar” as mensagens da empresa para seu público e mercado.
Personalização: é quando a empresa entende que cada público tem suas características e precisa de ações customizadas de comunicação, assim, personaliza e direciona suas mensagens conforme as necessidades e desejos do público.
Precisão: uso das ferramentas do marketing digital para medir os resultados, sendo que tais informações auxiliarão nas próximas ações a serem planejadas e realizadas.
Apesar de apresentarmos outras variáveis para análise, o preço, a praça, o produto e o ponto de venda continuam sendo analisados dentro desse processo, assim como feito no marketing tradicional. Pensar em marketing digital é entender que as ações de comunicação e marketing serão realizadas com o uso de ferramentas que envolvem a publicidade e a propaganda, além daquelas que já conhecemos.
Segundo Torres (2018), ao usar as tecnologias digitais como ferramenta de marketing, a empresa busca uma ação ativa no mercado, com resultados rápidos e imediatos, sem deixar de criar experiências aos consumidores, buscando sua fidelização. E que tal um exemplo para que você entenda um pouco mais sobre o uso do marketing digital?
Diversas empresas vêm buscando a interação online com seus consumidores, seja pelo uso das mídias sociais ou com ações promocionais, em que o consumidor deve participar e fazer parte do processo de comunicação. Você já deve ter visto ações de marketing que pedem para o consumidor interagir com escolhas de produtos, votações ou compartilhamento de informações. Quando a empresa é capaz de criar um personagem virtual que tem força de mercado a ponto de se tornar garoto propaganda da empresa? Com certeza, você já recebeu alguma dessas ações de marketing digital, não é? Se quiser conhecer um pouco mais, fica aqui uma dica que você pode conhecer mais.
Um grande exemplo dessa interação online com os consumidores é uma rede de varejo que vende eletrodomésticos, produtos para casa, dentre outros, e que hoje possui venda tanto em lojas físicas quanto em canais digitais (site e app). O marketing tradicional dessa empresa é muito usado, mas seu maior destaque é no digital, com a personagem que criaram, isso porque além de representar a empresa, a personagem é a garota propaganda de todo conteúdo de comunicação realizado pela marca.
A força da personagem é tão grande no meio digital que até ações de outras marcas ela já realizou, sendo considerada uma influenciadora digital pelo mercado de comunicação e marketing. Além disso, está disponível nas mídias digitais da marca para tirar dúvidas e “conversar” com o consumidor.
Com o uso de ferramentas digitais, a empresa consegue se manter ativa no mercado e conquistar seus consumidores pela interação da personagem, mas este é só um dos exemplos de ações que você pode encontrar no mundo do marketing. Afinal, a cada dia as empresas buscam se destacar frente a seus concorrentes, propondo ações inovadoras e diferenciadas.
Não esqueça: o marketing digital usará as mesmas estratégias e análises do marketing tradicional para criar suas ações, conhecer consumidor, analisar os concorrentes e diferenciar os mercados. A maior diferença está na rapidez da propagação das mensagens e nas formas de interação com seus públicos.
Ah, e não se preocupe que ainda vamos discutir, em outro momento, como o marketing digital é aplicado no mercado. Fique atento!
Conhecer as ferramentas de comunicação faz parte da formação do profissional de marketing, afinal, é por meio dessas que as ações direcionadas aos públicos serão realizadas, sempre com o objetivo de venda ou divulgação de alguma informação importante e relevante.
Discutimos, aqui, o Marketing Digital, de uma maneira simples e introdutória, para que você fosse apresentado a essa ferramenta e que, daqui para frente, seja possível estudar suas estratégias e formas de planejamento.
Sabe qual será o desafio após esse estudo? Escolher a melhor maneira de usar essa ferramenta, buscando uma interação com o consumidor, a coleta de dados e informações sobre mercado e público e, lógico, a lucratividade da empresa com a venda de seus produtos e/ou serviços.
ADOLPHO, C. Os 8 Ps do Marketing Digital: o Guia Estratégico de Marketing Digital. São Paulo: Novatec, 2017.
COBRA, M.; BREZZO, R. O novo marketing. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
FRANCISCO, C. C. B. Marketing e Comunicação Aplicados ao Terceiro Setor. Maringá: UniCesumar, 2017.
KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 4.0. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.
LAS CASAS, A. L. Administração de marketing. São Paulo: Atlas, 2019.
RÉVILLION, A. S. P. et al. Marketing digital. Porto Alegre: SAGAH, 2020.
TORRES, C. A Bíblia do Marketing Digital. Tudo o que você queira saber sobre marketing e publicidade na internet e não tinha a quem perguntar. São Paulo: Novatec, 2018.