"Você já teve aquele branco diante do computador ou de uma folha de papel? Não soube como começar o texto? Sofreu para transformar o pensamento em palavra escrita? Não ficou satisfeito com o que redigiu? Este curso vai ajudá-lo a ganhar fluência na escrita. O trabalho de produzir textos fica mais fácil e prazeroso quando você conhece e pratica as principais técnicas de redação."
TITULO: Para Escrever Bem: técnicas de redação para o jornalismo, os estudos e a vida
TIPO: Curso EAD, aulas gravadas
CARGA HORÁRIA: 8h
INSTRUTOR: Ricardo Westin e Thaís Nicoleti de Camargo
REALIZAÇÃO POR: Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)
TEMA: Desenvolvimento Administrativo
SUBTEMA: Fundamentos da Língua
TAGS: Redação.
"Uma boa comunicação exige não só a atenção gramatical ou a coesão textual, mas também a melhor forma de alcançar a totalidade do público a quem se destina, respeitando sua diversidade. Nesse contexto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apresenta o Guia de linguagem inclusiva para flexão de gênero: aplicação e uso com foco em comunicação social. O material foi produzido pela Secretaria de Comunicação, com o apoio da Comissão de Mulheres, a fim de viabilizar a adoção de uma escrita inclusiva e representativa nos diálogos e nas produções escritas e visuais da Justiça Eleitoral. A medida atende à Resolução 376/2021, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) (...). “Ao optar por formas neutras, abrangentes e representativas de tratamento, estamos respeitando a identidade e expressão de gênero de todas as pessoas”, diz trecho da publicação. O leitor também pode encontrar dicas de como se expressar de acordo com a Linguagem Inclusiva Não Sexista (Lins), utilizando a neutralização ou abstração de referência a gênero ou a especificação de gênero, como o uso da palavra “pessoa(s)” no lugar do substantivo masculino, normalmente utilizado. Por exemplo: em vez de “(o) eleitor” e “(o) candidato”, substituir pelo emprego de “pessoa” e, assim, eliminar o masculino genérico."
TITULO: Guia de linguagem inclusiva para flexão de gênero: aplicação e uso com foco em comunicação social
TIPO: E-book. Disponível em: PDF.js viewer.
REALIZAÇÃO POR: Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Secretaria de Comunicação.; Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Comissão de Mulheres.
TEMA: Desenvolvimento Administrativo
SUBTEMA: Fundamentos da Língua
TAGS: Flexão de gênero. Linguagem inclusiva. Comunicação social. Redação.
Área: Fundamentos da Língua
CONTEUDISTA: MMFDH
CERTIFICADOR: Enap
CARGA HORÁRIA: 60h
DISPONIBILIDADE: 70 dias
Área: Fundamentos da Língua
CERTIFICADOR: Enap
CARGA HORÁRIA: 8h
DISPONIBILIDADE: 30 dias