REDIRECIONADO DISPOSITIVOS USB PELO RDP COM ALTA COMPATIBILIDADE

Descrição

O terminal VDI CloudMachine da Etecnet possui um método de redirecionamento de dispositivos USB que usa a camada de Hardware. Esse método permite que praticamente qualquer dispositivo USB seja redirecionado para o servidor sem a necessidade do terminal VDI CloudMachine possuir o driver do dispositivo. Este método é útil para permitir o redirecionamento de dispositivos não suportados pelo método de redirecionamento padrão do RDP ou para resolver problemas de incompatibilidade que podem ocorrer quando é usado o método de redirecionamento padrão do RDP. 



As principais vantagens deste modo de redirecionamento são:

1)  Permite redirecionar dispositivos USB não suportados pelo redirecionamento padrão do RDP.  Ex: Scanners, IrDA, Leitor RFID e etc.

2)  O terminal VDI local não precisa ter o driver do dispositivo que deseja redirecionar (o driver será requerido pelo servidor).

3)  Permite resolver problema de mal funcionamento de redirecionamento por utilizar o método de redirecionamento padrão do RDP.

4)  Os softwares do computador remoto enxergam o dispositivo como se ele estivesse conectado fisicamente ao próprio computador remoto.

5)  O dispositivo fica acessível apenas para o usuário que fez o redirecionamento.


Observação: Este método pode proporcionar maior consumo de banda para fazer o redirecionamento se comparado ao método de redirecionamento padrão do RDP, pois neste método, toda comunicação enviada e recebida pelo dispositivo USB é 100% redirecionada para o servidor (o que aumenta a compatibilidade mas reduz a otimização da banda). Já o método de redirecionamento padrão do RDP otimiza a comunicação de forma que só dados restritamente necessários são enviados para o servidor (melhor otimização de banda, porém menor compatibilidade com dispositivos distintos).


Exemplo de dispositivos que podem ser redirecionados usando este método:

Scanners, Impressoras multifuncionais, Webcam, Leitor de glicemia, conversores USB Serial, Leitor Biométrico, Placas de som USB, Joystick, Maquinas CNC, Maquina de corte Laser, Blueetooth, IrDA, Mesa digitalizadora, Leitor RFID ou qualquer outro dispositivo USB não suportado pelo redirecionamento padrão do RDP.

 

Exemplos de dispositivos que não podem ser redirecionados por este método:

Mouse, Teclado, Armazenamento removível, Microfone não USB, saída de áudio não USB, porta serial nativa não USB, porta Paralela nativa não USB. (O redirecionamento destes dispositivos já é suportado de forma nativa pelo RDP e portanto não necessitam deste método de redirecionamento)


Requisitos:

O Servidor dever ser Windows server 2016 ou superior, ou Windows 10 1809 ou superior.


Como Habilitar o redirecionamento de dispositivos USB pelo RDP


Configuração que precisa ser feita no Windows da maquina remota:

Baixe o Install_Redirecionamento_v1.1.zip  E instale o mesmo.

Configuração que precisa ser feita no terminal VDI da Etecnet (CloudMachine).

No terminal VDI Etecnet (CloudMachine) Versão 1.4.6.3 ou superior. Acesse a área de configuração da conexão na qual se deseja fazer o redirecionamento e habilite a opção: Redirecionar outros dispositivos compatíveis

Salve e pronto. Ao conectar novamente a seu computador remoto todos os dispositivos USB suportados que estão conectados ao terminal VDI serão automaticamente redirecionados para o computador remoto e podem ser vistos no gerenciador de dispositivos do computador remoto. (então , se nescessário, o driver do dispositivo pode ser instalado no computador remoto) 

OBS.: é necessário efetuar a conexão RDP com o dispositivo plugado na USB do terminal CloudMachine, pois se a conexão RDP já estiver estabelecida, ao conectar o dispositivo na porta USB, não será feito redirecionamento, porém, depois de estabelecida a conexão RDP com o dispositivo inserido na porta USB, poderá ser desconectado e conectado quantas vezes forem necessárias e o redirecionamento permanecerá ativo.