Backup e Restauração
Usando Backup/Restore, o administrador pode criar um arquivo de backup com todas as configurações relevantes do AADServer. O arquivo de backup será um arquivo ZIP e será colocado na área de trabalho do Administrador
No nome do arquivo de Backup você encontrará a data e hora do momento em que foi realizado o backup.
O arquivo de backup pode ser usado para restaurar todas as configurações do AADServer. Também pode ser usado para copiar rapidamente todas as configurações do AADServer para outro AADServer; use a função Restaurar neste outro AADServer para importar todas as configurações AADS à medida que são colocadas neste arquivo de backup.
Backup
Selecione as opções desejadas, clique em "Backup" e salve o arquivo .ZIP em um local seguro.
O que pode (e não pode) ser colocado no backup, é mostrado:
Logon Automático
Configurações de domínio/grupo de trabalho
Configurações e certificados do gateway SSL
Todas as configurações relacionadas ao controle de aplicativos.
RDP+ Firewall, lista de permissões manuais e lista de negações manuais. Outras listas de FW são criadas e preenchidas automaticamente e não precisam estar em um backup/restauração.
Todas as configurações e arquivos relacionados ao WebServer integrado.
Todas as configurações do AADS.
Pode acontecer que uma opção padrão não esteja marcada, porque esta função AADS não está sendo usada. Por exemplo, se o controle de aplicativos não for usado, não faz sentido incluí-lo no arquivo de backup.
No exemplo mostrado, o SSL Gateway não está selecionado porque o SSL Gateway não é usado neste AADServer.
Opcionalmente, o Backup-File pode ser protegido com uma senha.
Restauração
O primeiro passo é selecionar um arquivo de backup. Quando um arquivo de backup é selecionado, dependendo do conteúdo do arquivo de backup, as opções de restauração serão habilitadas:
No campo "Filename" clique no ícone de pasta ao lado do campo de texto e selecione o arquivo .zip de backup feito anteriormente, se necessário, insira a senha, selecione os checkbox das configurações de backup e clique no botão "Restore".
No exemplo acima,
O arquivo de backup é protegido por senha.
O arquivo de backup não contém nenhum certificado SSL para o gateway SSL.
Observação: após uma restauração, pode acontecer que o Controle de manutenção AADS reinicie sozinho.
Senha
Quando o arquivo de backup estiver protegido por senha, será necessário inserir a senha antes que qualquer opção de restauração esteja disponível.
A restauração completa leva 3 etapas
Quando você quiser restaurar as configurações de logon automático ou domínio, grupo de trabalho, isso precisará ser feito separadamente da restauração de outras configurações de AADS. Uma restauração completa precisa ser feita em 3 etapas:
Logon Automático
Domínio, configurações do grupo de trabalho
Todas as outras configurações do AADS
Verifique todas as configurações após uma restauração
É altamente recomendável que após uma Restauração, o Administrador utilize o Controle de Manutenção AADS, e verifique se todas as configurações estão OK, pois, por exemplo:
O arquivo de backup pode ter 1 ano. Portanto, pode conter configurações que não são mais esperadas. Por exemplo, pode conter configurações de controle de aplicativos para aplicativos que não estão mais sendo usados ou instalados no AADServer.
Para solicitar suporte técnico entre em contato com a nossa equipe de suporte via WhatsApp ou E-mail.
Telefone/Celular: (61) 98132-7941 | (61) 3048-8103 | (61) 3048-8104
E-mail: suporte@thinglobal.com.br | suporte1@thinglobal.com.br