ERROS & SOLUÇÕES

Checklist para soluções de problemas relacionados as eGPUs 

LED indicador de uma Conexão Gigabit Ethernet
CONDIÇÃO CORRETA DE FUNCIONAMENTO

Led indicativo de conexão Gigabit Ethernet

LEDs indicadores de uma Conexão Fast Ethernet
CONDIÇÃO ERRADA DE FUNCIONAMENTO

Leds indicatores de conexão Fast Ethernet

Verificação de REDE

Falta de sincronia ou baixo desempenho da imagem


Estrutura necessária em Gigabit Ethernet(10/100/1000)

Esses componentes precisam ser da velocidade 10/100/1000 - Gigabit.


A Placa de rede do PC;

Cabos de rede; 

Patch Cord;

Switch e Roteadores;

Checklist


NOTA!

Se alguma das eGPUs apresentarem a condição errada - velocidade Fast Ethernet(10/100). Então há um problema na rede, verifique o cabo de rede, conexões e/ou Switch até que o LED verde apague, ficando só o LED âmbar acesso.


Erro de endereço IP 169.254.0.0

O endereçamento automático de IP privado (APIPA) é um recurso de sistemas operacionais baseados em Windows (incluído no Windows 98, ME, 2000 e XP) que permite que um computador atribua automaticamente um endereço IP quando não houver um protocolo de configuração de host dinâmico (DHCP ) disponível para executar essa função. O APIPA serve como um mecanismo de failover do servidor DHCP e facilita a configuração e o suporte a pequenas redes locais (LANs).
Se nenhum servidor DHCP estiver disponível no momento (porque o servidor está temporariamente inativo ou porque não existe nenhum na rede), o computador seleciona um endereço IP de um intervalo de endereços (de 169.254.0.0 - 169.254.255.255) reservado pela Internet Atribuído Autoridade de Números (IANA) para esse fim.

Corrigindo o Erro

Para corrigir um erro em que seu computador tem um endereço IP inválido que começa com 169, você precisa fazer isso para que o dispositivo de rede em seu computador seja capaz de se comunicar com o hardware de rede. Dependendo do motivo exato do erro, você pode conseguir fazer isso redefinindo o hardware de rede, dizendo ao dispositivo de rede no computador para solicitar um novo endereço IP ou alterando algumas configurações no roteador.

Desligue e ligue o hardware de rede. Desligue e desconecte o modem e o roteador e, em seguida, reconecte os dois dispositivos. Quando o hardware da rede for reiniciado e o computador tentar se reconectar à rede, ele poderá obter um endereço IP válido.

Use o solucionador de problemas de rede do Windows. Esse processo automatizado cuida da maioria dos problemas de rede, incluindo aqueles que impedem um computador de obter um endereço IP válido.

Solicite um novo endereço IP. Isso é um pouco mais complicado porque você precisa abrir um prompt de comando e inserir uma série de comandos. Geralmente, isso permite que o computador obtenha um endereço IP válido.

Verifique as configurações de DHCP no roteador. Existem duas maneiras de um roteador atribuir endereços IP. O roteador atribui dinamicamente um endereço IP exclusivo a cada dispositivo, sem nenhuma entrada sua, ou você deve atribuir um endereço IP estático exclusivo a cada dispositivo manualmente. DHCP é a configuração que permite a um roteador atribuir endereços IP dinamicamente. Se esta configuração estiver desativada e você não tiver definido um endereço IP estático para o computador, não será possível acessar a Internet.

Desative o roteador. Em alguns casos, você pode corrigir esse tipo de problema desativando o dispositivo de rede e reativando-o ou desinstalando e reinstalando o driver. Esses são processos semelhantes que exigem que você acesse o Gerenciador de Dispositivos do Windows.

Atribuindo IP manualmente as placas externas - EGPUs Etecnet

Uma das disponibilidades das EGPUs é fixar de forma manual os IPs que serão usados para a comunicação TCPI/IP, lembrando que isso só se faz necessário caso a estrutura de rede não conte com um servidor DHCP.

Clique sobre a EGPU que deseja fixar o IP, depois clique no botão Configuration, conforme imagem abaixo. OBS: O PC servidor tem que está na mesma faixa de IPs das placas de vídeo - EGPUs.

Janela para configurar o IP manualmente na EGPU

IMPORTANTE!

Para poder configurar o IP manualmente ambas as opções de "ASSIGNMENT" e de "CONNECTION", precisam está com o status "FREE".

Caso algum deles esteja com o status "OUTHER PC", clique no botão "CLEAR" para que a EGPU possa ser desassociada do outro computador servidor.

Verifique se o eGPU pegou IP corretamente 

Caso contrário, verifique possíveis problemas de rede, verifique se o DHCP está habilitado e/ou funcionado bem.

eGPUs Localizadas na Rede

Exemplo de eGPUs localizadas com seus respectivos ID: 1, 2 e 3 e cada um com um IP atribuído

Ping o eGPU

Verifique se o ping é respondido, caso contrário, verifique possíveis problemas de rede até que o ping funcione.


Verificar se a Build do Windows 10 

A versão deve ser win10 1809 ou inferior. Builds de versões superiores a 1809 usam a nova especificação de driver da Microsoft que ainda não estão estáveis.

Verificar e certificar que os softwares foram instalados 

Na sequência abaixo:

a) Gerenciador de EGPUs - Gerenciador_EGPU_V_15_0402_1104.exe (instalar e reiniciar o PC quando solicitado).

b) Driver das EGPUs - EGPU_Driver_v2.0_Win8_Win10_200121CL3408iDisplaySetup.exe" (instalar e reiniciar o PC quando solicitado).

Atenção: não deixe de reiniciar o PC quando solicitado após a instalação de cada software acima


Durante a instalação do gerenciador ou ao executar o gerenciador de eGPUs pela primeira vez é importante permitir o acesso à rede para o memo. (Se necessário, desabilite o Firewall do Windows a fim de confirmar que o mesmo não está bloqueando a conexão.)

Atenção: não fornecer permissão total a rede para o software de gerenciamento de eGPU irá provocar um mau funcionamento do mesmo.

Abrir o dxdiag do Windows

Verificar se o Driver da placa de vídeo on-board está instalado corretamente e atualizado. (A versão do modelo do driver on-board deve ser WDDM 1.3 a 2.5)

Ainda no dxdiag do Windows

Verificar se o Driver da eGPU está instalado corretamente e atualizado. (Essa verificação serve apenas para o driver “EGPU_Driver_v2.1_Win10_200217CL3418iDisplayUmdf.exe”)

OBS.: esse é um driver experimental, desenvolvido emergencialmente para resolver um problema de estabilidade das novas especificações de vídeo das versões do Windows superiores à build 1809.

Note que este driver não dá suporte a Vídeo Wall, apenas o recurso de extensão é suportado.

Verificar se o computador segue as especificações mínimas de acordo com seu vídeo Wall

Verifique se seu computador possui as configurações recomendadas conforme a quantidade de eGPUs ligadas ao mesmo

Nota 1: Instalar uma placa de vídeo adicional reduz o uso de CPU e melhora o desempenho quando o conteúdo exibido é vídeo.

 Nota 2: Já testamos com sucesso as placas de vídeo abaixo:

Intel UHD Graphics 630 (on-board do processador i7-9700K)

NVIDIA Geforce GTX 980

NVIDIA Geforce GTX 980 Ti

NVIDIA Geforce GTX 1080

AMD Radeon R7

AMD Radeon R9


Problema de associar e não conectar o dispositivo, casso o problema mostrado na imagem abaixo ocorra, será necessário formatar o PC, pois o registro do Windows está corrompido

Caso os problemas relacionados a rede continuem, recomendamos que seja feita uma rede LAN privada, somente com o PC e as placas de vídeos EGPUs, conforme diagrama de conexões anexo. Se o problema permanecer, isso ajuda a eliminar a possibilidades do problema ser na rede existente. 

Se após esses procedimentos não funcionar, favor informar a marca e modelo da placa de vídeo que está utilizando no PC (Onboard ou Offboard), a quantidade de memória RAM e o processador.


Observações estatísticas:

1- As EGPUs não funcionam com PCs ligados a rede wireless

2- 99% dos casos de mal funcionamento estão relacionados a um dos casos citados acima.

3- 0,999% está relacionado a outro problema.

4- 0,001% está relacionado a defeito na placa EGPU.


Quando o EGPU está associado corretamente, o gerenciador de dispositivo deve estar como a imagem ao lado

Verifique se o papel de parede do desktop está preto

Se estiver coloque uma imagem de fundo para facilitar a visualização quando os monitores “subirem”. (Em alguns casos, a a tela estiver preta pode ser que o monitores já estejam exibindo vídeo, mas o fato do desktop estar com o fundo preto, acaba passando despercebido)


Em alguns casos o driver de vídeo do eGPU mostra como se estivesse usando o driver da placa on-board. 


Ao habilitar o vídeo Wall, uma das eGPU fica mostrando o conteúdo de outra eGPU

 (como se tivesse espelhada)

Como pode ser visto no exemplo da imagem ao lado, a eGPU de ID 6 em vez de exibir sua imagem corretamente, está exibindo a imagem da eGPU de ID 1 de forma duplicada. Para solucionar esse problema será necessário regravar o firmware SMSC do dispositivo, entre em contato com o suporte técnico para proceder com a solução.

Legenda da OSBASE nas TVs

Quando esse erro acontece, possivelmente os drivers estão incorretos, será necessário desinstalar os softwares utilizados para a execução do gerênciador das placas de vídeos EGPUs (Launch Network USB Setting Utility)  e instalá-los novamente.

Solução

Instalando e configurando as Placas de Vídeo externa EGPU 

Endereço de IP em vermelho e Placa eGPU não recebe imagem

Esse erro acontece quando utilizamos um IP fixo e ele entra em conflito com outro aparelho do mesmo IP ou quando o IP da Placa eGPU está em uma faixa de rede diferente do PC Gerenciador.

Solução

Entre no Gerenciador eGPU Network USB Setting Ultility, selecione a placa eGPU que apresentou erro no IP e clique em Configurações, após isso selecione o checkbox "DHCP" e salve as configurações clicando em "SET", caso isso não resolva entre em contato com a sua equipe de redes e veja a possibilidade de criar uma sub-rede somente para as eGPUs e o PC Gerenciador. 

Para solicitar suporte técnico entre em contato com a nossa equipe de suporte via WhatsApp ou.

Telefone/Celular: (61) 98291-2014 | (61) 3048-8103  | (61) 3048-8104

E-mail: suporte@thinglobal.com.br | suporte1@thinglobal.com.br 

Revisado por:  Mayara Vieira (09/03/2023) Mayara Vieira (10/03/2023)