A Universidade Sénior do Rotary Club de S. João da Madeira foi fundada no dia 5 de dezembro de 2005, por iniciativa do clube rotário, quando era seu presidente Fernando Laranjeira, sendo igualmente suas fundadoras as rotárias Ana Margarida Azevedo, Joana Mesquita e Susana Silva que, desde então, assumiu a direção da Universidade, cargo que tem mantido até hoje. A primeira aula foi ministrada pelo Dr. Magalhães dos Santos nesse mesmo dia, aos quarenta e dois alunos, os que então constituíam o corpo discente. Este projeto enraizou-se na vida social e cultural sanjoanense, envolvendo hoje mais de vinte professores voluntários e mais de cem alunos.
Até julho de 2020, a Universidade funcionou num imóvel alugado, sito na Av. Benjamim Araújo, nº334, a chamada “casa rosa”. O crescimento da Universidade, tanto qualitativa como quantitativamente, levou o Rotary Club a procurar, junto da autarquia, umas novas instalações que satisfizessem as necessidades da instituição.
A primeira proposta da autarquia, feita no mandato do presidente Ricardo Figueiredo, ia no sentido da cedência do Palacete dos Condes, que se encontrava há longos anos sem utilização e num estado de conservação problemático. Em 2020, a autarquia reconsiderou essa cedência e, já sob a presidência de Jorge Vultos Sequeira, fez nova proposta ao Clube: as antigas instalações da ACAIS (Associação do Centro de Apoio aos Idosos Sanjoanenses) na Rua Alão de Morais, 237, uma vez que esta instituição mudara para novas instalações.
Foi opinião consensual, no clube, que este espaço reunia melhores condições para instalar a Universidade. Assim, no dia 29 de junho de 2020, a Câmara Municipal de S. João da Madeira e o Rotary Club assinaram um protocolo de cedência destas instalações. A cerimónia de assinatura decorreu no salão nobre do Fórum Municipal com as duas entidades representadas, respetivamente, pelo presidente da Câmara Jorge Vultos Sequeira e pelo presidente do Rotary Ricardo Laranjeira, estando presentes a diretora da Universidade, Susana Silva, a vereadora da ação social Paula Gaio e outros elementos da Câmara e do Rotary.
O edifício da nova sede da Universidade Sénior do Rotary Club de S. João da Madeira, um dos chamados “palacetes brasileiros”, muito comuns em S. João da Madeira, foi construído na década de 1950 por Hernâni Nicolau, um rotário que viria a ser presidente do Rotary Club de S. João da Madeira, no ano rotário de 1977/78. Com a morte de Hernâni Nicolau, em 1984, e na ausência de herdeiros diretos, o imóvel acabou por cair na esfera da autarquia e, posteriormente, cedido à ACAIS.
De certo modo, a cedência do palacete de Hernâni Nicolau ao Rotary Club de S. João da Madeira representa um “regresso às origens”. Se fosse vivo, o companheiro Hernâni Nicolau sentir-se-ia orgulhoso de ver a sua casa ao serviço da comunidade sanjoanense. SERVIr é, afinal, um dos lemas de vida de todos os rotários.
A Universidade Sénior de S. João da Madeira tem um endereço próprio em:
(Até 30 de junho de 2020)
(A partir de 1 de julho de 2020)
(Falecido a 28 de novembro de 1984)
(Agradecimento ao Professor Daniel Neto, pela cedência destas imagens.)
http://sjmadeira.mygead.com/pub/search/results?P=8748D119-0937-42B8-81E2-040011C028D9&Q=1978&Pag=2#