O Rotaract é um programa do Rotary dedicado à prestação de serviços, integrado por jovens de 18 a 30 anos, que podem estar sediados na comunidade ou numa universidade. O Rotaract é um dos programas de maior sucesso do Rotary, um verdadeiro fenómeno com mais de 8.400 clubes em 170 países e regiões geográficas.
Congresso Nacional 2012
O tempo passa a correr e como tal estamos quase no Congresso Nacional 2012 em Braga e V.N. Famalicão.
O Congresso constitui o mais importante acontecimento do ano 2012 dos dois Distritos e como tal, tem como objectivo principal o fortalecimento das relações de companheirismo entre os Clubes dos Distritos Portugueses, durante este período, convido todos a reflectir na nossa vivência enquanto Interactistas e Rotaractistas. De facto, a crise de Ideias e Valores que espalha-se na comunidade mundial, em particular nos mais jovens, é notória e os Interactistas e Rotaractistas devem ser um foco de luz nessa escuridão.
Juntos, VAMOS FAZER O QUE AINDA NÃO FOI FEITO.
O Congresso Nacional é aberto a todos clubes do movimento Rotário: ROTARY/ROTARACT/INTERACT E ROTARY KIDS
Site Congresso Nacional 2012: www.wix.com/congressortc_itc2012/congresso
Sejamos mais participativos, mais Amigos, mais Rotaractistas e Interactistas.
O Congresso Nacional é uma oportunidade para a palavra Companheirismo ganhar um novo significado!
Realizou-se durante a tarde do dia 9 de julho, na Praça Luís Ribeiro, mais uma recolha de sangue organizada pelo Rotaract Club de São João da Madeira em parceria com o Instituo Português do Sangue.
O Rotaract, organização juvenil de Rotary Internacional, agradece a todos os intervenientes, Câmara Municipal de São João da Madeira, Polícia de Segurança Pública, Dezaine e Rotary Club local, pela colaboração prestada.
É, sobretudo, de enaltecer o exemplo das pessoas que participaram na colheita: as 50 que se inscreveram e as 37 que foram dadoras.
ENCONTRO DE ROTARACT E INTERACT
Estamos cada vez mais perto do primeiro evento Distrital...
O encontro de Rotaract e Interact...
As inscrições estão abertas.
Inscrições até dia 15 de Setembro (pois temos que fazer as marcações);
Enviar por e-mail comprovativo de pagamento (só assim será oficializada a inscrição), mais:
•Nome;
•Idade;
•Club;
•Contacto telefónico.
Nib: 001800031774786602069 (Andreia Tavares)
No preço de 15€ já está incluido: visita ao Zoo (até às 19h30m), almoço (prato, bebida e sobremesa), atrações e visita ao Jardim da Casa Museu e, ainda outras surpresas que vos preparamos.
Aguardamos as vossas inscrições. Não deixes de participar nesta atividade de puro companheirismo e fortalecimento de laços.
Rotaract Club de Espinho
Mais informações em: http://rtcespinho.blogspot.com/
TRANSMISSÃO DE TAREFAS NO ROTARACT DE S. JOÃO DA MADEIRA
No passado dia dia 4 de Julho de 2011, realizou-se, no Hotel WR, a transmissão anual de tarefas do Presidente do Rotaract Ricardo Laranjeira, para o novo Presidente, João Lima, durante a Reunião Festiva em que se procedeu também à transmissão de tarefas no Rotary Club de S. João da Madeira, de Fernando Laranjeira para Susana Silva.
Aqui fica um breve testemunho fotográfico do evento. Para uma visão mais pormenorizada da Reunião, pode visitar a página principal deste sítio.
O Conselho Director do Rotaract para 2010/11 ficou assim constituído:
João Lima - Presidente
Inês Cunha - Secretária
Soraia Lima - Tesoureira
André Silva - Protocolo
07/07/2011
(Para ler todo o texto, clique na seta à direita)
O dia 4 de Julho de 2011 ficou a marcar mais uma transmissão anual de tarefas no RC S. João da Madeira, dos companheiros Fernando Laranjeira para Susana Silva. Estiveram presentes os Clubes Rotários de Vale de Cambra, Oliveira de Azeméis, Estarreja, Sever do Vouga, Murtosa e Espinho.
Após a recepção, a apresentação do protocolo pelo companheiro José Rocha, a saudação às bandeiras e a apresentação Rotária, deu-se início à cerimónia, com a transmissão de tarefas do Rotaract, de Ricardo Laranjeira para o novo Presidente, João Lima.
Na intervenção que se seguiu, o presidente cessante, Fernando Laranjeira, começou por fazer um breve historial do RC de S. João da Madeira, lembrando as duas grandes vertentes da sua actividade: por um lado, a sua colaboração a nível distrital, nacional e internacional para o movimento rotário, por outro, a sua implantação no tecido social sanjoanense, através de projectos como a Universidade Sénior, a Bolsa de Material Ortopédico, o Projecto de Saúde Oral, as Bolsas de Estudo e tantos outros. O companheiro Fernando Laranjeira lembrou que, excepcionalmente, este era o seu segundo mandato á frente dos rotários de S. João da Madeira, mas que, no seu mandato anterior, em 2005/06, fora possível concretizar o sonho da Universidade Sénior, para o qual contribuíram, nessa época, muitos outros companheiros, dos quais destacou a companheira Ana Margarida Azevedo. Fernando Laranjeira caracterizou o ano que termina como um ano de intensa actividade pessoal e do club, ao nível do relacionamento institucional com Rotary nacional e internacional. Destacou, por exemplo, a presença de quatro elementos do RC SJM na Convenção de Nova Orleães, onde foi o club português mais representado e ainda a recente presença de uma delegação do IGE entre nós.
O momento seguinte foi a transmissão do colar, cerimónia com um elevado valor simbólico, porque nesse colar constam os nomes de todos os presidentes desde a fundação do RC SJM. A partir desse momento, a nova presidente assumiu o seu lugar na mesa da Presidência. O presidente cessante impôs ainda as insígnias à Presidente Eleita, companheira Deolinda Nunes e entregou, à guarda do companheiro Jorge Miguel, o título de Sócio Honorário do RC SJM destinado ao pintor e rotário brasileiro Rocha Maia, grande amigo do nosso club.
Seguiu-se o agradável e eficiente serviço de jantar, momento oportuno para os convivas trocarem impressões, experiências e pontos de vista, gerando um saudável ambiente de confraternização que está na matriz do nosso movimento.
Durante o período reservado a intervenções, foram oradores o companheiro João Lima, do Rotaract, falando dos projectos dos jovens rotários sanjoanenses, o companheiro Alcides Sá Esteves, do RC de Estarreja, em representação dos Clubes presentes, que enalteceu o papel do RC de S. João da Madeira enquanto “club-âncora” do norte, os companheiros Júlio Oliveira e Joana Mesquita, do RC de S. João da Madeira e, finalmente, o Senhor Vereador Dr. Ricardo Figueiredo, em representação do Senhor Presidente da Câmara Municipal. O Sr. Presidente da Junta de Freguesia ofereceu também uma recordação à novel presidente, desafiando-a à participação da Universidade Sénior nas iniciativas da Junta de Freguesia.
A estas intervenções seguiu-se uma surpresa: a entrada do Coro da Universidade Sénior, para homenagear a nova Presidente e Directora da instituição. Foi uma intervenção bem-disposta que provocou o riso geral da assistência, porque as quadras começavam por caracterizar a visada de forma algo “assustadora”, para depois dizer que tudo aquilo era mentira e que estávamos em presença de um ser humano com um coração grande e bondoso.
Na intervenção que se seguiu, a nova Presidente, Susana Silva, definiu-se como “mulher de poucas palavras”, que gosta sobretudo de acções, por isso, tentaria fazer da intervenção ao nível social uma das grandes vertentes do seu mandato. Referiu, nomeadamente, a intenção de levar a cabo, com voluntários da Universidade Sénior, um projecto que consiste na distribuição de sopa às pessoas idosas, que vivem sós e impossibilitadas de se alimentarem. Manifestou ainda a intenção de prosseguir com os projectos já em desenvolvimento, nomeadamente a Saúde Oral e as Bolsas de Estudo. Apresentou, seguidamente, o novo Conselho Director, cuja composição pode ser consultada na secção respectiva.
Usou finalmente da palavra o Governador-Assistente, companheiro Simões Pinto, que, depois de enaltecer o papel do Rotary Club de S. João da Madeira e de enaltecer a renovação geracional a que se está a proceder, leu uma mensagem do Governador do Distrito 1970, António Goes Madeira, lembrando os grandes princípios do movimento rotário e desejando à nova Presidente e a toda a sua equipa as maiores felicidades no cumprimento do seu programa para o ano rotário que ora se inicia.
Terminava desta forma mais um momento alto na vida do Rotary Club de S. João da Madeira, um momento que confirmou a absoluta certeza e confiança no aprofundamento da acção rotária em S. João da Madeira.
Felicidades para a Presidente e para a sua equipa!
O momento da transmissão do colar de Presidente (Ricardo Laranjeira - João Lima)
O novo Presidente, João Lima, no uso da palavra.
A mesa dos jovens rotários.