Ligações
Facebook do Clube Facebook da Universidade Sénior Website da Universidade Sénior
(Presidência de José Rocha)
Lema do ano rotário 2020/21
Holger Knaak
Presidente de Rotary International
Sérgio Almeida
Governador do distrito 1970
José Rocha
Presidente do Rotary club de S. joão da Madeira
Atento às novas realidades do mundo empresarial e da formação profissional, o Rotary Club de S. João da Madeira vai levar a cabo, no dia 25 de junho, pelas 19.15, nos AUDITÓRIO SANJOTEC, uma palestra subordinada ao tema “Porquê Indústria 4.0?”. Os palestrantes convidados são dois ilustres conhecedores das temáticas a abordar, nomeadamente o esclarecimento do conceito “Indústria 4.0”.
O Eng. Américo Azevedo é Coordenador do CESE - Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais, do INESC TEC e Diretor Científico do FABTEC - Laboratório de Processos e Tecnologias para Sistemas Avançados de Produção. Além disso, é professor Associado com Agregação da FEUP e docente na Porto Busines.
O Eng. Elísio da Mota e Silva é Diretor da DUAL, o Departamento de Qualificação Profissional da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã e é membro de grupo de trabalho Luso-Alemão para a Qualificação Profissional, no âmbito de acordo de cooperação entre os governos de Portugal e Alemanha. Além disso, é Formador e Consultor, nas áreas automóvel, gestão industrial e empresarial. Possui, ainda, formação superior em Engenharia Electrotécnica e Pós-graduação em Estudo do Trabalho e Organização Empresarial.
O Rotary Club convida todos os interessados, particularmente empresários e formadores, a participarem nesta palestra, de modo que ela possa atingir os objetivos a que o clube se propõe.
O Rotary Club de S. João da Madeira levou a cabo, no dia 25 de junho, no auditório da SANJOTEC uma palestra subordinada ao tema “Porquê Indústria 4.0?”. Os palestrantes convidados foram dois ilustres conhecedores das temáticas a abordar: os engenheiros Américo Azevedo, Coordenador do CESE, e Elísio da Mota e Silva Diretor da DUAL, o Departamento de Qualificação Profissional da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã. Durante mais de uma hora, palestrantes e público tiveram oportunidade de partilhar conceitos, de sugerir desafios e de apontar caminhos possíveis, neste mundo em permanente mudança. Esta foi uma iniciativa que atingiu plenamente os objetivos a que se propunha: suscitar debate, contribuir para mudanças necessárias e urgentes. Parabéns ao Rotary Club de S. João da Madeira e aos seus convidados.
Sessão na Câmara Municipal
Oferta do Governador ao Presidente da Câmara
Oferta do Presidente da Câmara ao Governador
Encontro na sede do Clube.
O Governador do distrito rotário 1970, companheiro Sérgio Almeida, deslocou-se a S. João da Madeira, no passado dia 17 de maio, para levar a cabo alguns atos que não tinham sido possíveis na visita de 27 de fevereiro, realizada por teleconferência, em condições de confinamento muito restritas.
NA CÂMARA MUNICIPAL
A visita iniciou-se na Câmara Municipal, onde uma delegação do nosso Clube acompanhou o Governador num encontro com o Presidente da Câmara, Jorge Sequeira. Usaram da palavra o companheiro José Rocha, presidente do clube, o Governador Sérgio Almeida e o Presidente da Câmara. A oportunidade foi aproveitada para as duas entidades passarem em revista as suas relações institucionais, reconhecendo a mútua vantagem de manterem e aprofundarem essas relações, nomeadamente em projetos como a Universidade Sénior e a Sopa Solidária, integrados na Rede Social do município.
Como o companheiro Sérgio Almeida pertence ao Rotary Club de Arouca, a troca de impressões deslocou-se também para a relação de proximidade existente entre os dois municípios e os dois clubes. Foi um momento de boa disposição e de evocação da memória de momentos e situações em que essa proximidade foi mais patente. O encontro terminou com uma significativa troca de lembranças, em que se evocaram também as relações institucionais e afetivas dos clubes e dos concelhos.
NA SEDE DO CLUBE
Após o encontro na Câmara, o companheiro Governador deslocou-se à sede do clube, onde era aguardado por uma delegação mais alargada de companheiros do clube. Depois de longos meses afastados da sede do clube, foi com alguma emoção que este grupo de companheiros voltou a entrar naquela sala. Durante a troca de prendas, o Governador ofereceu ao Clube uma lembrança do ano rotário e o livro “Lemon - Uma viagem para a felicidade”, de sua autoria. Por sua vez, o clube ofereceu um retrato do governador, da autoria do companheiro Jorge Miguel, na continuidade de uma tradição que há muito se mantém neste clube. A oportunidade foi, também, aproveitada para uma troca de impressões acerca da vida do clube e do movimento rotário nacional e internacional.
A Visita do governador Sérgio Almeida, apesar de realizada a dois tempos e nas condições em que o foi, não deixou de ser um momento alto na vida do clube e de se constituir num incentivo para prosseguirmos o nosso caminho, aproveitando aquilo que este ano difícil ano de 2020-21 reforçou na nossa ação: a solidariedade com os mais necessitados, a resiliência, a capacidade de adaptação, o espírito de companheirismo e um certo alargar de horizontes que a comunicação digital nos proporcionou. Mesmo em condições diferentes e difíceis, confirmou-se que “O Rotary Abre Oportunidades”.
Rotary Club de S. João da Madeira
No cumprimento do princípio rotário de “dar de si antes de pensar em si”, o Rotary Club de S. João da Madeira, nas pessoas do seu presidente José Rocha e do past-presidente Ricardo Laranjeira, entregou, no passado dia 21 de abril de 2021, uma cadeira de rodas elétrica a uma utente do lar de S. Manuel, da Santa Casa da Misericórdia de S. João da Madeira. “Muito obrigado a todos e que Deus vos proteja", foram as palavras que ouvimos da destinatária da nossa doação.
Refira-se que que a utente em causa procurava, há longo tempo, resolver o seu problema de mobilidade dentro do lar, uma vez que a cadeira de rodas que tinha anteriormente se avariara e a sua reparação se tornara inviável ou demasiado dispendiosa. Colocados perante o problema, os membros do Rotary Club de S. João da Madeira decidiram quotizar-se para adquirir uma nova cadeira, que integrará, também, a Bolsa de Material Ortopédico que o clube partilha com a CERCI de S. João da Madeira.
No ano do seu 58º aniversário, esta é mais uma ação que fica a marcar a vida do clube, cuja tradição de serviço à comunidade é um dos principais pilares da sua existência, bem como do movimento rotário a nível mundial
O Rotary Club de S. João da Madeira fez 58 anos, no mesmo dia em que também o Rotaract de SJM completava o seu 17º aniversário. Para festejar a data, os membros do clube e muitos amigos e familiares conviveram, por teleconferência, durante a reunião semanal do clube. O Governador do distrito, companheiro Sérgio Almeida, e três past-governadores brindaram-nos com a sua presença amiga, evocando momentos e situações marcantes destes 58 anos. Depois de várias intervenções de júbilo, entre as quais a de Peter Gay, presidente do Rotaract C SJM, sempre marcadas pela boa disposição, houve direito a brinde e a uma animada interpretação do "Parabéns a você". Na impossibilidade da presença física num mesmo espaço de convívio, ficou este significativo sinal de um companheirismo que resiste a todas as adversidades.
Entrevista do presidente José Rocha ao Jornal "O Regional", a propósito do 58º aniversário do clube.
VOG - Hoje, mais do que nunca, a sociedade precisa de Rotary.
Como é tradição anual, o Rotary Club de S. João da Madeira recebeu, no dia 27 de fevereiro, a Visita Oficial do Governador de Distrito 1970 (norte e centro), companheiro Sérgio Almeida. Dadas as circunstâncias pandémicas, o encontro não pode realizar-se nos moldes habituais, com jantar festivo, optando-se pela segurança da teleconferência.
Pelas 18h, o Governador reuniu-se com os membros do clube, para fazer um balanço da sua atividade e traçar metas para o futuro.
Pelas 18.45, o presidente do nosso Clube, José Rocha, iniciou a sessão aberta a convidados, saudando todos os presentes, referindo que era uma enorme honra para o Clube ter ali tantos amigos, mesmo numa circunstância tão particular e difícil como aquela que nos encontramos. Entre os convidados encontravam-se entidades oficiais e membros de dezoito Clubes do Distrito, chegando a ultrapassar a meia centena de participantes. A Assembleia Municipal encontrava-se representada pela Drª Clara Reis enquanto as vereadoras Irene Guimarães e Paula Gaio representavam a Câmara Municipal.
O momento dos convidados e dos jovens
Em nome dos clubes presentes, usou da palavra Alcides Sá Esteves, do Rotary Club de Estarreja, feliz por poder partilhar aquele momento, “depois de tanto tempo de ausência de contactos pessoais”. Lembrou que, sendo “Rotary a maior organização mundial de serviços, é nos momentos de crise que os clubes rotários são mais necessários às suas comunidades. E este é um momento de crise”.
Oradora seguinte, a vereadora Irene Guimarães, falando em nome do presidente, cuja agenda não lhe permitiu estar presente, saudou e cumprimentou todos os presentes e lembrou os grandes valores de Rotary, a fraternidade, o espírito de serviço â comunidade, a união na diversidade, a integridade, a valorização da liderança, valores também extraordinariamente importantes para a comunidade de São João da Madeira.
Peter Gay, Presidente do Clube Rotaract de SJM, manifestou o seu regozijo por poder ver ali tantas caras conhecidas, apesar do afastamento físico. Para os jovens, “esta tem sido também uma época difícil, devido às diferentes circunstâncias que os condicionam, estudos, início da atividade profissional, confinamento”. Manifestou esperança de que, em breve, as circunstâncias possam alterar-se e os jovens rotários voltem à realização dos seus projetos.
O Rotary Club sanjoanense na palavra do seu presidente
Seguidamente, o presidente do Clube, companheiro José Rocha, passou em revista os projetos que o clube tem vindo a promover, nomeadamente a continuação do apoio aos profissionais e às instituições ligadas à saúde, as sete bolsas de estudo patrocinadas este ano, a prossecução da atividade da Universidade Sénior com aulas por teleconferência, a oferta de presentes de Natal aos jovens do centro de acolhimento e a setenta e duas crianças englobadas nos cabazes de Natal da Câmara, o apoio a uma família de refugiados Sudaneses e a reconstrução de instalações sanitárias a um casal vítima de AVC. Ainda não concluídos, mas já em pleno desenvolvimento, referiu a entrega de uma cadeira de rodas elétrica a uma utente do Lar da Misericórdia e a construção de uma casa a uma senhora inválida e carenciada. De realçar que também a Universidade Sénior do Clube cedeu oito computadores portáteis às crianças e jovens do Centro de Acolhimento, para que possam acompanhar as aulas síncronas. Há ainda projetos “suspensos” pela persistência da pandemia, nomeadamente a Sopa Solidária, uma visita de crianças do C.A.T ao Zoo de Lourosa e o III salão internacional de artes plásticas
No final, e também no cumprimento de uma tradição, o presidente anunciou a entrega, por parte do companheiro Jorge Miguel, de uma tela com o retrato do Governador, a ser entregue pessoalmente quando as condições o permitirem.
Intervenção do governador de distrito.
No uso da palavra, o Governador começou por saudar os presentes, clubes, convidados e jovens do Rotaract, agradecendo o momento de partilha e a oferta do quadro pelo companheiro Jorge Miguel, retrato “que me favorece muito, mas, sobretudo, me sensibiliza pelo seu valor simbólico”. Seguidamente, lembrou que, em 2023, o clube vai fazer 60 anos, idade bonita, feita de muito esforço e de muitas conquistas.
Referindo-se à pandemia, realçou que “apesar de tudo, temos conseguido dar a volta, abrir oportunidades e reforçar a nossa estrutura de valores. É necessário perceber porque é que 116 anos depois da sua fundação, o Rotary continua a ser tão relevante na vida das comunidades. Somos um movimento discreto, mas com uma atuação pública muito relevante, porque lutamos por causas, desde logo definidas pelo nosso lema “dar de si antes de pensar em si”. Alguns dizem que tive azar em ser governador neste ano tão difícil, mas considero que tive sorte em poder servir nestas circunstâncias. Não podemos fazer os nossos convívios, é certo, mas as reuniões não são causas, são formas, a forma mudou mas os valores mantêm-se. Mais cedo ou mais tarde, vamos poder voltar a alguma normalidade, mas não é altura de o fazer. Neste momento temos que nos concentrar no apoio às comunidades, e nós conseguimos fazê-lo, basta ver a facilidade e a rapidez com que conseguimos entrar em ação no início da pandemia, dando um apoio inestimável aos profissionais a às instituições de saúde e de solidariedade social.”
“No nosso distrito, somos 2000 rotários, 89 clubes, que têm dado e vão continuar a dar uma resposta muito positiva, há muitas necessidades e muita fome. O facto de estarem aqui tantos clubes é um sinal de que vamos conseguir dar a volta por cima. O Rotary Club de S. João da Madeira continua a ser um clube de referência, com uma obra reconhecida. Deixo um desafio: que nos próximos anos continuem nesta senda, para que a comemoração dos 60 anos do clube seja um momento ainda mais importante.”
A terminar a sua intervenção, o companheiro Sérgio Almeida deu particular realce à iniciativa “Ensino para todos”, que visa atribuir computadores pessoais a jovens e crianças que deles necessitam, apelou a todos os rotários para que, nas suas famílias e nas empresas, procurem aproveitar o que existe, dando-lhe um fim útil.
“A nossa fórmula continua bem viva, dar de si, antes de pensar em si, procurar sinais de esperança, dar sinais de afeto, encontrar soluções, porque, hoje, mais do que nunca, a sociedade precisa de Rotary.”
27/02/2021
Comissão de Imagem Pública do Rotary Club de S. João da Madeira
A COMPANHEIRA INÊS REIS SERÁ A NOSSA PRESIDENTE EM 2022/23.
Na sua reunião de hoje, o Rotary Club de S. João da Madeira procedeu à eleição do seu presidente para o ano rotário de 2022/23, tendo sido indicada a companheira Inês Reis. Numa reunião muito participada, o clube deu mais um sinal da sua vitalidade e da grande convergência de vontades que esteve na origem desta eleição. A companheira Inês, acompanhada de seu marido, companheiro Ricardo Laranjeira e dos seus dois "rebentos", o Pedro e a Clara, agradeceu, emocionada, a confiança que o clube nela depositou. E o clube tem razões para esta escolha: a companheira Inês tem largas provas dadas no movimento rotário: primeiro no Rotaract, em João da Madeira e nas estruturas distritais e, ultimamente, no Rotary Club de S. João da Madeira. O nosso clube ficará bem entregue nas suas mãos! Parabéns, Inês!
Nesta época diferente de Natal, vamos contribuir para que outros fiquem Felizes.
O Rotary Club de S. João da Madeira, na linha dos seus ideais solidários de serviço à comunidade, continua empenhado em ajudar aqueles que necessitam do seu apoio. A época natalícia, com toda a sua magia, é, também, aquela em que se tornam mais evidentes as carências de alguns setores da população. Nesse sentido, os rotários sanjoanenses, à semelhança do que tem acontecido em anos anteriores, organizaram-se para oferecer prendas de Natal a todas as crianças e jovens alojados do Centro de Acolhimento Temporário da Santa Casa da Misericórdia.
Para além disso, e dadas as particulares dificuldades do período que atravessamos, o Rotary Club decidiu colaborar na angariação de prendas para crianças, a incluir nos cabazes de Natal organizados pela Rede Social de S. João da Madeira, o que abrangerá cerca de sete dezenas de crianças.
O clube promoveu, ainda, uma recolha de roupas, calçado e brinquedos, com que foi possível dar a uma família de refugiados condições de vida mais confortáveis e propiciadoras da sua integração na comunidade.
No seu conjunto, mais de cem crianças e jovens receberão, este ano, prendas angariadas pelo nosso clube, fruto de várias parcerias com empresas sanjoanenses, cujo gesto enaltecemos.
Além desta ação, propiciada pela quadra festiva que vivemos, o Rotary Club encontra-se empenhado em mais três outros projetos, envolvendo a melhoria de condições de habitabilidade e mobilidade de cidadãos portadores de deficiência.
Mesmo reunindo por teleconferência, e após uma vigorosa campanha de apoio aos profissionais de saúde no início da pandemia, o Rotary Club de S. João da Madeira continua a fazer jus ao lema do ano rotário que vivemos - “O ROTARY ABRE OPORTUNIDADES” –mantendo-se fiel a uma ideia que há muito norteia a sua ação: “Continuaremos a apoiar quem mais precisa.”
Votos de Bom Natal para todos os Sanjoanenses e o esperançoso desejo de um Bom Ano de 2021.
Algumas das mais de 75 prendas entregues à Rede Social de S. João da Madeira, destinadas a crianças e jovens carenciados.
Entrega das prendas do Rotary Club de S. João da Madeira destinadas às crianças e jovens do Centro de Acolhimento Temporário da Santa Casa da Misericórdia.
O Rotary Club de S. João da Madeira, na linha dos seus ideais solidários de serviço à comunidade, continua empenhado em ajudar aqueles que necessitam do seu apoio. A época natalícia, com toda a sua magia, é, também, aquela em que se tornam mais evidentes as carências de alguns setores da população. Nesse sentido, os rotários sanjoanenses, à semelhança do que tem acontecido em anos anteriores, organizaram-se para oferecer prendas de Natal a todas as crianças e jovens alojados do Centro de Acolhimento Temporário da Santa Casa da Misericórdia.
(Clique para ler todo o texto)
Para além disso, e dadas as particulares dificuldades do período que atravessamos, o Rotary Club decidiu colaborar na angariação de prendas para crianças, a incluir nos cabazes de Natal organizados pela Rede Social de S. João da Madeira, o que abrangerá cerca de sete dezenas de crianças.
O clube promoveu, ainda, uma recolha de roupas, calçado e brinquedos, com que foi possível dar a uma família de refugiados condições de vida mais confortáveis e propiciadoras da sua integração na comunidade.
No seu com junto, mais de cem crianças e jovens receberão, este ano, prendas angariadas pelo nosso clube e fruto de várias parcerias com empresas sanjoanenses, cujo gesto enaltecemos.
Além desta ação, propiciada pela quadra festiva que vivemos, o Rotary Club encontra-se empenhado em mais três outros projetos, envolvendo a melhoria de condições de habitabilidade e mobilidade de cidadãos portadores de deficiência.
Mesmo reunindo por teleconferência, e após uma vigorosa campanha de apoio aos profissionais de saúde no início da pandemia, o Rotary Club de S. João da Madeira continua a fazer jus ao lema do ano rotário que vivemos - “O ROTARY ABRE OPORTUNIDADES” –mantendo-se fiel a uma ideia que há muito norteia a sua ação: “Continuaremos a apoiar quem mais precisa.”
Votos de Bom Natal para todos os Sanjoanenses e o esperançoso desejo de um Bom Ano de 2021.
Nesta época diferente de Natal, vamos contribuir para que outros fiquem Felizes.
1- Apoio a um casal de idosos com AVC: estão a ser levadas a cabo várias diligências, no sentido de dotar a habitação deste casal com as condições mínimas de mobilidade, nomeadamente no que diz respeito ao acesso e à qualidade das instalações sanitárias.
2- Construção de habitação para pessoa com elevado grau de invalidez. Estão a ser desenvolvidos estudos preliminares, no sentido da verificação da exequibilidade do projeto.
3- Projeto "bairrossaudaveis". O Clube, através da Universidade Sénior e do projeto sopa solidária, decidiu juntar-se à parceria com a ADS e a Junta de Freguesia, tentando assim obter os fundos necessários para aquisição de um equipamento de cozinha para a Universidade Sénior, com valor próximo dos 300€.
4- Apoio à reparação de uma cadeira de rodas para pessoa com mobilidade reduzida.
5- Colaboração na angariação de prendas para crianças nos cabazes de Natal da Rede Social de S. João da Madeira.
6- Prendas de Natal, para os meninos do Centro de Acolhimento Temporário, da Santa Casa da Misericórdia, de S. João da Madeira.
TRANSMISSÃO DE MANDATOS NO ROTARY CLUB DE S. JOÃO DA MADEIRA
Decorreu, no passado dia 4 de julho, a cerimónia da transmissão de mandatos da presidência do Rotary Club de S. João da Madeira, do presidente cessante, Ricardo Laranjeira para José Rocha, que passará a presidir aos destinos do clube, no ano rotário de 2020/21. O ato da transmissão de tarefas, que se repete anualmente no início de julho em todos os clubes rotários do mundo, é uma marca distintiva da rotatividade de cargos no movimento, representada na própria roda dentada do seu logótipo.
A cerimónia da transmissão de mandatos decorreu na sede do clube, com a presença física dos dois intervenientes diretos e ainda de Peter Gay, presidente do Rotaract, organização dos jovens rotários. Os restantes membros e amigos do clube acompanharam a cerimónia por teleconferência. Igualmente presente na teleconferência esteve o Presidente da Câmara de S. João da Madeira, Jorge Sequeira, que dirigiu breves palavras ao clube, salientando que “face à situação em que vivemos, torna-se mais importante a missão dos rotários”. Fez ainda um breve historial das relações entre a Câmara e o Clube, destacando a recente entrega das antigas instalações da ACAIS à Universidade Sénior. Terminou, agradecendo ao presidente cessante Ricardo Laranjeira o trabalho desenvolvido em prol da comunidade e desejou ao novo presidente José Rocha um ano rotário pleno de realizações.
Álvaro Gomes, em representação do Rotary Club de Ovar, louvou o trabalho desenvolvido durante a presidência de Ricardo Laranjeira e recordou a velha amizade com o novo presidente José Rocha, quando ambos desempenharam cargos rotários, um como Governador Assistente e outro como Presidente do Clube. “Continuarei disponível para o que for necessário. Um abraço ao José Rocha”.
O balanço e os projetos.
Após palavras de elogio e incentivo de outros membros do clube, Ricardo Laranjeira fez um breve balanço do seu mandato. “Se não fossem os membros do clube, nada seria feito. As infelicidades trouxeram mais união e dinâmica, entregámos cerca de 20.000 unidades de material hospitalar, em S. João da Madeira e na zona norte. Tivemos ainda a felicidade de assinar o protocolo da Universidade Sénior, foi o culminar de um ano que podia de ter sido melhor, sobretudo pelas circunstâncias que o rodearam. Vou entregar o colar de presidente ao companheiro José Rocha e é com muito orgulho que o faço, porque temos um passado comum de boas recordações no clube. Felicidades ao novo presidente e a todo o clube”.
O último orador foi o novo presidente, José Rocha, um sanjoanense de sempre, profissional bancário, e que já exerceu as funções de presidente do Clube em 2003/04. José Rocha agradeceu as palavras dos oradores anteriores, particularmente do Ricardo Laranjeira que, juntamente com todos os companheiros do clube, tão bem souberam colocar em prática o lema rotário “dar de si, antes de pensar em si”. Para José Rocha, ser presidente do clube é “uma oportunidade de estar junto da comunidade e de quem precisa. O Rotary abre oportunidades é o lema deste ano e este lema não podia ser mais adequado. Os projetos são para continuar: Universidade Sénior, sopa solidária, bolsas de estudo, apoio ao Centro de Acolhimento, palestras, luta contra a Pólio, entre outros. Num ano que se afigura difícil para muitas famílias e caso se revele necessário, continuaremos com o projeto de apoio e combate à COVID-19 e a apoiar quem mais precisa”.Terminou, agradecendo a confiança depositada, bem como o envolvimento de todos, “pois juntos vamos Abrir Oportunidades”.
O Rotary Club de S. João da Madeira
Saudação às bandeiras
A mesa da sessão presencial na sede do clube.
Transmissão do colar de presidente, de Ricardo Laranjeira para José Rocha.
Alguns dos participantes da teleconferência. O Presidente da Câmara no uso da palavra
Para ver todas as fotos, clique AQUI