PÁGINA INICIAL



 
Ano rotário de 2018/19 - Seja a inspiração!
 
 



Rotaract Club de S. João da Madeira

              Entrega de mantimentos para animais abandonados


No passado dia 2 de fevereiro, uma delegação do Rotaract (jovens rotários) entregou, nas novas instalações da Ani-S. João, em Casaldelo, o resultado de uma campanha de recolha realizada em vários locais de S. João da Madeira: alguns quilos de alimentos e metros de agasalhos, que ajudarão, temporariamente, ao sustento e conforto dos nossos amigos de quatro patas ali alojados. O Flexi, um simpático patudo, agradeceu a oferta, em nome dos trinta amigos que ali estão alojados.

Entre os dias 7 de dezembro de 2018 e 31 de janeiro de 2019, o Rotaract Clube de São João da Madeira realizou uma campanha de recolha de mantimentos destinados aos animais abandonados, que se encontram sob proteção da Ani-São João. Esta iniciativa contou com a participação do Hospital Veterinário Das Travessas, da Policlínica Veterinária Antuã e Centro Veterinário de Macieira, do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, da Universidade Sénior do Rotary Club de S. João da Madeira, da Het Lda e da Sucesso Transparente Comunicações Lda, onde foram colocados recipientes de recolha de produtos.

O Rotaract Clube de São João da Madeira e a Ani-São João agradecem a essas entidades e a todos os amigos dos animais que fizeram as suas doações, contribuindo, assim, para a causa da proteção de seres vivos que não podem reivindicar os seus direitos da mesma forma que o fazem os humanos.

Obrigado a todos.

Rotaract Club de S. João da Madeira





Rotary Club de S. J. da Madeira – Visita Oficial do Governador.

“É nestes momentos que ficamos a compreender plenamente a importância da nossa missão.”

Como acontece uma vez por ano, o Governador do Distrito rotário efetua uma visita a todos os clubes da região por ele abrangida. No dia 28 de setembro, o Governador do Distrito 1970 (centro e norte de Portugal), companheiro Joaquim Branco, efetuou a habitual Visita Oficial ao Rotary Club de S. João da Madeira. 

Para ler toda a reportagem, clique AQUI

 
 
 
 

Mais fotos no Facebook do clube   Facebook RCSJM


Em memória do companheiro Hamilton Figueiredo
(Fundador do Rotary Club de S. João da Madeira)


Foi com muito pesar e tristeza que recebemos a notícia do falecimento  do companheiro Hamilton Fernando Costa de Oliveira Figueiredo, um dos homens que contribuiu para a fundação do nosso club, em 1953 e que, desde então, manteve a sua condição de membro do Rotary Club de São João da Madeira, de que foi presidente no ano rotário de 1968/69. O companheiro Hamilton Figueiredo tinha 92 anos e era uma figura de referência na comunidade sanjoanense, tanto pelo seu dinamismo empresarial, como pela dedicação a causas comunitárias.

À sua esposa, filhos e netos apresentamos as nossas sentidas condolências . 
 

Transmissão de mandatos 17/18-18-19 e realizações da Universidade Sénior

Muita atividade, no início de um ciclo que se antevê inspirado.

Durante o passado fim de semana, foram três os acontecimentos que marcaram a relação do Rotary Club de S. João da Madeira com a comunidade sanjoanense. O final de junho e início de julho corresponde, tradicionalmente, ao fim do ano rotário e ao início dos novos mandatos dos seus membros dirigentes, que se prolongam durante um ano. Simultaneamente, são também esses dias que correspondem ao final das atividades letivas da Universidade Sénior de Rotary. Esta coincidência fez do passado fim de semana um período pleno de realizações rotárias, de que, seguidamente, damos conta.

Para ler toda a notícia, clique AQUI

                 
Para ver mais fotos, clique AQUI



 
 

 

Barry Rassin

Presidente de Rotary International 

Joaquim Branco

Governador do Distrito 1970

Manuela Gay

Presidente do RC S. João da Madeira 



Ano rotário de 2017/18 - O Rotary faz a diferença.

Transmissão de mandatos


Atividades do mês de maio

Palestra
"Arte e Medicina"
Dr. Diamantino Matos
(II Parte - Idade contemporânea)
11 de maio de 2018

 

 



Mais Talento, Mais Futuro
1ª parte

Concerto Solidário, de apoio às bolsas de estudo concedidas pelo clube.
domingo, 18 de maio, 16h
Espaço Paz

Alunos e amigos dos professores NATASHA PIKOUL E RICHARD TOMES


     

13 de abril de 2018

Cinquenta e cinco anos de serviço, comemorados em família

O Rotary Club de S. João da Madeira comemorou, no passado dia 13 de abril, o seu 55º aniversário, com um jantar festivo num restaurante da cidade. A celebração contou com a presença de meia centena de convivas, entre membros do clube, seus familiares e amigos, clubes da região, entidades oficiais e jovens rotários, uma vez que também o Rotaract Club de S. João da Madeira comemorava o seu 14º aniversário.

Para ler todo o artigo, clique AQUI

 
 
Para ver todas as fotos, clique AQUI 


FESTIVAL DE TEATRO

19 de Abril, Casa da Criatividade, 21h30 - Grupo de teatro Anim'Arte da Universidade Sénior do Rotary Club de S. João da Madeira. 
Peça "Um beco sem saída". 
Está na hora de comprar bilhete!



EM MEMÓRIA DO COMPANHEIRO VARGAS CRUZ

Foi com imenso pesar que recebemos a triste notícia do falecimento do nosso companheiro Vargas Cruz, há longos anos membro do Rotary Club de S. João da Madeira, onde desempenhou, entre outras funções, a de Presidente do Club no ano rotário de 1984/85. À sua esposa e aos seus filhos apresentamos sentidas condolências. 






Jantar de Reconhecimento do Mérito Profissional
Professor Richard Tomes
26 de janeiro de 2018 - 20h - Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de S.J.M.

“A comunidade artística precisa de se unir.”

O professor Richard Tomes foi, este ano, o homenageado do Rotary Club de S. João da Madeira, na tradicional cerimónia do Reconhecimento ao Mérito Profissional, que é realizada por todos os clubes rotários do mundo. Assim, no passado dia 26 de janeiro, dezenas de amigos, colegas e alunos do homenageado reuniram-se no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de S. João da Madeira para se associarem a esta iniciativa rotária, que visa valorizar o mérito de profissionais do concelho que se destaquem na sua área de atividade.

Manuela Gay, Presidente em exercício do Rotary Club, na ausência do atual presidente, João Garrau, impedido de estar presente por razões profissionais, começou por saudar o homenageado e agradecer a presença de tantos amigos, na certeza de que iriam “desfrutar de uma muito agradável noite de companheirismo, convívio e excelentes momentos musicais.”   
Para ler toda a notícia, clique AQUI
 
 




Encontro com os bolseiros do Clube.
 


Decorreu, no passado dia 27 de dezembro, na sede do clube, a habitual reunião do clube com os seus bolseiros. Num encontro muito participado, os bolseiros e os membros do clube tiveram oportunidade de trocar impressões sobre vários assuntos, em particular sobre a forma como estão a decorrer os estudos dos nossos jovens universitários, futuros profissionais das diversas áreas por eles representadas. Fazemos votos para que este encontro se transforme em formas de contacto mútuo cada vez mais intensas entre o clube e os seus bolseiros.



Rotary Club de S. João da Madeira elegeu presidente para o ano rotário de 2019/20

Ricardo Laranjeira
(Presidente indicado 2019/20)


Na sua Assembleia de Clube de15 de dezembro, o Rotary Club de S. João da Madeira elegeu como Presidente indicado para o ano rotário de 2019/20, o companheiro Ricardo Laranjeira. Com uma vasta experiência no Rotaract C. S. João da Madeira e nas estruturas distritais da juventude, o companheiro Ricardo estará, sem dúvida, à altura das responsabilidades que o clube coloca sobre os seus ombros. E, para as assumir, sabe que contará com todo o apoio e toda a disponibilidade dos companheiros do seu clube.
Podes contar com todos nós. Parabéns Ricardo!

Visita Oficial do Governador, Companheiro Soares Carneiro ao RC S. João da Madeira

“A humanidade é a nossa missão!”

Como é da tradição rotária, uma vez por ano, o Governador do Distrito efetua uma visita a todos os clubes do Distrito Rotário. No dia 10 de novembro, o Governador do Distrito 1970 (centro e norte de Portugal), companheiro Alberto Soares Carneiro, efetuou a habitual Visita Oficial do Governador ao Rotary Club de S. João da Madeira. 

(Para ler todo o artigo, clique AQUI.)

Para ver todas as fotos, clique no link seguinte:

VOG-2017/18

 

 


“Refeição Frugal Pelo Combate à Pólio” - 27 de outubro

O nosso Clube aderiu ao evento mundial do Rotary International – “Refeição Frugal Pelo Combate à Pólio”

Sendo assim, a reunião de café de 27/10/2017 foi seguida por um jantar de convívio, no decorrer do qual todos os presentes contribuíram com 20€ para ajudar no combate à pólio.

O jantar foi “cozinhado” por todos nós, pois cada companheira/o levou uma “multa”, que foi depois partilhada entre todos. Foi um excelente momento de convívio e de partilha entre todos os membros do clube.


UNIVERSIDADE SÉNIOR - ATIVIDADES DO DIA 24 DE OUTUBRO

24 do corrente (terça-feira), a Universidade Sénior irá realizar as seguintes actividades:

14h00 - Recolha de roupa para ajudar as famílias afectadas pelos incêndios.

14h30 - Projecto "Dress a girl in the world": Reunião com costureira que ensinará os alunos da US a costurar vestidos que irão ser depois enviados para África e distribuídos pelas raparigas.

17h00 - Dia mundial combate à Pólio

Irá ser realizada uma atividade lúdica, "bingo", cujos valores serão revertidos para ajudar no combate à pólio.

Pede-se a todos os que queiram participar, que tragam a sua marmita, para partilhar, e também outros alimentos (chocolates, bolachas, etc.. coisas simples) para premiar os vencedores.



7 de outubro - Casa da Criatividade 
 "Melodias de sempre" - Homenagem ao Maestro Manuel Pereira Resende.

O Rotary Club de S. João da Madeira e a sua Universidade Sénior, em associação co o município sanjoanense, levaram a cabo, no passado dia 7 de outubro, na Casa da Criatividade, o espetáculo “Melodias de Sempre”, na comemoração dos 90 anos do Município e dos 90 anos de vida do Maestro Manuel Pereira Resende, que se haviam completado na véspera do espetáculo.
A justificação do evento e apresentação dos grupos convidados - Tuna e do Coro da Universidade Sénior do Rotary, Coro dos Pequenos Cantores de S. João da Madeira, Tuna dos Voluntários e Orquestra Criativa de Santa Maria da Feira – esteve a cargo de Susana Silva, diretora da Universidade Sénior, com a presença de todos os grupos em palco. Seguidamente, o maestro Filipe Oliveira, na qualidade de regente da Tuna da Universidade Sénior, leu uma breve biografia do homenageado: “personalidade empenhada, foi sempre com muito trabalho, dedicação e com reconhecida abnegação que promoveu e ajudou tantas pessoas e instituições, que junto dele encontraram apoio, numa atitude constante de participação cívica”.
Antes das duas composições que couberam a cada grupo, foram apresentados os historiais de cada grupo e explicados alguns aspetos das músicas que iriam ser interpretadas, todas elas arranjos ou da autoria do maestro. Depois, os grupos, cada um deles com as suas caraterísticas próprias, encantaram o público com o empenho e a perfeição das interpretações, merecendo, todos eles, calorosos aplausos do público e, bastas vezes, a sua espontânea participação com acompanhamentos de palmas.
Depois dessas atuações, o maestro Filipe Oliveira chamou ao palco os quatro grupos para a interpretação conjunta de duas músicas, naquilo que classificou como “uma experiência única, mas gratificante, preparada com apenas um ensaio que correu muito bem e que, esperamos, corra agora ainda melhor”. E de facto correu: instrumentos e vozes encheram a sala com a força das músicas interpretadas, particularmente tocante no Hino de S. João da Madeira, com que encerrou a parte musical do espetáculo.
No final, foram chamados ao palco os quatro maestros participantes, os diretores das respetivas associações e ainda a vereadora Dilma Nantes, em representação do Município. A todos eles o presidente do Rotary Club, João Garrau, e Susana Silva, pela Universidade Sénior, entregaram lembranças pela sua participação. Finalmente, subiu ao palco o homenageado da noite, o maestro Manuel Pereira Resende, a quem foi entregue um diploma de mérito do Rotary Club e um ramo de flores. Apesar de parco em palavras, liam-se nos olhos do Maestro Manuel Pereira Resende a emoção e a gratidão do merecido tributo que ali lhe fora prestado, sublinhado com uma plateia de pé que o aplaudia. 
 
 

------------------------------


 

 

 

Ian Riseley

Presidente de Rotary International 

Alberto Soares Carneiro

Governador do Distrito 1970

João Garrau

Presidente do RC S. João da Madeira 



Ano rotário de 2016/17 - Rotary ao serviço da humanidade.
Jantar festivo de transmissão de tarefas de Conceição Laranjeira para João Garrau






No passado dia 30 de junho, num encontro festivo que reuniu mais de meia centena de pessoas – rotários e convidados – oriundas de Norte a Sul do país, fez-se a transmissão da presidência de Conceição Oliveira, para João Garrau. que ficará à frente do destino do clube de S. João da Madeira até 30 de junho de 2018. Deu-se, assim, cumprimento a uma regra do movimento rotário, pois os mandatos renovam-se a cada ano com inicio a 1 de julho. Esta renovação é simbolizada pela roda dentada que constitui o logótipo do movimento.

Para ler todo o artigo, clique AQUI
Para ver o álbum de fotos, clique no link seguinte:


 
 




UMA JUSTIFICAÇÃO E UM APELO

    Esta é a página oficial do Rotary Club de S. João da Madeira. Este espaço virtual só se justifica se ele conseguir preencher alguns requisitos: em primeiro lugar, ser fiel aos ideais rotários; em segundo lugar, reflectir a vida e o pulsar do clube que representa. Para isso, ele tem que ser o fruto da colaboração do seu corpo social. É aí que entronca o apelo a todos os rotários sanjoanenses, e aos seus amigos, para que colaborem * nesta iniciativa. Poderão fazê-lo com textos de opinião, com informações sobre a História do RCSJM, com notícias, com fotografias, com críticas e sugestões, com tudo o que possa enriquecer este espaço e ajudá-lo a reflectir a realidade que representa.

                        Obrigado pela vossa colaboração.


                                                                                                                    A Comissão de Imagem Pública.


*Em “contactos” poderá encontrar a forma de nos enviar mensagens.









Comments