UM GRANDE BENEMÉRITO

Ocorre hoje mais um aniversário de Rádio Ecclesi1.pdf
P. Francisco Fernandes Correia 
(Provincial da Congregação do Espírito Santo no Brasil)

*  *  *

Em Angola os Espiritanos fundaram 88 missões. Em 1966, trabalhavam aí 202 padres e 50 Irmãos.A evangelização de Angola foi sem dúvida a grande obra missionária da Província Portuguesa nestes 150 anos de existência. Para aí partiram a maior parte dos missionários, aí se investiu mais pessoal e recursos, aí se formou mais clero local, se ergueram as maiores estruturas, e aí ficaram também mais mártires. A atividade missionária consistia na evangelização das populações, mas também num notável trabalho no campo educativo, sanitário e científico. São construídas as grandes estruturas religiosas, como igrejas, seminários e residências, que servirão também como base das futuras dioceses e paróquias à medida que vão sendo criadas. Mas também hospitais, escolas, internatos, oficinas. Outras obras emblemáticas para a Igreja em Angola são também iniciativa de espiritanos: o jornal “O Apostolado” fundado em 1935, a Rádio Ecclesia que iniciou as suas emissões em 1954, a Casa dos Rapazes de Luanda em 1942 e a Casa dos Rapazes de Nova Lisboa em 1955. 

O Provincial do Brasil afirmou:

"...o seu corpo, revestido com as vestes sacerdotais, que tão bem soube honrar durante a vida, foi sepultado no Mausoléu de família amiga, cerimónia a que presidiu o Arcebispo do Rio de Janeiro. 

... Deste modo vimos partir para a eternidade o nosso confrade querido, testemunho vivo de uma existência toda ao serviço de Deus em Angola e Brasil".

 

 

 

D. Alexandre do Nascimento

(Malange, 1 de Março de 1925)

(Cardeal de Luanda)

O retrato de corpo inteiro do P. José Maria é-nos dado a conhecer pelo Cardeal de Luanda, D. Alexandre do Nascimento:


 

"...Dívidas de gratidão são sagradas....Foi um rasto de luz entre nós...que transfigurou tempos e lugares...

...Professor no seminário de Luanda, director do jornal "O Apostolado", fundador, director e Administrador de Rádio Ecclesia, o P. José Maria é alguém com direito de ser hoje e amanhã lembrado com gratidão pela Igreja de Angola e pela sua terra natal. ...Estou a vê-lo, o meu caro P. José Maria, sempre de batina branca e com aquele seu sorriso, que parecia não ter mudado desde sua nascença, de bondoso que era.

 

 

 

Rádio Ecclesia 

“memories" 

1954/12/08 _ 1975/10/31

 

D. Moisés Alves de Pinho

(17 julho 1883 - 26 junho 1980)

D. Eduardo André Muaca

09 out 1924 - 26 jan 2002

(Arcebispo Emérito de Luanda)

 


"...Após 33 anos de preocupações, insonias e trabalhos em Angola e mais 7 no Brasil, o P. José M.Pereira falecia no Rio de Janeiro ignorado, esquecido e, porque não dizê-lo, abandonado.

Mas, graças ao triunfo do Imaculado Coração de Maria, tudo se prepara para que a "sua" Emissora entre novamente em ação. Será, então, o P.José Maria Pereira que ressuscitará e regressará do Brasil para a sua querida Angola".

D.Abílio Ribas

02/01/1931

(Bispo de S.Tomé e Príncipe)


"Era alta a consideração que o novo Governo de Angola tinha pelo P. José Maria. Porém, é certo que a Emissora Católica lhe seria confiscada, quer voltasse, quer não. 

Era sombra demasiadamente forte a impedir o totalitarismo estatal. O já abalado coração do incansável sacerdote não resistiria ao choque". 

ANGOLA......Terra dos meus sonhos ...