20 - anos
BELO MARQUES

O edifício majestoso do Seminário da Arquidiocese de Luanda abre as suas portas para a instalação da Emissora da Igreja Angolana. A mudança inicia-se em 1958.

Com a aprovação, o apoio moral e a grande simpatia de D. Moisés Alves de Pinho, Arcebispo de Luanda, vulto ímpar do Episcopado e figura ilustre da Igreja Portuguesa, que teve nele um de seus maiores e mais prestigiados missionários, inicia-se um novo ciclo.

Aí iniciei a aprendizagem que me levou à prática de uma vida profissional ligada à Rádio que não é possível esquecer.

Vi nascer aquela Estação Emissora pela mão de um Sacerdote que fez história na Comunicação Social Angolana, primeiro como director do jornal "O Apostolado" e depois como fundador e director da Rádio Ecclesia : o Padre José Maria Pereira, que marcou o destino da minha vida.

Foi na Rádio Ecclesia que conheci e convivi com uma equipa de profissionais da Rádio Angolana. E foi também na Emissora Católica que conheci melhor o P. José Maria Pereira, embora no passado tivesse sido já meu professor no Liceu Salvador Correia de Sá, nas disciplinas de Português e Moral.

Rodeado de gente jovem, o P. José Maria fazia dos recreios do liceu sala de reuniões e distribuia tarefas a todos para angariar fundos destinados à futura estação emissora da Igreja.

Corria o ano de 1954, tinha chegado a hora de ir para o ar a primeira emissão.

A partir da rua de S. Paulo, mesmo à entrada, na esquina do quarteirão, e num primeiro andar de um edifício, que manteria uma oficina de reparação de veículos motorizados, nascia a Rádio Ecclesia - Emissora Católica de Angola . 8 de dezembro de 1954, Ano Mariano e dia da Imaculada Conceição. Foi a primeira etapa.

Passados que foram alguns anos - poucos, apenas dois, - "a família" da Emissora crescia e tornava-se necessário encontrar novas instalações, novos equipamentos por forma a levar mais longe a voz de Rádio Ecclesia.

Pode mesmo dizer-se que a Emissora Católica de Angola foi também o resultado da aposta que o P. José Maria fez nos jovens levando-o a admitir a primeira mulher na Rádio em toda a Angola e a confiar a direção geral da mesma a um outro jovem de 18 anos, que foi o signatário.

A Estação Emissora instala-se então, a meio da Avenida Marginal, com vista direta para a bela baía de Luanda.

Montou-se o novo equipamento, vindo diretamente dos Estados Unidos, dando origem a uma subida em flecha nas audiências, não só pela qualidade do som, mas sobretudo pela qualidade dos seus programas, que batiam as restantes 18 estações emissoras instaladas em Angola.

Remonta a essa data a conquista do primeiro lugar no concurso inter - emissoras portuguesas para realizações temáticas.

O timoneiro da nau, não quis, porém, ficar por aqui. Estávamos apenas na segunda das quatro etapas da vida da ECA. A mensagem evangélica teria que chegar através da Rádio Ecclesia a todo o território angolano, 14 vezes maior que Portugal continental.

Entra-se, entretanto, na terceira etapa. A Emissora Católica transfere-se para a Estrada de Catete.

Em 1961 estala-se a guerra. Militares portugueses são acantonados também no Seminário Arquidiocesano de Luanda. Radialistas e soldados convivem dia e noite.

E, o Pe. José Maria não dorme. Homem dinâmico e inteligente, acolhia com humildade as melhores sugestões. Nunca decidia só por si.

A Rádio Ecclesia afirma-se cada vez mais no espaço angolano. A sua programação é de grande qualidade, e os seus colaboradores são dos melhores intelectuais e mesmo especialistas no sector.

A programação sofre uma quase total remodelação e não voltaria jamais a ser o que era. A situação de confronto que vivida em Angola impunha fazer nascer nova grelha de programas e de "momentos" de meditação.

A informação aperfeiçoava-se ainda mais, passando os noticiários a ser considerados os melhores de todas as demais estações de rádio.

Até 1964 tudo ocorreu como se desejava, com os soldados a nosso lado. E foi, então, a altura de se iniciar a quarta etapa. Agora em instalações próprias, em terreno disponibilizado pela Congregação do Espírito Santo, à Calçada de Santo António, ao lado da Procuradoria das Missões daquela Congregação.

No dia da inauguração ninguém faltou à cerimónia. Nem nobres nem plebeus; nem grandes nem pequenos; nem ricos nem pobres; nem negros, nem mestiços, nem brancos. Todos compareceram para apoiarem a "sua" emissora. A partir desta data, o Pe. José Maria volta-se também para a formação profissional dos seus quadros, tornando-se a elite da radiodifusão angolana.

Todavia, numa terra em crise e em guerra as dificuldades são muitas. Os fundos não abundam e os tostões começam a ser contabilizados e bem investidos. Apesar de manter o maior índice de audiência no território, Rádio Ecclesia começa a lutar com a falta de publicidade, sua única fonte de receita.

Alguns dos funcionários prescindem até da totalidade dos seus vencimentos, mas o clima de guerra que se vive afasta os investidores. Apesar das ameaças da Guerra Civil foi ainda a Emissora Católica de Angola a dar em primeiríssima mão os acontecimentos em Lisboa, quer no dia 25 de Abril de 1974, quer depois.

Apercebendo-se das grandes dificuldades que esperavam a Rádio Ecclesia, o seu timoneiro P. José Maria, viaja para os Estados Unidos, Canadá e Brasil, à procura de fundos junto dos emigrantes portugueses. Só que as coisas complicaram-se em Angola, e o director da Estação de Rádio da Igreja foi alertado para todos os perigos que correria se tentasse retornar a Luanda.

Com efeito, a 31 de Outubro de 1975, encerrava-se a possibilidade de continuar a fazer rádio com isenção, deixando de ter a sua independência a Emissora Católica de Angola que tanto amávamos, passando a ser controlada pelo governo do MPLA.

Almada, 1994

Os noticiários primam pelas actualidades, a selecção musical obedece a critérios apurados, voltados para os gestos e preferências dos ouvintes; a informação religiosa atinge o seu período áureo. Muitos seminaristas de então e sacerdotes, hoje bispos, serviram da melhor forma a Estação Emissora da Igreja de Angola. Mas foi à enorme legião de leigos que pertenceu o maior apoio financeiro, técnico e humano.

Com efeito, na Rádio Ecclesia, fizeram escola homens e mulheres que deixaram os seus nomes ligados para sempre à radiodifusão angolana.

Não mais só onda Curta e Média. Avança-se com as transmissões em F.M., tornando-se a Emissora Católica a primeira estação angolana a fazê-lo.

A.H.Belo Marques

Último Chefe dos Serviços de Produção da Estação

* * *

 

HOMENAGEM

ANTÓNIO HERNÂNI BELO MARQUES

Com o coração muito magoado mas, "confortado" com o calor das VOSSAS palavras (em mensagens postadas, particulares ou não, em telefonemas e presenças) agradeço com muito, muito CARINHO - (desculpem não responder  em particular), com este vídeo carregado a 20/06/2007 _ Ao som de CHOPIN, vídeo com poesia de Vinicius de Moraes em "belas" paisagens, dedicado com muito carinho e admiração a meu marido _ António Belo Marques.