1 - Descrição e interpretação da atividade cognoscitiva

Textos de Apoio

1 - O que é o conhecimento.

O conhecimento é um estado muitíssimo valorizado no qual uma pessoa está em contacto cognitivo com a realidade. Trata-se, portanto, de uma relação. (...)

2- Conhecimento por contacto e conhecimento por descrição.

A distinção entre conhecimento por contacto e conhecimento por descrição foi introduzida por Bertrand Russell em ligação com a sua célebre teoria das descrições (....)

Encyclopaedia Britannica, 2004 - Tradução de Álvaro Nunes

3 - As crenças e as suas qualidades.

Qualquer pessoa tem muitas crenças. Acreditas que o mundo é redondo, que tens um nariz e um coração, que 2 + 2 = 4, que há muita gente no mundo, algumas como nós outras não. Quase toda a gente está de acordo com estas crenças. Mas também há discordâncias. Algumas pessoas acreditam que há um Deus, e algumas não. (...)

4 - É a crença verdadeira justificada conhecimento?

Nos últimos anos fizeram-se várias tentativas para estabelecer as condições necessárias e suficientes para que alguém conheça uma dada proposição. (...)

5 - Platão: A definição de conhecimento no Teeteto

O Teeteto começa ao estilo de um diálogo do primeiro período. A questão proposta é "O que é o conhecimento?", e Sócrates oferece-se para fazer de parteira de modo a permitir que o jovem e brilhante matemático Teeteto dê à luz a resposta. (...)

6 - Platão: o conhecimento como percepção. Crítica ao relativismo de Protágoras

Paisagem Alentejana

A primeira parte do Teeteto: refutação da definição do conhecimento como percepção (...)