II - a ação humana e os valores

Corpo de Heitor volta a Tróia - pormenor de sarcófago romano

Homero, na Ilíada, conta a história de Heitor, o melhor guerreiro de Tróia, que espera a pé firme, fora das muralhas da sua cidade, o enfurecido Aquiles, embora sabendo que Aquiles é mais forte do que ele e que provavelmente vai matá-lo. Fá-lo para cumprir o seu dever, que consiste em defender a família e os concidadãos do terrível assaltante

Heitor é um herói, um homem valente como deve ser. Alguém duvida?

Termiteira - formiga branca, África

As formigas‑brancas constroem formigueiros com vários metros de altura e duros como pedra...o formigueiro serve‑lhes de carapaça coletiva contra certas formigas inimigas... por vezes um dos formigueiros é derrubado... A seguir as térmitas operárias começam a trabalhar para reconstruir a fortaleza...entretanto já as grandes formigas inimigas se lançam ao assalto. As térmitas soldado saem em defesa da sua tribo e tentam deter as inimigas enquanto ferozes mandíbulas as vão despedaçando. As operárias trabalham para fechar de novo a termiteira deixando de fora as pobres e heróicas térmitas soldado, que sacrificam as suas vidas pela segurança das restantes formigas.

Não será justo dizer que são valentes?

• Mas será Heitor heróico e valente da mesma maneira que as térmitas soldado, cuja gesta nenhum Homero se deu ao trabalho de contar?

• Não faz Heitor, afinal de contas, a mesma coisa que qualquer uma das térmitas anónimas?

• Porque nos parece o seu valor mais autêntico e mais difícil do que o dos insetos?

Qual é a diferença entre os dois casos?