Torneio de Retórica

Torneio de retórica

Os objetivos principais:

Consciencializar para o respeitar da diferença, ao ser capaz de um pensamento e ações inclusivos, capaz de acolher a diferença individual e cultural num mundo globalizado, a partir da compreensão das razões axiológicas e epistémicas pelas quais as pessoas pensam e agem de formas diferentes.

Compreender, formular e refletir sobre os problemas sociais, éticos, políticos que se colocam nas sociedades contemporâneas, e seu impacto nas gerações futuras, discutindo criticamente as posições que se apresentam para a resolução desses problemas e assumindo, gradualmente, posições autónomas epistemicamente fundamentadas e capazes de sustentar uma cidadania ativa.


Debates

Este evento está a ser dinamizado pela Secção de Filosofia, com a colaboração de todos os professores das turmas participantes, em articulação com a Câmara Municipal de Guimarães e a ASMAV (Associação de Socorros Mútuos Artística Vimaranense), e integra todas as turmas do 11º Ano de escolaridade, de todas as Escolas Secundárias do Concelho. Em cada escola realizam-se debates entre as turmas até se encontrar a turma que representará a sua escola numa final que se realizará no início do próximo ano letivo.



Debates

Integrada num projeto a nível concelhio, com diferentes fases, com eliminatórias sucessivas. os alunos tomam posição sobre determinado problema. No final um Júri delibera indicando o grupo que passa a uma segunda fase.

Em cada debate as equipas defendem posições opostas (sim/não) sobre um tema previamente sorteado. A posição de cada equipa também é sorteada. O debate terá duração de sensivelmente 40 minutos, sendo dividido em duas partes de sensivelmente 20 minutos, com 5/10 minutos de intervalo.


Debate

Um agradecimento do coração para todos os alunos participantes. Como dizia o poeta, estão a ser inteiros no que fazem e de certeza que viram o que parecia impossível e a vida a florir. Apesar deste pensar e respeitar a diferença implicar que outros possam responder a novas perguntas até à fase final, isso não quer dizer que quem não seguiu para a fase seguinte o não continue a fazer. Continue sempre a ser inteiro. O silencio é uma disciplina do coração; é lugar de luta, de procura e de espera. Aos poucos aderiram à possibilidade de dar espaço, de abrir a vossa vida ao outro, deixando que a revelação do outro vos habite. Estamos a fazer uma viagem, mas o que a explica ainda não é a viagem. A verdadeira viagem é aquela em que a pergunta não se resolve, antes se amplia. As respostas provisórias já não interessam. Estamos, viemos, caminhamos. Somos. Não é o saber ou a utilidade que define a vida. Assim, obrigado a todos os alunos que estão desde o início nesta viagem.


Debate

Um agradecimento do coração para todos os professores pela colaboração neste projeto. Sem a vossa colaboração não seria possível. Como sabem, depois de concluída as duas primeiras fases, entramos nas “meias-finais” que se realizarão na segunda semana de maio. As turmas participantes e problemas a debater já estão definidos. De certeza que com a colaboração de todos os professores das turmas envolvidas, os nossos alunos “vão dar o que, às vezes, eles e nós pensamos que não temos ….” Estamos a fazer uma viagem, perto da final que se realizará no dia 1 de junho no teatro Jordão em Guimarães. A ajuda e colaboração dos professores das turmas tem sido fundamental para que os nossos alunos cresçam respeitando a diferença, tenham um pensamento e ações inclusivos, acolham a diferença individual e cultural num mundo globalizado, a partir da compreensão das razões pelas quais as pessoas pensam e agem de formas diferentes, para que os nossos alunos cresçam, discutindo criticamente as posições que se apresentam para a resolução dos problemas que lhe são colocados e assumam, gradualmente, posições autónomas fundamentadas e capazes de sustentar uma cidadania ativa.


Meias-Finais

As meias-finais realizaram-se no dia 11 de manhã no Auditório da nossa escola com a presença das turmas 11ºLH1, 11º LH2, 11º CT2 e 11º CTAV. Passaram à fase final as turmas, 11º LH2 e 11º CT2






FINAL DO TORNEIO DE RETÓRICA

Realizada no dia 1 de junho, no teatro Jordão, com a presença de todas as turmas do 11ºAno do ensino Regular. As Turmas do ensino profissional não estiveram presentes, por estarem em contexto de Trabalho

Os vencedores

Os vencedores

No dia 1 de Junho, no teatro Jordão, em Guimarães com um lindo cenário construído pelos alunos da ESCT da turma 12ºAV1, sob a orientação do Professor Lourenço Nuno, com a presença dos alunos das turmas do 11º Ano do ensino regular e muitos professores, realizou-se a final do Torneio de Retórica entre os alunos Edna Maria Silva Leitão, Francisca Reis Ferreira, e Gonçalo José Vieira de Castro, da turma do 11ºCT2, e Ricardo António Pereira Ribeiro, Francisca Fernandes de Sousa, e Sandra Oliveira, da turma 11ºLH2. O debate, moderado pelo professor Luís Costa, e a brilhante participação, competitiva e resolutiva dos nossos alunos sobre o tema em debate – Sim ou não aos quadros de mérito escolar – empolgaram a plateia com os nossos alunos atentos e admirados com a prestação dos seus colegas. Terminado o debate, o júri reuniu e, tendo em conta os critérios de avaliação do debate, deliberou que o grupo que passaria à fase seguinte do projeto, debate com as turmas finalistas das outras escolas secundárias de Guimarães, seria da turma 11ºCT2.