Parlamento dos Jovens

Parlamento dos Jovens 2012/2013

As finalidades do programa de Filosofia são quase na sua íntegra os objectivos da Educação para a Cidadania. A Filosofia como actividade intelectual fundamental para pensar a vida, e não como um mero exercício formal, incentivando o jovem a dizer a sua palavra, ouvir a do outro e dialogar com ela, aspectos fundamentais para a vivência e aprofundamento da vida democrática. Se a Filosofia deve contribuir para que os jovens possam compreender o mundo em que vivem, integrar-se nele e participar criticamente na sua construção e transformação, então ela tem um papel fundamental na sua formação, pois essa é a finalidade da Educação para a Cidadania. Deste modo, todo trabalho desenvolvido neste projecto, pelo facto dos objectivos serem comuns, é realizado em articulação com a planificação das actividades da disciplina de Filosofia. Reestruturando a planificação do 11º Ano de Filosofia, com este projecto, as competências adquiridas na unidade III – Racionalidade argumentativa e Filosofia são postas em prática na produção de textos, na apresentação de argumentos, no debater de problemas colocados pela sociedade. O tema deste ano é: Os jovens e o emprego: que futuro?

Páginas de interesse para o debate do tema

A Sessão Escolar do Parlamento dos Jovens realiza-se no dia 22 de Janeiro, pelas 14 horas, no Auditório da Escola Secundária de Caldas das Taipas

Apresentação dos Deputados da Sessão Escolar do Parlamento dos Jovens

Viviane Mendes Leite, Ana Margarida Marques Freitas,

José Miguel de Abreu Neves, Manuela Duarte da Silva

Projeto de Recomendação da Escola Secundária das Caldas das Taipas

Próximos eventos

6 de Fevereiro pelas 14.00 horas – Eleição dos candidatos(as) para a mesa da Sessão Distrital

26 de Fevereiro - Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens

Local

"Esperamos que estas medidas, num mar de enumeras soluções, sejam aquelas que façam que um dia mais tarde olhemos para trás e vejamos que fizeram a diferença, salvaguardando assim o nosso futuro. Portanto ousem arriscar, persigam os vossos sonhos e acima de tudo lutem pela vossa vida e pela dos outros."

Direção Regional do Norte

Rua de Santa Margarida, 6 - 4710 – 306, Braga



Os deputados Sofia Manuela Machado Ribeiro, Érica Isabel Maciel Salgado, do 12ºLH2, e Sara Monteiro Ribeiro - 12ºLH1

No dia 23 de janeiro pelas 14:00 h, realizou-se no auditório da ESCT a Sessão Escolar do Parlamento dos Jovens – A Assembleia na Escola. Esta assembleia escolar, constituída por 30 deputados eleitos, entre as seis listas de dez alunos, na assembleia de voto que se realizou no dia anterior, que tinha como objetivos aprovar um projeto de recomendação sobre “Alterações Climáticas - Reverter o Aquecimento Global”, e eleger os deputados para Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens. Nesta sessão, os deputados, seguindo as regras do debate democrático da Assembleia da República, apresentaram e debateram as suas medidas e respetivos argumentários. A seguir ao debate, aprovaram as medidas a defender e elegeram os representantes na sessão distrital

Deputadas da ESCT na Sessão Distrital da Assembleia na Escola - Parlamento dos Jovens

Ao longo da sessão foram discutidas, alteradas e aprovadas as medidas a submeter à sessão nacional do Parlamento dos Jovens, e eleitos os deputados representantes do distrito. A ESCT foi muito bem representada pelos alunos Sofia Manuela Machado Ribeiro, Érica Isabel Maciel Salgado, do 12ºLH2, e Sara Monteiro Ribeiro - 12ºLH1, que mostraram o seu poder argumentativo e o seu espírito crítico, tendo passado à Sessão Nacional em representação das escolas do distrito de Braga. A presença no Parlamento dos Jovens é uma experiência única e inesquecível na medida em que conhecemos pessoas novas, e estreitamos laços de amizade. Para além disso, temos a oportunidade de nos aproximarmos da vida política, contribuindo para a resolução de problemas na sociedade. Na sessão distrital do Parlamento dos Jovens na Escola estiveram representadas 32 escolas do distrito de Braga. Eu, enquanto deputada suplente, e as minhas colegas Sofia Ribeiro e Sara Monteiro, enquanto deputadas efetivas, tivemos o privilégio de representar a nossa escola neste grande projeto que tem como objetivo desenvolver as nossas capacidades de argumentação e incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política.

A presença no Parlamento dos Jovens é uma experiência única e inesquecível na medida em que os alunos conhecem pessoas novas, e estreitam laços de amizade. Para além disso, têm a oportunidade de se aproximarem da vida política, e de contribuir para a resolução de problemas na sociedade.


Deputadas da ESCT na Sessão Nacional da Assembleia na Escola - Parlamento dos Jovens

Comprometid@s com o Ambiente

Sofia Ribeiro e Sara Monteiro

Em primeiro plano temos Sofia Ribeiro enquanto deputada efetiva, e porta voz dos deputados eleitos pelo círculo de Braga a representar a nossa escola neste grande projeto que tem como objetivo desenvolver as capacidades de argumentação e incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política.


Assembleia na escola -2020

Um futuro assegurado

Desde 1995 que o Parlamento dos Jovens desenvolvido pela Assembleia da República Portuguesa com o objetivo de promover e incentivar o trabalho democrático aos alunos do Ensino Básico e Secundário, tem evoluído no sentido ascendente com milhares de participações.

O ano transato não foi exceção. Em 2020 foram mais de 493 escolas que participaram na edição que celebrou os 25 anos deste projeto e, à semelhança de outras edições, a Escola Secundária de Caldas das Taipas foi impulsionadora da participação dos seus alunos.

Com vista ao esclarecimento dos alunos, o Deputado Luís Soares do Partido Socialista, realizou uma tertúlia no Auditório da Escola Secundária de Caldas das Taipas onde a comunidade escolar expôs as suas dúvidas sobre o projeto e sobre o tema escolhido para a edição de 2020.

Foram seis as listas que concorreram à Sessão Escolar do Parlamento dos Jovens na ESCT e que se apresentaram com medidas que visavam o combate e a prevenção da Violência Doméstica e no Namoro.

Com a Sessão Escolar, realizada a 29 de janeiro, os jovens abordaram esta problemática como uma realidade atual de onde saíram propostas que visavam o melhoramento de programas existentes e a aplicação de medidas preventivas desta forma de violência. A reformulação do Plano para Agressores de Violência Doméstica do Ministério da Justiça e da Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais e a implementação do Krava Maga como disciplina de autodefesa nas escolas, foram as medidas aprovadas e que viriam a ser defendidas pelos deputados apurados à Sessão Distrital. Diogo Caldas Maia, Ana Filipa Ribeiro e Diogo Miguel Silva foram os alunos que, após eleição integraram o grupo de trabalho que representaria a Escola Secundária de Caldas das Taipas na Sessão Distrital. De ressalvar o apuramento de Margarida Sousa Silva que, mais tarde, viria a conseguir a melhor classificação da escola para a Mesa da Assembleia da Sessão Distrital.

No mesmo ano, a edição 2019/2020 do Parlamento dos Jovens sofreu algumas alterações e viu-se adiada para o seguinte ano devido aos constrangimentos pandémicos sentidos.

Nesse sentido, a edição prolongou-se até março de 2021, altura em que o projeto deu continuidade às Sessões Distritais canceladas no ano anterior.

O distrito de Braga deu palco à sua Sessão Distrital no dia 9 de março de 2021 e, à semelhança do ano anterior a Escola Secundária de Caldas das Taipas foi uma das quatro escolas apuradas à Sessão Nacional, com especial destaque para a Deputada Ana Filipa Ribeiro que conseguiu a segunda melhor votação do distrito para a eleição do porta-voz na Sessão a realizar na Assembleia da República.

Na continuidade da situação pandémica, a organização do projeto decidiu, à semelhança da Sessão Distrital, tornar online a Sessão Nacional da Edição 2019/2021 mas, desta vez os jovens do Distrito de Braga tiveram a oportunidade de se deslocar ao Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) na cidade de Braga.

Nessa Sessão marcaram presença as escolas Escola Secundária de Caldas das Taipas, Agrupamento de Escolas de Infias, Escola Secundária D. Sancho I e Escola Secundária de Barcelinhos e todos os restantes distritos numa sessão transmitida emitida em direto no site da Assembleia da República.

Em conformidade com as restantes intervenções, o Distrito de Braga discutiu todos os dispositivos legais, morais, éticos e civis que poderiam obter resultados positivos no combate na Violência Doméstica e do Namoro.

De assinalar a excelente prestação de todos os envolvidos e da equipa de organização do Projeto Parlamento dos Jovens que agilizou todos os meios para a realização desta edição que foi claramente diferente das restantes e que possibilitou aos jovens uma intervenção que se veio a demonstrar enriquecedora e como afirmou o senhor Presidente da Assembleia da República, António Ferro Rodrigues e todos os intervenientes presentes, este projeto é um importante projeto para assegurar o futuro da nação.

A Assembleia na Escola – o parlamento dos jovens - 2021-2022

Sessão escolar do parlamento dos jovens

As finalidades e objetivos da disciplina de Filosofia justificam a metodologia adotada na dinamização do projeto “Assembleia na Escola”, pelo facto dos objetivos serem comuns. (A Filosofia enquanto escola de liberdade e exercício de cidadania e amizade). Assim, com este projeto, as competências argumentativas são postas em prática na produção de textos, na apresentação de argumentos, no debater de problemas colocados pela sociedade, exigidos nas atividades Desafios e Horizontes da Filosofia, Temas e Problemas do Mundo Contemporâneo - neste caso – Organização Social. Problema – Fake news: O impacto da desinformação na democracia.

A Assembleia na Escola foi integrada no projeto de Cidadania e Desenvolvimento de quatro turmas do 10ºano – 10CT1, 10CT2, 10CT3, 10CT4 - permitindo que os alunos mobilizassem conhecimento para compreender, formular e refletir sobre os problemas sociais, éticos, políticos e tecnocientíficos que se colocam nas sociedades contemporâneas, e seu impacto nas gerações futuras, discutindo criticamente as medidas apresentadas para a resolução desses problemas e assumindo, gradualmente, posições autónomas fundamentadas e capazes de sustentar uma cidadania ativa, respeitando a diferença, levando o aluno a ser capaz de um pensamento e ações inclusivos, capaz de acolher a diferença individual e cultural num mundo globalizado, a partir da compreensão das razões axiológicas e epistémicas pelas quais as pessoas pensam e agem de formas diferentes.


Sessão Escolar

Houve uma participação em qualidade que culminou com a apresentação de 5 listas candidatas e 11 Turmas participantes. Houve uma lista com alunos do 12ºano que tinham participado nos anos anteriores. Refiro que todos os alunos das turmas participaram ativamente. Nas 4 turmas do 10º, o processo que levou à constituição das listas foi semelhante ao da Sessão Escolar realizado no dia 18 de janeiro. Em cada turma criaram-se grupos que elaboram medidas e num debate interno final, igual ao da Sessão Escolar, e para se familiarizarem com as regras do debate democrático, escolheram os dez deputados da turma e as três medidas para a Sessão Escolar. O processo eleitoral para a Sessão Escolar também foi participado, houve dinâmica na campanha eleitoral, como se verificou nos resultados da votação. As atividades foram dadas a conhecer à comunidade escolar através da mesa digital. O debate da Sessão Escolar foi excelente. Nesta sessão destacaram-se os alunos mais experientes no debate democrático e conhecedores da dinâmica do projeto, dado que tinham participado nos dois anos anteriores. A dinâmica deste projeto tem consciencializado os nossos alunos para a importância da participação pelo diálogo e pelo respeito pelo outro na vida em comunidade.


COMISSÃO ELEITORAL


CONTAGEM DOS VOTOS


Organizar argumentos

SESSÃO ESCOLAR

Deputados em ação

SESSÃO ESCOLAR

Sessão Distrital

Decorreu no auditório do Centro de juventude de Braga, no dia 29 de março, a sessão distrital do parlamento dos Jovens onde foi aprovado o projeto de recomendação e eleitos os deputados para a sessão nacional. Estiveram presentes 29 escolas secundárias do distrito para debater “Fake news. O impacto da desinformação na democracia. A nossa escola esteve representada pelos alunos João Pedro Martinho, Diogo Maia do 12ºCT4, e Francisco Matos do 12º CT2. Os nossos alunos, eleitos na sessão escolar, apresentaram e defenderam as medidas aprovadas nessa sessão, como incluir um módulo obrigatório na disciplina de AOE/Cidadania que incentive a participação democrática e o combate à desinformação na comunidade estudantil; a criação e divulgação de plataformas digitais para reforçar a transparência dos meios de comunicação através da partilha de informação que combata as fake news, e combater a desinformação na comunidade sénior através da promoção de programas televisivos e radiofónicos. Nesta sessão, à semelhança dos anos anteriores, a nossa escola foi uma das quatro apuradas para representar o círculo de Braga na Sessão Nacional, assim como o aluno João Pedro Martinho foi eleito porta voz dos deputados na Sessão a realizar na Assembleia da República.

Na sessão nacional, que se realiza nos dias 30 e 31 de maio, os nossos deputados vão defender a implementação de um ícone de alerta em todos os sistemas informativos que permita aos visualizadores classificar a notícia como uma possível fake new, caso a veracidade da mesma levante dúvidas; a criação de um website que denuncie páginas que normalmente publicam informações falsas; a integração desta problemática nos temas obrigatórios de Cidadania e Desenvolvimento; a promoção de ações de sensibilização por entidades locais para alertar as pessoas para os perigos da desinformação.

Sessão Distrital

Deputado João Martinho

Com o Deputado Francisco Matos

Deputado Diogo Maia

SESSÃO NACIONAL

Participação dos alunos da ESCT na Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens


Manhã cedo do dia 30 de maio partiram para a Assembleia da República os alunos/deputados João Pedro Saraiva Martinho, Diogo Caldas, eleitos pelo círculo de Braga, Maia e a Jornalista Francisca Martins e Silva. Chegaram por volta das 13h30, hora a que todos os círculos se reuniram para um lanche antes do início dos trabalhos das 4 comissões com hora marcada para as 14h00 e onde se aprovariam as medidas a levar a plenário no dia seguinte. Os nossos alunos ficaram na 2ª comissão e com brilhantismo conseguiram que o projeto de recomendação do Círculo de Braga fosse eleito como projeto de base para aprovação das medidas da 2ª comissão a levar para o Plenário que se realizaria no dia seguinte. Trabalhos terminados, jantaram na Assembleia da República, e antes de se dirigirem para o hotel para descansar da longa jornada, assistiram a um excelente concerto musical na sala do Senado.

No dia seguinte, 31 de maio, depois da abertura dos trabalhos pelo Presidente da Assembleia da República, que deu uma aula de Filosofia e Cidadania, das intervenções dos deputados que foram respondendo às questões levantados pelos jovens deputados, iniciaram-se os trabalhos para apresentar, debater e votar o projeto de recomendação sobre Fake News – O Impacto da desinformação na democracia. Depois da aprovação do projeto de recomendação, assistimos a intervenções brilhantes por parte do porta-voz de cada um dos círculos eleitorais participantes que culminaram com a emocionante alegria de cantar o Hino Nacional. Regressaram alegres e felizes e já era dia 1 de junho quando chegaram a casa. Aprenderam e fizeram amigos, foi uma experiência que de certeza não vão esquecer.

Deputados Diogo Maia e João Martinho a debater as propostas na 2ª Comissão


Deputado João Martinho - Porta voz pelo Círculo de Braga