Parlamento Jovem Europeu


No dia 14 de Março, pelas 15:00 horas, realizou-se na no grande auditório do Palácio Vila Flor, a primeira fase da 10º edição Parlamento Jovem Europeu. O tema em debate, «Participação através da acção: quais as formas de envolvimento de e para a juventude?», foi apresentado e defendido pelos alunos das escolas do concelho de Guimarães. O Parlamento Jovem Europeu promove uma reflexão estruturada sobre temas inscritos na agenda política europeia e/ou assuntos relevantes no espectro nacional/local, fomentando os laços de amizade e confraternização entre os jovens participantes.

Nesta primeira fase do projeto participaram as escolas secundárias de Caldas das Taipas, Martins Sarmento, Santos Simões, Francisco de Holanda e a escola profissional Cisave.

Bruna Silva, Eduarda Silva, Sofia Barros, do 12ºLH2, e Hugo Freitas, do 12ºCT3

O trabalho da nossa escola, que apresentava as medidas “BeTheH”; “Seeking Smiles”; “Explore Urself”, foi defendido pelos alunos Bruna Silva, Eduarda Silva, Sofia Barros, do 12ºLH2, e Hugo Freitas, do 12ºCT3 que deram rosto a um trabalho que contou ainda com a participação dos professores Rosa Barros, Carla Abreu, Carlos Justo, e da aluna Catarina Silva, do 11ºAV1, como Presidente da Assembleia do Parlamento Jovem Europeu.

Os alunos participantes, num primeiro momento, apresentaram e debateram os seus projetos e, na parte final, elegeram o melhor trabalho.

Desde a apresentação inicial, original e criativa, até ao debate final, se constatou que os alunos da Escola Secundária de Caldas das Taipas, não só apresentaram um projeto inovador sobre o tema em debate, como revelaram uma excelente competência argumentativa.



O “Ambiente” foi o tema da sétima edição do Parlamento Jovem Europeu, cuja primeira fase decorreu no dia 08 de março, pelas 15 horas, No Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães.

Ana Rita Simões Ribeiro, do 12º C, Maria Luísa Gonçalves da Silva, do 11º G, Maria João Silva, do 11º F, Ana Catarina Ferreira do 10º D,

O trabalho da nossa escola foi defendido pelos alunos, Ana Rita Simões Ribeiro, do 12º C, Maria Luísa Gonçalves da Silva, do 11º G, Maria João Silva, do 11º F, Ana Catarina Ferreira do 10º D, e que deram rosto a um trabalho que contou ainda com a participação da professora Rosa Barros.

7ª Edição do Parlamento Jovem Europeu