Dinâmicas - Jogos e Brincadeiras

Bem vindos ao Projeto de Orientação Sexual da S.M.E. ! O coordenador do Projeto e a COPPE estão muito felizes com a sua presença!

Para facilitar o início do trabalho com O.S. nas suas U.E.s o coordenador do projeto elencou algumas atividades lúdicas de socialização, no sentido de estimular a participação de cada vez mais alunos no projeto. Este é o tema do seu primeiro G.T. (Grupo de Trabalho) acontecendo na nova sede da COPPE, nos dias 12 e 13 de abril de 2000.

1.Segura seu namorado (brincadeira “da viúva” ou “das cadeiras”) – é o grande “clássico”, a brincadeira preferida dos nossos alunos em anos anteriores. Existem participantes em pé atrás de cadeiras onde se sentam outros participantes, apenas uma das cadeiras está vazia. A pessoa atrás desta cadeira é “a viúva” e deve “seduzir” com uma piscada “o namorado” da outra pessoa, que deve empenhar-se em mantê-lo. Três tentativas infrutíferas “de sedução” e cabe um “castigo” (declamar um verso, beijar alguém, fazer uma declaração de amor, etc...).

2. “Pássaro” – cada três pessoas formam um conjunto de pássaro e ninho, há 3 possibilidades: pássaro voa, pássaro dorme ou pássaro louco ...

3. “Batata quente” – o Ricardo adorava esta brincadeira! Sentados todos em roda, jogando a “batata quente”, onde ela cair faz-se uma pergunta ...

4. “Quem sou eu? – Saem 3 pessoas da sala, aí a equipe lista na lousa 5 características de cada um, organizadas em 3 colunas, quando as pessoas voltam cada uma delas tem de descobrir qual das 3 colunas corresponde a ela.

5. “Beijo, abraço ou aperto de mão” – brincadeira tradicional brasileira.

6. “História em pedaços” – um aluno vai à lousa, escreve uma frase (por exemplo: “era uma vez”) aí, cada um dos presentes vai acrescentando uma frase ou palavra, até a história ficar coerente.(Boa dinâmica para reunião de pais)

7. “Telefone sem fio” – brincadeira tradicional brasileira.

8. “Cabra cega” – brincadeira tradicional brasileira

9. “Jogo do contrário” – distribua papéis onde cada um escreve o nome e dobra. Embaralhe e redistribua outra vez. Aí, cada um vê o nome que está no seu papelzinho e escreve alguma coisa que gostaria que esta pessoa fizesse. O final é inusitado.

10. “Dança da paz” (Rússia) – ideal para começar uma reunião. Dança circular com gestos, enquanto se canta : “Força da paz, cresça sempre, sempre e mais ... que reine a paz e acabem as fronteiras, MIR – MIRO – MIR”...

11. A laranja – uso de laranja para massagear o colega. Está associada ao tema do corpo.

12. “Robozinho” – brincadeira em pares. Um é o robô e o outro é o técnico. O robô pensa mentalmente algum lugar do corpo onde “liga” e outro lugar do corpo onde “desliga”. Por tentativa e erro o técnico saberá ligar e desligar o robô. Desmistifica o toque, diminue a agressividade e aproxima as pessoas.

13. “Detetive” – os participantes recebem papeizinhos onde foi escrito: detetive (um), assassino (um) ou vítima (todos os demais). O assassino deve piscar, discretamente, “matando” as vítimas. Ele deve ser discreto para não ser desmascarado pelo detetive.

14. “HIV” – variação da anterior: vírus (um), transam com camisinha (um), transam sem camisinha (os demais) o vírus só não pode “matar” com a piscada quem transa com a camisinha.

15. “Descontração” – escreva numa folha na 1ª coluna o nome de 5 meninas, na 2ª coluna 5 verbos que indiquem ações Durante as refeições, na 3ª coluna o nome de 5 meninos e na 4ª coluna liste 5 comodos da casa. Veja só o que aconteceu !

16. “Stop da orientação” – é como o jogo de “stop” (anos 80) mas com as seguintes colunas: parte do corpo, emoção, sensação, método anticoncepcional, modelo de homem, modelo de mulher, pontos.

17. “Dança das cadeiras” – brincadeira tradicional brasileira.

18. “A garrafa” – jogo da verdade em que a garrafa gira para mostrar quem pergunta e quem responde.

19. “O copo”- necessita de 2 parceiros, as letras do alfabeto, números de 0 a 9 e um copo.

20. “Esconder/mudar coisas” – alguém sai da sala e, quando volta, algo está ligeiramente diferente, mas, o que é mesmo? Treino de atenção.

Abrir a página principal