LINUX - "/" SEM ESPAÇO (USO 100%)

=> Linux - Espaço insuficiente no "/" (uso 100%)

Algumas vezes o Linux não inicializa o modo gráfico e fica apresentando uma mensagem do GNOME, no canto inferior direito da tela.

Geralmente este problema é causado pelo espaço insuficiente em disco. Existem vários motivos que podem gerar esta problema. Alguns podem ser apresentados abaixo:

1- Execução de Backup em mídia externa - Quando esta não for encontrada ele cria uma pasta com o nome do Backup e gera o mesmo internamente no /media/BKP ou em /mnt/BKP (o nome BKP muda, dependendo de como está configurado o arquivo de Backup);

2- A Lixeira do Samba pode ter estourado o espaço em disco - Por padrão, no Samba, os arquivos excluídos vão para o "/var/spool/samba/lixeira/NomeUser"

Identificando o problema:

O primeiro passo é identificar onde esta o problema. Pode-se usar o comando a seguir para ver o tamo usado em cada uma das pastas do disco:

# du * -hs

Após rodar o comando interprete o tamanho das pastas:

7,4M bin

17M boot

4,0K cdrom

236K dev

4,6M etc

524G home

0 initrd.img

151M lib

0 lib64

16K lost+found

4,0K media

109G mnt

4,0K opt

du: cannot access `proc/1072/task/1072/fd/4': No such file or directory

du: cannot access `proc/1072/task/1072/fdinfo/4': No such file or directory

du: cannot access `proc/1072/fd/4': No such file or directory

du: cannot access `proc/1072/fdinfo/4': No such file or directory

0 proc

112K root

6,8M sbin

4,0K selinux

4,0K srv

0 sys

4,0K tmp

421M usr

15G var ====>>>>> aqui pode estar o problema

0 vmlinuz

Caso seja esta a situação, basta acessar a pasta "/var/spool/samba/lixeira" e limpar o seu conteúdo. Porém deve-se ter certeza de que o que tem na lixeira pode ser excluído.

# cd /var/spool/samba/lixeira/ (entrar na pasta da lixeira)

.../var/spool/samba/lixeira# rm -rf * (estando nela...... tenha certeza de estar dentro da pasta certa, caso contrário excluirá todos os arquivo da pasta onde estiveres, sem volta)

Fonte do LOG: http://www.vivaolinux.com.br/topico/UbuntuBR/Particao-estourou-100

==============================================================================================================================

Outra coisa é verificar se no /media existe uma pasta com o mesmo nome do Backup, porém devemos nos certificar de que o disco de backup esteja desconectado. Se existir uma pasta com tamanho absurdo, basta excluí-la. (Muito cuidado na execução deste procedimento).

# cd /media

# rm -rf BKP (o BKP pode ser BACKUP ou mesmo outro nome, depende do script de backup)