Sundiata Keita foi o fundador do império Mali, no Sudão africano. Ele é um personagem de presença marcante nos contos orais daquela região. Durante a história percebemos algumas de suas características, por exemplo, percebe-se que ele é um herói autêntico, forte, atlético e com ações benévolas.
Conta-se que um dia, o rei de Mali chamado Naré recebeu em seu reino um caçador divino. Ele disse que encontraria uma mulher feia e que teriam um filho que seria um poderoso rei. Só que o rei já tinha uma mulher e um filho chamado Darakan. Mas quando lhe apresentaram uma mulher corcunda e feia ele logo se lembrou da promessa e se casou com ela. Depois de algum tempo nasceu Sundiata, que tinha problema ao andar desde o nascimento. Após a morte do rei, Darankan assumiu o trono, mesmo não seguindo as vontades de seu pai. Então, a mãe de Sundiata recorreu aos anciões, na esperança de que seu filho ainda pudesse ser rei. Mesmo assim eles disseram que um alejado não poderia ser rei. Depois do insulto, Sundiata solicitou uma barra de ferro, que usou para andar e se curou, o que para eles parecia um milagre. Vendo que o irmão já estava em condições de comandar, Darankan mandou seu irmão e a madrasta para um exílio.
Um tempo depois, o rei feiticeiro Soumoro invadiu o reino, provocando a fuga de Danrakan. O povo ficou desprotegido, e suplicou aos guardas que deixassem Sundiata sair do exílio. De volta ao reino ele derrotou o rei Soumoro na batalha de Kirina (ele com apenas 10% dos seus soldados e Soumoro com o dobro) , trazendo assim paz e tranqüilidade ao seu povo, que o coroou imperador de Mali.
Bianca de Oliveira - 706