Al Hajj Malik Al-Habazz, popularmente conhecido como Malcolm X, nasceu em 1925, em Omaha-Nebrasca e foi assassinado em 21 de fevereiro de 1965 (com 39 anos) em Nova Iorque, foi um dos maiores defensores dos direitos negros nos Estados Unidos.
Quando era criança, Malcolm era um bom aluno e sonhava em ser um advogado. Ao contar para seu professor, este disse que era negro e que chegaria ao máximo a ser carpinteiro. Com essa frase, Malcolm, que era estudioso, passou a ser um “garoto problema”.
Chegando na adolescência, Malcolm passou a cometer alguns crimes, chegando a ser preso. Na cadeia, Malcolm conheceu o Islã e ao sair de lá, fez uma viagem à Meca, para conhecer melhor a religião. Com essa viagem, Malcolm chegou à conclusão de que o racismo não era uma questão teológica, mas política, econômica e civil.
Movido por suas novas ideias, Malcolm fundou uma organização para negros, que não era um grupo religioso e nem sectário.
Outra ideia de Malcolm seria a violência como método de autodefesa. A violência proposta não era uma barbárie gratuita, mas sim um método de transformação. Além dessa, havia a ideia do socialismo, que tocava nos problemas sociais da sociedade capitalista americana.
Malcolm tornou-se realmente conhecido e uma forte personalidade americana, e viajava para pregar suas ideias.
Mayra - 706