Foi o líder da Revolta da Chibata, ocorrida em 22 de novembro de 1910. Era um homem corajoso, destemido, um homem quer queria lutar pelos seus direitos. Em uma viagem dos tripulantes da marinha que ocorreu em 1910, um deles foi punido com 250 chibatadas por desobedecer ordens, sendo que nas leis militares a chibata já havia sido abolida. Liderados por João Cândido, a população revoltou-se, matando o comandante; os oficiais fugiram. Os militares de outras embarcações também se revoltaram, e ameaçaram bombardear a cidade do Rio de Janeiro. Eles queriam acabar com a chibata e combater os maus-tratos. Além disso, os revoltosos exigiam aumento do salário, limitação da jornada de trabalho e anistia. O governo prometeu cumprir a primeira e a última reivindicação.
Em 25 de novembro eles se renderam e outra revolta da marinha ocorreu, no Rio. Acusado de começá-la, João é expulso da marinha e é preso. Perseguido até o fim de sua vida, morreu, quando passou mal em sua casa e foi levado ao hospital com câncer.
Diante do exposto, conclui-se que João Cândido foi um herói por acabar com as punições corporais na marinha. Deve ser lembrado por todos.
Nathanael Fonseca - 706
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_C%C3%A2ndido#Falecimento
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/joao-candido/joao-candido.php