Oxumarê, orixá africano da água, tem o poder de se transformar em arco-íris e de se transformar em uma cobra tão imensa que com o rabo consegue tocar o chão e com a cabeça o céu. Oxumarê é irmão gêmeo de Ewá e tem dois irmãos mais velhos (todos filhos e Nanã). Oxumarê é o filho mais frágil, porém mais inteligente.
Um dia, Oxumarê se viu em frente de Ologun (filho de Iemanjá ), que lhe perguntou onde achar pedras preciosas. Oxumarê, depois de muito pensar, lhe respondeu : "Se queres tanto estas pedras preciosas, estaria disposto a pagar seis mil búzios?". Após Ologun muito pensar, ele concordou. Oxumarê apontou para a casa de Ologun e falou que nas partes rasas poderia encontrar as pedras preciosas, que brilhariam com a luz do Sol. Ologun, de tão feliz, lhe deu o poder de virar cobra.
Com tal poder ele subiu ao céu e falou com seu pai: "Para chegar até o senhor tive de esticar-me muito, só para pedir-lhe ajuda e para me transformar naquele que dobra tudo o que tem". Olorum então deu poder a Oxumarê, que dobrou seus 6 mil búzios para 12 mil búzios. Dai para frente ele passou a ser consultado para todos os negócios dos Orixás, principalmente Xangô , que fez dele seu consultor .
Gabriel Pinto - 706